sábado, setembro 01, 2007

Federação de Bombeiros acusa Governo de irresponsabilidade

“Desnorte” e “incapacidade” são as palavras usadas pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra para descrever a actuação do Governo no que diz respeito à prevenção e ao combate aos incêndios florestais. Em comunicado, a Federação presidida por Jaime Soares, autarca Vila Nova de Poiares, considera que caso as condições meteorológicas fossem adversas, com um ano seco e quente ou com ondas de calor idênticas às de anos anteriores, “seria o caos completo”.

Dirigindo críticas aos meios aéreos de combate a incêndios e apontando como elucidativas do “desnorte do Governo” as “sucessivas trapalhadas relacionadas com os Beriev ou os Kamov”, a Federação considera que “a única coisa que resta ao Governo é agradecer a S. Pedro” pelas condições meteorológicas que têm contribuído para os baixos índices de área ardida este ano.

A verificar-se um cenário adverso, os representantes dos bombeiros afirmam que “teríamos um país a arder e estaríamos a pagar uma factura pesada demais, porventura irremediável”. Reiterando total disponibilidade dos bombeiros portugueses que, “com responsabilidade, competência, profissionalismo e sentido de dever ainda que sem meios continuam a lutar abnegadamente pela defesa das vidas e haveres das populações”, a Federação do distrito acusa o Governo de sobrepor “mentiras constantes, marketing e propaganda” ao interesse público e à segurança das populações.