domingo, setembro 30, 2007

Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares


sexta-feira, setembro 28, 2007

Poiares Kart Cup II

É já no próximo fim-de-semana, dia 30 de Setembro que se irá realizar a 2ª prova referente ao Poiares Kart Cup. A primeira jornada, disputada no passado dia 1 de Setembro, consagrou o piloto Ruben Costa como o primeiro vencedor em pista, pertencente à Escola Nacional de Karting (Baltar), assim como os outros pilotos da categoria. Duarte Mano logrou obter o 2ª lugar, depois de uma boa recuperação. O último lugar do pódio foi completo por Pedro Almeida, que teve a sua estreia no pódio. Para a próxima prova estão previstas três categorias, sendo elas a Cadete, K125 e os 4T. De salientar o esforço e dedicação que a organização tem demonstrado na divulgação da própria modalidade e um empenho da própria autarquia local(um exemplo a seguir por outras) neste evento. Estão reunidas mais que condições para um dia de provas que se espera emotivo e de espectáculo para todos os presentes.
Até Vila Nova de Poiares…

quinta-feira, setembro 27, 2007

E agora . . .

Se isto tivesse acontecido na Moura Morta por certo que haveria alguém disposto a ajudar uma senhora em apuros.
Por isso já sabe se quiser ir desfrutar da natureza venha para a Moura Morta!

Ela ainda vai sujar os sapatinhos de pele de crocodilo.

Mourinho

Boa noite

quarta-feira, setembro 26, 2007

Andaimes para equilibristas

Andaimes para equilibristas


Ou então um andaime móvel.

Blog de São Paio do Mondego

Os emigrantes...

Agora que o mês de Agosto terminou, também os emigrantes que visitaram a sua e nossa terra, estão a começar a partir de volta aos países que os acolheram, lhes deram trabalho, dos quais não se conseguem separar, porque lá criaram as raízes que este país, à beira mar plantado, não lhes conseguiu criar. Vão em paz e levem desta terra um abraço de saudade, de todos nós que aqui ficamos a tentar fazer o melhor por esta terra que impávida e serena, continua à espera dos filhos que para cá queiram voltar.
Tudo faremos para a tornar melhor, para que nos vossos regressos, mesmo não sendo definitivos, aqui se sintam bem. Pena que não tenhamos uma outra forma de vida e de desenvolvimento que vos pudesse fazer regressar, ainda a tempo de verem como é bonita a terra onde nascemos ou à qual pertencemos. Não se esqueçam de que agora temos na NET este BLOG que vocês podem visitar e com isso saber noticias desta terra que é vossa mãe. Lembrem-se de espalhar isto a todos os amigos e façam o favor de mesmo longe continuarem a ser felizes.
in "http://saopaiodemondego.blogspot.com"

Hoje os blogs são um meio de comunicação muito eficaz, enquanto outrora se liam as noticias da suas terras com semanas de atraso, era assim com a Comarca de Arganil, Jornal de Poiares e outros Jornais regionais. Assim o que antes estava longe hoje pode estar mais perto, apenas à distância de um clique.

terça-feira, setembro 25, 2007

Agora Vila Nova de Poiares Pertence a Trás-os-Montes???

CLÁUDIA CANTA UM FADO E EMOCIONA OS FAMILIARES

A concorrente Cláudia, filha de camponeses de Vila Nova de Poiares, Trás-os-Montes, marcou a sua estreia na ‘Operação Triunfo’ com um género genuinamente português, o fado. A jovem, de 24 anos, cantou um tema de Mariza, ‘Cavaleiro Monge’, acompanhada por um trio de guitarristas. No final da gala, a mãe, Maria da Cunha Martins, que veio de Vila Nova de Poiares com o marido e outros familiares, compondo uma claque de dez pessoas, disse, orgulhosa, ao CM: “Para mim, ela cantou muito bem, como sempre.”

No directo, Cláudia mostrou o anel de noivado que lhe ofereceu o companheiro, afinal, quem a inscreveu na ‘OT’, porque, diz, se “arrepia” com a voz dela. O pai, esse, sempre ouviu fado e chora quando ouve a filha cantar. Na gala, não foi excepção. As lágrimas marcaram a emoção de ouvir a bonita homenagem que Cláudia prestou ao fado.
in "Correio da Manhã"

Vila Nova de Poiares passou a pertencer a Trás-os-Montes ou existe outra terra para Norte também com o nome de Vila Nova de Poiares???

Como diria William Shakespeare: "To be, or not to be: that is the question."

Concessão

Concessão de Pesca do Rio Alva - concelho de Vila Nova de Poiares e Arganil Despacho n.º 18786/2005 (2.ª série), de 30 de Agosto, (rectific. pelo Desp. n.º 1791/2005, de 31 de Outubro), Alvará n.º 156/2005, de 10 de Janeiro de 2006. Atribuída, à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, a concessão de pesca no troço do rio Alva, numa extensão de cerca de 7,3 Km, limitado a montante e a jusante pelos limites do concelho de Vila Nova de Poiares, freguesias de Lavegadas e São Martinho da Cortiça, concelhos de Vila Nova de Poiares e Arganil, respectivamente.

A concessão é válida até 10 de Janeiro de 2016.

Carregue em cima da imagem

Carregue em cima da imagem

segunda-feira, setembro 24, 2007

Os homens são como os telemóveis

Os homens são como os telemóveis; quanto mais modernos, menos fiáveis. E o pior é que, quando se estragam e queremos trocar por um igual, vamos à loja, cheios de esperança de resolver o problema rápida e eficazmente, e uma menina com um discurso muito bem articulado adquirido em cursos de formação acelerada esclarece que pode providenciar um aparelho de substituição enquanto é avaliada a avaria do nosso. Quando o meu telefone se começou a apagar, assim como quem tem um AVC, rezei que fosse apenas um ataque de mau feitio. Há homens a quem isto também acontece. Sem razão aparente, iniciam um processo de negação, afastamento ou estranheza com a sua mais que tudo, com quem durante meses, anos ou décadas se entenderam na perfeição. É claro que há sempre uma razão obscura – ou um conjunto delas – que provoca o desapego. Outra mulher, desgaste do material, pânico da rotina, medo do compromisso, terror de envelhecer, vontade de voltar à vida de índio, puro egoísmo ou pura estupidez. E nestes casos, ao contrário dos telemóveis, não vale a pena ir à loja e tentar trocar por um igual, que é como quem diz, procurar no mercado dos disponíveis um tipo parecido com o anterior, na vã tentativa de o substituir. Não esqueçamos dos sábios ensinamentos do maior best seller de todos os tempos que nos conta que quem se safou de Sodoma e de Gomorra foi quem deu corda às sandálias sem olhar para trás. E mesmo que a pele fale mais alto, há que ouvir o grande Rui Veloso quando nos diz «nunca voltes ao lugar onde já foste feliz, por muito que o coração diga, não faças o que ele diz». Um telemóvel avariado, pode ou não ter arranjo. Uma relação avariada nunca volta ao estado normal. Há chips que se perdem irremediavelmente; o do encanto é um deles. A Margarida Rebelo Pinto tem razão.

Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares

Espanhois muito atentos


Espanhois muito atentos
aos dias de hoje.
Se a moda pega,
não ha cancro que resista

domingo, setembro 23, 2007

Poiartes 2007

sexta-feira, setembro 21, 2007

Bom Dia


Frase do Dia

Um homem é como um bom soalho flutuante:


- Se for bem montado... pode ser pisado durante mais de 30 anos!!!

quinta-feira, setembro 20, 2007

A nova horta

Em Várzea de Meruge - Seia seguiram-se as pegadas de Poiares

Aa população cansou-se de pedir aos presidentes da Junta e da Câmara que reparassem o piso de uma rua.Vai daí, decidiu plantar couves nos buracos... e agradecer ao presidente.
Estes copiões, copiaram o que o pessoal fez na zona Industrial de S.Miguel ha uns anos, ate que se alcatroou a zona Industrial.
O Povo tem sempre razão.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Ainda sobre o Râguebi - Opiniões

Devo ser dos poucos portugueses que não ficou espantado com as imagens dos jogadores da selecção nacional de râguebi a cantar o hino nacional. Conheço o jogo, tenho filhos que praticam este desporto e sei que toda a actividade do râguebi português gira em torno de boa-vontade, empenho, dedicação e sacrifício. Há ainda características próprias do jogo, que o distinguem de muitos outros, e que fazem de cada partida um “tudo ou nada” em que o colectivo pura e simplesmente apaga a mais ténue vontade de individualismo e fica à vista de todos.
Foi a absoluta “verdade” das imagens que espantou o país. Já ninguém canta o hino daquela maneira, muito menos sem ser a fingir. Portugal ficou a saber que por cá se joga râguebi e que uma equipa de médicos, advogados, estudantes, veterinários (etc) aguenta 80 minutos de pressão total contra alguns dos melhores profissionais do mundo. E ficou a saber isso, quando ainda estava a digerir a descoberta de Nelson Évora e a confirmação de Vanessa Fernandes. Descobrimos isto tudo e descobrimos também que os nossos campeões de atletismo treinam em Espanha porque não temos uma única pista coberta e que a selecção de râguebi treina, muitas vezes, às seis da manhã antes de ir para o trabalho!
Tudo isto somado às miseráveis exibições da selecção de futebol (o desporto de que mais gosto e que mais alegrias nos dá, isso é indiscutível) e à agressão de Scolari mostram que não existe em Portugal um mero rascunho de política de Desporto. Já aqui o escrevi e repito: uma verdadeira reforma estrutural seria implodir o estádio do Algarve, juntamente com o de Leiria e o de Aveiro. E quem devia pagar a dinamite da implosão era o actual primeiro-ministro e o José Luís Arnaut. Só a partir daí é que se pode fazer alguma coisa estrutural.
O que o hino de St. Etiénne nos disse, de forma transparente, foi que, em poucos segundos, Portugal teve mais orgulho em quinze pessoas que nunca foram apoiadas do que em toda uma indústria subsidiada (e, já agora, falida) que é o futebol. Para citar Luís Amado (que teve esta semana um ataque súbito de ‘realpolitik’), tudo isto acontece pelas “razões conhecidas”. E as razões conhecidas são uma mistura de vistas curtas e de hipocrisia.
Agora, já vamos construir uma pista coberta e de certeza que a malta do râguebi vai levar medalhas em Belém e louvores em São Bento. Emenda-se a mão onde se pode, mas nada muda. É um pouco como a triste história do Dalai Lama: a China pede, e nós, de gatas, fingimos que ele não anda por cá e que defende uma causa bizarra e duvidosa; mas quando a perigosa Inglaterra levanta dúvidas sobre o senhor Mugabe, nós batemos com a mão no peito e dizemos que quem manda aqui somos nós. Sinceramente não percebo: desde quando é que a China foi mais recomendável (a não ser, eventualmente, na culinária) que a Inglaterra? Nunca. E é extraordinário que aceitemos os caprichos da China e façamos um braço de ferro com o governo inglês…
A pouco e pouco vamos transformando o país num protótipo de hipocrisia. E é por isso que nos arrepiamos a ver certas imagens. São imagens sem um pingo de artificialismo, que não foram (nem podiam ser) encenadas por nenhuma agência de comunicação nem estudadas pelo protocolo do MNE. São imagens verdadeiras e nós já estamos pouco habituados a isso. Sugiro ao primeiro-ministro que passe as imagens do hino de St. Etiénne no próximo Conselho de Ministros e que as distribua em DVD nos Estados Gerais. São mais rápidas que um discurso do Almeida Santos e mostram o país que somos.
____
Ricardo Costa, Director da Sic Notícias
in: DiarioEconomico

Gosta de Leitão? Sorteio no próximo Domingo

O Centro de Convívio da Moura Morta está a levar a cabo a venda de rifas para o sorteio de um leitão.
Sorteio no próximo dia 23-09-2007


Durante o certame do Poiartes 2007, foram vendidas quase a totalidade das rifas, portanto o blog espera agora apenas por saber quem é o vencedor e se ele vai convidar a restante malta para o ajudar a comer o leitão.
O problema é que se calhar o leitão é pouco para tanta gente . . .

Para a próxima em vez do leitão devemos rifar um porco!!! (hehehehe)

Desde já fica a certeza se o leitão calhar ao blog da Moura Morta irá ser comido no Centro de Convívio e toda a gente vai ser convidada, agora é só esperar pelo sorteio e ter fé.

Ti Mina o nosso carteiro no fim dos anos 60.

Sábios Mestres
Um quadro onde o blog apresenta alguns dos Sábios Mestres que cruzaram o caminho da sua autora Cristina Correia Pinto Ver o seu perfil completo
Mina
Foi na aldeia da Benfeita que encontrámos António Alberto Martins, mais conhecido por Mina. Este apelido porque “a minha mãe era Guilhermina e quando era pequenito chegavam-se ao pé de mim e perguntavam-me: «Como é que se chama a tua mãe?» e eu dizia «É Mina». E ficou Mina toda a vida”, esclarece.Aos 79 anos de idade, António Alberto Martins, carteiro reformado, recorda-nos uma vida algo espinhosa e os caminhos que trilhou para entregar a correspondência, primeiro a pé, depois de bicicleta e por fim de mota para que tudo chegasse ao seu destino.Depois de ter concluído a 4.ª classe, foi trabalhar como barbeiro, durante 12 anos, profissão que nunca deixou mesmo quando foi trabalhar como carteiro, pois “a minha arte como barbeiro nessas territas continuou, porque não havia barbeiro nenhum, para isso tinham de ir a Coja ou a Arganil para cortarem o cabelo. E eu cortava-lhes com uma bagatelazita e eles ficavam todos contentes”, confessa-nos o carteiro Mina que enquanto barbeiro “trabalhava um ano inteiro para receber um alqueire de milho de cada freguês”, recorda.“A minha vida foi um bocado espinhosa”Antes de entrar para o quadro, Mina trabalhou como CPS, carteiro que faz as folgas e as férias dos outros.
Em 1968 foi para Ponte de Mucela “como carteiro já no quadro a ganhar 25 escudos”, relembra explicando que “a minha vida foi um bocado espinhosa em princípio, mas depois derivou um bocadinho, depois tive sorte”.Chegado a Ponte Mucela, foi substituir outro carteiro que lhe disse “você tenha cuidado com esta gente, porque são assim, assim e assim… Onde é que eu pus isso? O meu coração caiu-me aos pés. Eu tão longe da minha terra vim para aqui sem conhecer nem caminhos, nem atalhos, nem o procedimento das pessoas”, o único pensamento que lhe veio foi “eu estou encravado da minha vida”.Mas, passado um ano e quatro meses “quando eu de lá saí havia pessoas a chorarem. E porquê? Porque sabiam que estive sempre com eles. Tinha lá amigos por todos os cantos”, conta satisfeito.“Amigo de fazer um jeito às pessoas”O próximo giro foi Moura da Serra, onde trabalhou 32 anos e 10 meses e onde “passei as passas do Algarve, não pelas pessoas. Se eu hoje for à Moura Morta, à Ponte de Mucela ao Barreiro e a Mucelas , ainda há pessoas que me abraçam”, mas não é só aqui ou de vez em quando “é sempre, sempre em todo o lado tive bom acolhimento. Pois, porquê? Porque eu era amigo de fazer um jeito às pessoas”, revela.

Quem se lembra de Coimbra assim?

O Largo da Portagem, a Ponte e o posto da PVTEra assim o Largo da Câmara com os electricos





terça-feira, setembro 18, 2007

Parabéns pelo esforço Senhor Joaquim

Empresário investe 500 mil euros em escola para dar "tranquilidade" a funcionários

Um empresário de Amiais de Cima vai doar, sábado, uma escola de primeiro ciclo e jardim-de-infância à Câmara Municipal de Santarém que construiu para dar resposta às necessidades dos seus trabalhadores. Joaquim Louro, proprietário da maior empregadora do concelho, com um total de 1.200 trabalhadores distribuídos por duas unidades, uma em Santarém e outra em Amiais de Cima (esta com 850 funcionários), disse à agência Lusa que decidiu meter mãos à obra para criar condições para os pais deixarem tranquilamente os filhos enquanto trabalham. "Para o sucesso de uma empresa é importante a satisfação dos seus funcionários", disse, frisando que é sua intenção criar boas condições para as crianças a partir dos três meses até ao 4º ano, pelo que o próximo passo será a construção de uma creche, para a qual já adquiriu terreno.
Joaquim Louro investiu 500.000 euros no edifício que construiu em terrenos que adquiriu há uns anos, depois de travar uma "batalha" burocrática para obter as devidas autorizações, nomeadamente para poder construir em terrenos que estavam classificados como Reserva Ecológica Nacional (REN).
"A escola devia estar a funcionar há três anos", mas os entraves criados só permitiram a sua entrada em funcionamento agora, disse. A batalha que trava neste momento é conseguir que a escola esteja a funcionar desde as 07:30 até às 18:00 ou 19:00 (como querem alguns pais) e que não feche os tradicionais dois meses de Verão (Julho e Agosto), passando a disponibilizar actividades para as crianças.
Esse funcionamento coloca "graves problemas aos pais", estando Joaquim Louro na disposição "de continuar a colaborar para manter um bom funcionamento e para que não feche" no Verão, nomeadamente suportando os custos com pessoal. Para o empresário, o retorno deste investimento virá do facto de os seus trabalhadores, com "a vida particular organizada", ficarem "mais motivados".
Ezequiel Louro, presidente da Junta de Freguesia de Abrã, à qual pertence a localidade de Amiais de Cima, disse à Lusa que a antiga escola de primeiro ciclo estava "obsoleta" e a funcionar num local "perigoso" por se situar junto a uma estrada com muito trânsito.
A nova escola, com instalações consideradas "modelares", vai acolher no ano lectivo, que se inicia na próxima semana, 31 crianças para os quatro anos do primeiro ciclo e 22 crianças para o jardim-de-infância.
Para o autarca, a perspectiva é de crescimento, dado o potencial de uma freguesia com uma área de 23 quilómetros quadrados e 1.200 habitantes, um número inferior aos 1.500 postos de trabalho existentes, criados pelo "maior tecido empresarial do concelho" de Santarém. Ezequiel Louro lamentou que o actual Plano Director Municipal, que inclui muita da área da freguesia em REN, esteja a impedir o crescimento de uma zona do concelho que tem revelado grande dinamismo.
Joaquim Louro, 55 anos, começou como carpinteiro e tem hoje um pequeno império, um grupo de empresas ligadas ao mobiliário, fabrico de colchões, construção civil, que, em 2006, teve, no global, um volume de negócios da ordem dos 60 milhões de euros.
O empresário explica os vários investimentos na criação de melhores condições para a sua freguesia com as suas convicções católicas e o sentimento de poder contribuir para uma sociedade mais justa.
Além do edifício que entrega sábado à Câmara Municipal de Santarém, Joaquim Louro construiu a casa mortuária da freguesia, tem oferecido muito equipamento e material às várias corporações do concelho, apoiou famílias afectadas pelos fogos que em 2003 e 2005 causaram grandes prejuízos e construiu habitações que vendeu a preços mais baixos aos seus funcionários.
"Ele preocupa-se com as pessoas", frisou Ezequiel Louro, sublinhando que, determinado como é, quando as entidades oficiais não cumprem as suas obrigações, põe mãos à obra e faz, como o alcatroamento das ruas que servem as suas fábricas ou, agora, a escola.

Português - Americano



Vamos lá dançar!

segunda-feira, setembro 17, 2007

Os trabalhos do linho

"Os trabalhos do linho (que assumiam particular importância nas freguesias de Pombeiro da Beira e S. Martinho da Cortiça) eram, desde a sementeira à confecção final do vestuário, uma das poucas actividades económicas exclusivamente femininas. Entrar no mundo do linho era entrar no reino branco das mulheres. As transmutações quase alquímicas porque a planta passava até adquirir o estatuto definitivo de "tecido fino" associavam-se inevitavelmente a uma simbologia de pureza; e as mulheres eram as guardiãs desse segredo. Saberemos nós construir os alicerces desses dias futuros sobre as raízes sãs dos dias passados?
As próximas gerações comerão o pão que nós amassarmos. (Dr. Paulo Ramalho, Tempos Difíceis - Tradição e Mudança na Serra do Açor)
Pombeiro da Beira Vestígios arqueológicos conferem na sua origem raízes romanas, certamente relacionadas com a exploração mineira da região. Alguns historiadores indicam que Pombeiro é fundação de povos «columbus», ou «columbinus», ou «columbarius», isto é, exploradores de minas de estanho e chumbo.
Pombeiro fez parte do senhorio de Arganil até 3 de Fevereiro de 1355, data em que foi trocado entre o monarca e Martim Lourenço da Cunha por terras de Torres do Bairro e Vilarinho de Apar, do distrito de Aveiro. Seu filho João Lourenço da Cunha sucedeu-lhe na posse do senhorio e foi o primeiro marido de D. Leonor de Teles. A nona senhora de Pombeiro, D. Maria de Briteiros da Cunha casou em segundas núpcias com D. António de Castelo Branco. D. Manuel I concedeu-lhe carta de foral em 10 de Novembro de 1513,o qual foi renovado por D. João III, passando a ser vila e sede de concelho. A 6 de Abril de 1662, D. Pedro de Castelo Branco da Cunha, neto da nona senhora de Pombeiro, foi nomeado conde da terra. Este condado foi unido mais tarde ao marquezado de Belas. As suas armas eram em campo azul, um leão, de ouro, rompente, armado de púrpura e o seu timbre o mesmo leão das armas. Na Igreja Matriz, inaugurada na noite de Natal de 1622, fica o túmulo de sétimo senhor de Pombeiro, Mateus da Cunha. Em 1663, o Cónego da Sé de Coimbra, Tomé Nunes, no lugar da Póvoa da Judia (actual Póvoa da Rainha Santa), mandou edificar uma capela, com a forma octogonal, destinada a servir-lhe de sepultura e que colocou sob a invocação da Rainha Santa Isabel, sendo as pinturas que actualmente adornam o retábulo da autoria da segunda Viscondessa de Sanchas Frias. Era natural de Pombeiro o visconde de Sanchas Frias que, no século passado escreveu um interessante estudo sobre a história local. Em 1885 é extinto o concelho de Pombeiro e passa a fazer parte, como freguesia, do concelho de Arganil. Pelo Decreto Nº. 38.875, de 26 de Agosto de 1952, a povoação e freguesia de Pombeiro passou-se a denominar Pombeiro da Beira e a povoação de Vilarinho, desta freguesia, passou a denominar-se Vilarinho do Alva.
S. Martinho da Cortiça Pero Salgado, tesoureiro do rei D. Dinis fez iniciar, em 1298, a construção da ponte que unia as duas margens do rio Alva no lugar da Ponte da Mucela. Por volta de 1500 passou a ser senhor da Sanguinheda, onde instituiu um morgadio (incluindo também a Carapinha), Simão da Cunha, terceiro filho do quinto donatário de Pombeiro. Por testamento datado de 27 de Outubro de 1535 deixou em legado estes terrenos à sua irmã, D. Inês da Cunha. Embora continuando-se o senhorio nos condes de Pombeiro, o domínio passou para os senhores de Melo. No início do século XVII, a freguesia conjuntamente com a Carapinha foi constituída em curato, mas a casa da Câmara situava-se na Sanguinheda e era aí que tinham assento os magistrados. Aquando das lutas liberais, logo depois do incidente regional conhecido pelo nome de «queima da pólvora», a povoação da Cortiça foi incendiada. Pertenceu ao concelho de Farinha Podre até 31 de Dezembro de 1853, passando então para o de Tábua. Passou a fazer parte do concelho de Arganil a partir de 24 de Outubro de 1855, englobando nessa altura a freguesia de Paradela, a qual foi anexada ao concelho de Tábua em 1895 e depois ao de Penacova em 1898."

E se fosse consigo?

domingo, setembro 16, 2007

Pensamento do Dia

Quando Galileu demonstrou que a Terra girava,

os bêbados já sabiam disso
há séculos...

Fados de Coimbra

Um site para rever antigos Fados e Baladas de Coimbra.
Aproveite e abuse das fadistices
http://fcoimbra.com.sapo.pt/index.html

sábado, setembro 15, 2007

Conhece a mata do Choupal em Coimbra?



Venha daí conhecer um pouco mais, do pulmão da cidade de Coimbra.
Mas desta vez num passeio cansativo, mas saudável.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Autógrafo do Toy

O Toy autografou um postal para a Liliana; autógrafo ao qual o blog da Moura Morta teve acesso.


As Curiosidades dos nossos leitores

Como os nossos eleitores nos aparecem para saber tudo da Moura Morta.
Ontem tivemos visitas de: Luxemburgo, França, Estados Unidos e Brasil alem do Porto, Guarda, Santarem, Lisboa, Almada etc.
Parabens a todos.

1. 12 septiembre 17:08 Entreprise des Postes et Telecommunications, Useldange, Diekirch, Luxemburgo
2. 12 septiembre 17:31 Telepac - Comunicacoes Interactivas, SA, Coimbra, Portugal
5. 12 septiembre 18:19 Cabo Tv Madeirense S.A., Funchal, Madeira, Portugal
6. 12 septiembre 18:31 COMNEXO,SA, Almada, Setubal, Portugal
7. 12 septiembre 19:11 TVCABO-Portugal Cable Modem Network, Amadora, Lisboa, Portugal 8. 12 septiembre 19:35 NOVIS Telecom, S.A., Santa Cruz Do Bispo, Porto, Portugal
9. 12 septiembre 19:53 Telepac - Comunicacoes Interactivas, SA, Guarda, Portugal
11. 12 septiembre 20:07 Entreprise des Postes et Telecommunications, Reckange,L uxembourg
12. 12 septiembre 20:20 Comcast Cable, Peabody, Massachusetts, Estados Unidos
15. 12 septiembre 20:54 Abrunheira, Cartaxo, Santarem, Portugal
16. 12 septiembre 21:19 GPRS Costumers, Alfena, Porto, Portugal
17. 12 septiembre 21:25 France Telecom, Paris, Ile-de-France, Francia
29. 12 septiembre 23:53 Telepac - Comunicacoes Interactivas, SA, Coimbra, Portugal
30. 13 septiembre 02:55 Louveira, Sao Paulo, Brasil
34. 13 septiembre 04:14 Louveira, Sao Paulo, Brasil
44. 13 septiembre 11:41 IP/ISP Network for ONITELECOM, Poiares, Coimbra, Portugal
45. 13 septiembre 11:47 Telepac - Comunicacoes Interactivas, SA, Ourém, Santarem, Portugal

quarta-feira, setembro 12, 2007

Hino Nacional - Cantado com emoção



Foi em França, mas parecia que estávamos em Portugal!

terça-feira, setembro 11, 2007

Jovens Agricultores

Estão abertas as candidaturas para os subsidios de tractores e maquinas florestais da zona centro do país.
Os jovens com habilidade podem candidatar-se e apresentarem os seus projectos.
Como na Moura Morta ainda não houve candidaturas, é mesmo de aproveitar.
Carrinhas e jeeps de madeireiros a funcionar com diesel verde ja ca ha. Outros usam-nos nas suas carrinhas e nas suas viaturas a diesel para as suas passeatas.
Aproveitem agora este novo incentivo.

Ensinamentos

Um sujeito estava a colocar flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês a colocar um prato de arroz na Lápide ao lado.
Ele vira-se para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, e geralmente à mesma hora que o seu vem cheirar as flores!!!

"RESPEITAR AS OPÇÕES DO OUTRO, EM QUALQUER ASPECTO, É UMA DAS MAIORES VIRTUDES QUE UM SER HUMANO PODE TER. AS PESSOAS SÃO DIFERENTES, AGEM DIFERENTE E PENSAM DIFERENTE".

Tecnologia Wi-MAX no combate aos incêndios

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Universidade de Coimbra está a desenvolver um projecto pioneiro no aproveitamento das novas tecnologias de comunicação: adaptar a tecnologia WiMAX, que permite comunicações sem fios a grande distância, a um novo sistema prevenção e combate a incêndios.

O mote foi lançado em 2006. A Universidade Coimbra candidatou-se ao projecto europeu de investigação WEIRD (WiMAX Extension to Isolated Research Data Networks), que tem como objectivo desenvolver aplicações para tecnologia WiMAX. Uma oportunidade irrecusável, explicou ao PÚBLICO Edmundo Monteiro, coordenador dos investigadores do Laboratório de Comunicações e Telemática, uma vez que a Faculdade precisa de internacionalizar a sua missão na área da investigação e os projectos europeus permitem dar trabalho a muitos mais investigadores do que as iniciativas nacionais. “A Wi-Max é uma tecnologia recente, em vias de ser desenvolvida, e permite a comunicação sem fios a grandes distâncias, ao contrário de outras tecnologias sem fios já existentes como o wifi, que está limitado a umas centenas de metros, e as tecnologias 3G e GSM que precisam de uma grande rede de antenas para funcionar. A WiMAX só precisa de uma antena, com um raio de cobertura de cerca de 50km”, diz Edmundo Monteiro. “A partir daqui vai ser possível instalar câmaras e sensores que permitam caracterizar a fase antes do incêndio, medir a humidade ou a temperatura. Este sistema traz uma possibilidade de evolução em relação àquilo que os bombeiros já utilizavam, mais qualidade, mais cobertura e maior mobilidade, o que é muito importante numa situação de combate a um incêndio”. Os investigadores estão neste momento a desenvolver uma experiência piloto na zona de Poiares, na Serra de Lousã. Segundo uma nota de imprensa divulgada hoje, o caso de estudo prevê “a transmissão de imagens de vídeo e parâmetros meteorológicos das torres de vigilância para o Centro de Coordenação (CC) da Protecção Civil, a comunicação de voz entre os elementos da brigada de combate a incêndios e o CC, emissão de imagens de vídeo e comunicação de voz entre os helicópteros da brigada de combate a incêndios e o CC e envio de informação ambiental como temperatura, direcção do vento e humidade, recolhidas por sensores distribuídos em zonas de difícil acesso”. Têm um ano para realizar testes, só depois se procederá ao licenciamento do sistema. Edmundo Monteiro estima que a tecnologia seja depois integrada pelas operadoras de telecomunicações e fabricantes europeus para entrar no mercado dentro de cerca de três anos. Aproximar as tecnologias dos utilizadores Entretanto, surgiu a ideia de aproveitar a cobertura Wi-MAX para melhorar a rede de internet das escolas da região coberta pela antena. “Vai haver um aproveitamento desta infra-estrutura, como existe esta antena na Lousã porque não servir algumas escolas da região que passam assim a ter acesso a internet de banda larga”, refere Edmundo Monteiro como mais uma das aplicações da tecnologia. “É uma tecnologia que tem muitas possibilidades. O problema das novas tecnologias é adaptá-las, há que tornar as tecnologias próximas dos utilizadores, neste caso porque vão ser utilizadas por pessoas que não têm essa informação científica e técnica, diz Xavier Viegas, coordenador dos investigadores dos Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial envolvidos no projecto. “Não devemos ficar deslumbrados porque elas não são a solução. Há muitas questões do foro cientifico por resolver. Podemos ter ferramentas muito boas mas não percebemos ainda a física e os mecanismos do fogo. E do ponto de vista operacional vai haver uma necessidade grande de formação”.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Novo Equipamento para o Centro de Convivio


Tem estado a ser testado este novo equipamento doseador de liquidos no Centro de Convivio.
Como aparece por lá muita gente que não tem noção das medidas, o povo agradece tal medida para evitar over doses.
O sr. Andre ficou muito satisfeito e espera que seja testado um outro aparelho para agua pe.

O significado da " Bica "

Como sabem o termo bica é um termo que se começou a usar em Coimbra e na zona centro do país quando o café "A Brasileira" vendeu os primeiros expressos.
Em Lisboa, o publico achava esses expressos muito amargos. Daí que o pessoal da " A Brasileira " inventou o 'slogan' para ajudar nas vendas: "Beba isto com açúcar".
E pegou. Hoje, a palavra foi reduzida às suas iniciais: BICA! que ainda hoje o é em Coimbra. Afinal a BICA tem uma razão forte de existir!

A nossa Tasquinha na Poiartes 2007


Aqui temos a foto de alguns mouramortinos que ajudaram na tasquinha da Moura Morta no Poiartes 2007.
O blog da Moura Morta agradece a todos quantos ajudaram mais um ano a promover a nossa terra.

Foto do jantar no Sábado à noite (já era mais de12:00)

Pudemos presenciar que nossas gentes não tiveram "mãos a medir".

Etiquetas: ,

domingo, setembro 09, 2007

Merchandising do Blog da Moura Morta

Com o objectivo de promover a nossa terra, o blog têm umas novas t-shirts com o logótipo do Centro de Convívio da Moura Morta na frente e com o endereço do blog nas costas.
Esta t-shirt foi apresentada na Poiartes 2007 na Tasquinha da Moura Morta.


Logótipo

Logótipo em pormenor

Endereço do Blog

Esta foi uma das t-shirts que foram usadas pelas pessoas que serviram à mesa na tasquinha da nossa terra.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Tasquinha da Moura Morta

O Centro de Convívio da Moura Morta vai estar presente na feira do Artesanato de Vila Nova de Poiares em representação da nossa aldeia e também da nossa Freguesia.

A Ementa será:

  • Chanfana
  • Peixe do rio
  • Pica Pau
  • Bifanas
E o tinto da Moura Morta claro, já para não falar da exímia qualidade das pessoas que os irão servir o seu Gourmet.

E teremos ainda algumas surpresas . . .

XVIII Poiartes 7 a 10 de Setembro

XVIII Poiartes 2007
Em Coimbra este grande outdoor estrategicamente colocado não deixa esquecer que é já no próximo fim de semana que se realiza mais um grande evento no nosso Concelho de Vila Nova de Poiares.


Esta publicidade encontra-se em Coimbra na rotunda do Continente (rotunda entre o Continente e a Makro, é uma local estratégico dada a movimentação de carros e pessoas nesta zona.
Dia 07 de Setembro de 2007

19H00 - Inauguração oficial da POIARTES 2007

20H00 - Tasquinha do Centro de Convívio da Moura Morta, já estará a servir jantares.

23H30 - Espectáculo com a artista ANA MALHOA

Dia 08 de Setembro de 2007

15H00 - Abertura do Certame da POIARTES 2007

15H30 - Tasquinha do Centro de Convívio da Moura Morta, refresca a sede dos visitantes.

21H00 - Actuação de Astedixie Band - Lousã

23H30 - Espectáculo com o artista ROBERTO LEAL

Dia 09 de Setembro de 2007

VI Grande Capítulo da Confraria da Chanfana - Organização da Confraria da Chanfana

11H00 - Desfile de CONFRARIAS

11H30 - Tasquinha do Centro de Convívio da Moura Morta, já estará lotada.

15H00 - Abertura do Certame da POIARTES 2007

23H30 - Espectáculo com a artista RUTH MARLENE

Dia 10 de Setembro de 2007

09H00 - Abertura do Certame da POIARTES 2007

16H00 - Encerramento oficial do Certame POIARTES 2007

Fomos copiar o programa ao blog de Alveite e fizemos-lhe as devidas alterações.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Artesanato é rei em Vila Nova de Poiares

Decorre este fim de semana, em Vila Nova de Poiares, a Poiartes 2007, este ano, pela primeira vez, nas ruas do centro da vila sede de concelho, numa iniciativa que pretende aproximar o evento dos comerciantes locais e da população em geral.

O programa começa dia 7 de Setembro, amanhã, pelas 10 horas, com animação nas ruas com o Grupo de Bombos de Santo André, da Lixa. Mais tarde, pelas 19 horas, será a inauguração oficial da Poiartes 2007 – XVIII Feira Nacional de Artesanato e da VIII Mostra de Gastronomia, com a actuação da Sociedade Filarmónica Quiaiense. À noite, a partir das 20 horas, actua a Bandinha da Amizade, de Atouguia da Baleia, seguindo-se depois, pelas 23h30, um espectáculo com Ana Malhoa.

No dia 8, sábado, a partir das 10 horas, haverá animação nas ruas de Poiares com o Grupo Maribondo, estando a abertura ao público da Poiartes e da Mostra de Gastronomia prevista para as 15 horas. À mesma hora, os grupos participantes no XIII Festival de Folclore de Vila Nova de Poiares desfilam pela vila, seguindo-se as respectivas actuações. Participam no evento o Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares, o Grupo Folclórico Regional de Quiaios, o Grupo Folclórico RAFFA de Vila Seca, Ázere, Tábua, o Grupo Folclórico “Os Amorosos” do Centro de Dia do Carvalho, da ADIP, o Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho e o Grupo Folclórico e Cultural de Póvoa da Abraveia. Às 21 horas está prevista a actuação de Astedixie Banda, da Lousã, e às 23h30 o espectáculo de Roberto Leal que certamente animará o serão em Vila Nova de Poiares.No domingo, dia 9, é o VI Grande Capítulo da Confraria da Chanfana. Com a participação esperada de cerca de 60 representações de outras tantas confrarias, o programa do VI Grande Capítulo começa dia 7, pelas 10 horas, com uma visita à fábrica de pastelaria Vasco da Gama, em Taveiro. Segue-se um almoço na empresa Lugrade e visita às instalações, terminando a tarde com uma visita ao Diário As Beiras. No dia 8 de Setembro, confrades e convidados estarão de visita à Figueira da Foz e Quiaios com almoço na Colónia Balnear de Quiaios. À noite há uma visita à Poiartes. No dia 9 é então o dia do Grande Capítulo. O programa começa às 9 horas com concentração e aperitivo no restaurante “O Confrade”, seguindo-se missa na Igraja Matriz de Poiares, desfile pelas ruas da vila e a cerimónia de entronização de novos confrades no AUditório dos Bombeiros Voluntários. Depois do almoço está prevista uma visita à Poiartes. Entretanto, a partir das 14h30 haverá animação nas ruas com o Grupo Pifaradas do Álvaro Pessoa, de Unhais da Serra. A Poiartes e Mostra de Gastronomia abrem às 15 horas e às 17 horas actua o Grupo de Dança Moderna Quiaiense. À noite haverá espectáculo com Ruth Marlene, a partir das 23h30. No último dia, 10 de Setembro, a Poiartes e Mostra de Gastronomia abrem às 9 horas e a partir das 9h30 o Grupo Maribondo anima as ruas da vila. O encerramento oficial do certame, com a atribuição de diplomas de participação aos artesãos e expositores na Poiartes 2007, está previsto para as 16 horas.

Comunicado do Conselho de Ministros de 9 de Agosto de 2007

Resolução do Conselho de Ministros que altera a Resolução do Conselho de Ministros n.º 143/2002, de 7 de Dezembro, que determina a elaboração do Plano de Ordenamento da Albufeira de Fronhas

Com esta Resolução visa-se alterar a composição da Comissão Mista de Coordenação do Plano de Ordenamento da Albufeira de Fronhas, no sentido de incluir um representante da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.


quarta-feira, setembro 05, 2007

Amor D'Agua Fresca

terça-feira, setembro 04, 2007

Miguel Torga

. . . De cima da sua fraga primária, espelha-se nas águas claras do Alva, do Mondego ou do Zêzere, três rios que lhe sulcam a alma de frescura, lirismo e persistência, e vê-se de rosto sereno, vagamente irónico e malicioso, pronto a ir governar a nação, indiferente ao riso desconfiado do Minho, ao ar carrancudo de Trás-os-Montes, à nostalgia alentejana e à reservada mudez algarvia.

Não é o brilho que o impõe, nem a honradez, nem a inteligência, nem outras qualidades que o português não tenha. É uma obstinação de caruncho, muda, modesta, inflexível, incapaz da piedade de ceder ao seu próprio cansaço. Mas essa teimosia dá-lhe o triunfo e a convicção de que só ele pode e deve conduzir os destinos da pátria inteira. Sem o dizer, sem o afirmar, o beirão sente-se dono de Portugal. (…)

Mas o beirão mais castiço e simpático não é esse ambicioso de poder e mando (…)É o que fica agarrado às berças, sepultado nos abismos do seu Piódão neolítico, e que todos os anos sobe ao Colcorinho para cantar na Senhora das Necessidades a canção do seu destino, íngreme como as encostas onde cultiva a esperança.

segunda-feira, setembro 03, 2007

Então mas travou ou arretou?

domingo, setembro 02, 2007

Poiares Kart Cup 2007

Está prestes a começar a Poiares Kart Cup, um Troféu/Convívio aberto a todos, quer tenham ou não kart, organizado pela Racing One, com o objectivo de reunir o maior número de pilotos e dinamizar a modalidade na região Centro. A Poiares Kart Cup será composta por quatro provas no kartódromo de Vila Nova de Poiares e terão o apoio da Câmara Municipal local. A festa do Karting está marcada para os dias 2 e 30 de Setembro, 28 de Outubro e 18 de Novembro. A Racing One para motivar quem faz o espectáculo, de modo inédito, decidiu devolver aos pilotos possuidores de kart próprio a taxa de inscrição no troféu, desde que alinhem em todas as provas. “Queremos dar este incentivo de forma a permitir trazer para a competição pilotos e karts que estão parados. É uma espécie de prémio de participação”, sublinha o responsável da Racing One, empresa organizadora do evento. As categorias do troféu foram definidas em função da abrangência alargada de material (homologado ou não). Portanto, as categorias da ENK, Evolução A/B e Evolução C são as únicas com limitações no chassis e no motor. As restantes 125 Caixa Open, K125 Open e Open Total (100cc) são categorias abertas, possibilitando a utilização de quase todo o material existente em Portugal. Para quem não tem kart, a organização dispõe de karts a 4T, que aluga para as corridas de troféu, permitindo a junção, num mesmo evento, dos pilotos amantes das provas de lazer e de resistência com os que preferem os 2T. É só levar o equipamento e o “kit de unhas”. A fórmula de cada prova, além dos treinos cronometrados, será constituída por duas semi-finais e uma final, para os karts a 2T. Para os karts a 4T, a equipa terá de ser constituída por dois pilotos, pois serão duas corridas de 30 minutos que darão a classificação final. Para que a primeira prova (2 de Setembro) seja uma festa, a organização pretende desenvolver um conjunto de actividades de animação para que quem se desloque a Vila Nova de Poiares, para participar ou assistir, não dê o seu tempo por mal empregue. Em cada fim-de-semana de provas, os sábados à tarde serão aproveitados pelos pilotos para afinarem as máquinas (sessões de treino) terminando com um jantar colectivo. As provas acontecerão no dia seguinte domingo. “Esperamos e desejamos que os pilotos estejam connosco, independentemente do seu nível e do material de que dispõem, pois o espectáculo não é só feito pelos que vencem. Todos são “artistas” e merecem o nosso respeito e do público que não deixará de estar presente. Todos os participantes serão premiados e chamados ao pódio”, conclui Joaquim Pereira.
Para qualquer informação adicional: Telm. 912 18 30 40 ou racing-one@sapo.pt.

sábado, setembro 01, 2007

01 de Setembro de 2007

Bom . . .


Fim

de

Semana ! ! !

Federação de Bombeiros acusa Governo de irresponsabilidade

“Desnorte” e “incapacidade” são as palavras usadas pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra para descrever a actuação do Governo no que diz respeito à prevenção e ao combate aos incêndios florestais. Em comunicado, a Federação presidida por Jaime Soares, autarca Vila Nova de Poiares, considera que caso as condições meteorológicas fossem adversas, com um ano seco e quente ou com ondas de calor idênticas às de anos anteriores, “seria o caos completo”.

Dirigindo críticas aos meios aéreos de combate a incêndios e apontando como elucidativas do “desnorte do Governo” as “sucessivas trapalhadas relacionadas com os Beriev ou os Kamov”, a Federação considera que “a única coisa que resta ao Governo é agradecer a S. Pedro” pelas condições meteorológicas que têm contribuído para os baixos índices de área ardida este ano.

A verificar-se um cenário adverso, os representantes dos bombeiros afirmam que “teríamos um país a arder e estaríamos a pagar uma factura pesada demais, porventura irremediável”. Reiterando total disponibilidade dos bombeiros portugueses que, “com responsabilidade, competência, profissionalismo e sentido de dever ainda que sem meios continuam a lutar abnegadamente pela defesa das vidas e haveres das populações”, a Federação do distrito acusa o Governo de sobrepor “mentiras constantes, marketing e propaganda” ao interesse público e à segurança das populações.