quinta-feira, setembro 06, 2007

Artesanato é rei em Vila Nova de Poiares

Decorre este fim de semana, em Vila Nova de Poiares, a Poiartes 2007, este ano, pela primeira vez, nas ruas do centro da vila sede de concelho, numa iniciativa que pretende aproximar o evento dos comerciantes locais e da população em geral.

O programa começa dia 7 de Setembro, amanhã, pelas 10 horas, com animação nas ruas com o Grupo de Bombos de Santo André, da Lixa. Mais tarde, pelas 19 horas, será a inauguração oficial da Poiartes 2007 – XVIII Feira Nacional de Artesanato e da VIII Mostra de Gastronomia, com a actuação da Sociedade Filarmónica Quiaiense. À noite, a partir das 20 horas, actua a Bandinha da Amizade, de Atouguia da Baleia, seguindo-se depois, pelas 23h30, um espectáculo com Ana Malhoa.

No dia 8, sábado, a partir das 10 horas, haverá animação nas ruas de Poiares com o Grupo Maribondo, estando a abertura ao público da Poiartes e da Mostra de Gastronomia prevista para as 15 horas. À mesma hora, os grupos participantes no XIII Festival de Folclore de Vila Nova de Poiares desfilam pela vila, seguindo-se as respectivas actuações. Participam no evento o Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares, o Grupo Folclórico Regional de Quiaios, o Grupo Folclórico RAFFA de Vila Seca, Ázere, Tábua, o Grupo Folclórico “Os Amorosos” do Centro de Dia do Carvalho, da ADIP, o Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho e o Grupo Folclórico e Cultural de Póvoa da Abraveia. Às 21 horas está prevista a actuação de Astedixie Banda, da Lousã, e às 23h30 o espectáculo de Roberto Leal que certamente animará o serão em Vila Nova de Poiares.No domingo, dia 9, é o VI Grande Capítulo da Confraria da Chanfana. Com a participação esperada de cerca de 60 representações de outras tantas confrarias, o programa do VI Grande Capítulo começa dia 7, pelas 10 horas, com uma visita à fábrica de pastelaria Vasco da Gama, em Taveiro. Segue-se um almoço na empresa Lugrade e visita às instalações, terminando a tarde com uma visita ao Diário As Beiras. No dia 8 de Setembro, confrades e convidados estarão de visita à Figueira da Foz e Quiaios com almoço na Colónia Balnear de Quiaios. À noite há uma visita à Poiartes. No dia 9 é então o dia do Grande Capítulo. O programa começa às 9 horas com concentração e aperitivo no restaurante “O Confrade”, seguindo-se missa na Igraja Matriz de Poiares, desfile pelas ruas da vila e a cerimónia de entronização de novos confrades no AUditório dos Bombeiros Voluntários. Depois do almoço está prevista uma visita à Poiartes. Entretanto, a partir das 14h30 haverá animação nas ruas com o Grupo Pifaradas do Álvaro Pessoa, de Unhais da Serra. A Poiartes e Mostra de Gastronomia abrem às 15 horas e às 17 horas actua o Grupo de Dança Moderna Quiaiense. À noite haverá espectáculo com Ruth Marlene, a partir das 23h30. No último dia, 10 de Setembro, a Poiartes e Mostra de Gastronomia abrem às 9 horas e a partir das 9h30 o Grupo Maribondo anima as ruas da vila. O encerramento oficial do certame, com a atribuição de diplomas de participação aos artesãos e expositores na Poiartes 2007, está previsto para as 16 horas.