segunda-feira, julho 30, 2007

Banda Renovadores

No Sábado foi batido o record de afluência cerca de 230 mil pessoas, tendo este dia a actuar "Banda Renovadores", só para terem uma ideia nesse mesmo sábado a Nelly Furtado esteve em Cantanhede onde assistiram ao seu espectáculo cerca de 50 pessoas, é normal pois estavam todas na Moura Morta.Para Banda Renovadores esta vinda à nossa terra foi a realização de um sonho, saindo assim muito satisfeitos porque concretizaram o sonho de pisarem este palco, segundo o responsável do grupo eles ainda não estavam em si, depois de já terem andado por:
. França
. Estados Unidos da América
. Luxemburgo

. Suiça
. Espanha

Só faltava mesmo a vinda à Moura Morta.
Embora tenha existido algum problema com as luzes mas a vocalista e a teclista "foram as estrelas" que nos iluminaram e guiaram na noite.


Mas a banda saiu da Moura Morta mais doce, sim porque foram presenteados com mel da Moura Morta.
O bar teve uma afluência sempre muito próxima dos 100%, não houve mãos a medir, a música era boa, por isso foi fácil para os mordomos manterem o ritmo elevado e com boa disposição.
Segundo um dos especialistas da Mundais de Pesca à Pluma, o Vitalino, até as trutas no rio dançaram.
A festa durou até ás 7 da manhã, se não esteve presente,
não sabe o que perdeu!

Mensagem recebida por mail da Banda Renovadores.

Olá malta fixe!
Somos a Banda Renovadores, adorámos estar aí. foi espectacular!...
Espero que tenham gostado e visitem Sempre o nosso Site.
Beijos e abraços a quem se destina.

Continuem sempre assim .... DIVERTIDOS e FIXES...

Campeão Nacional de Pesca à Pluma

António José Rodrigues (Tozé)

Campeão Nacional de Pesca à Pluma 2007

Foto gentilmente sacada do site da APPP - como foi de noite não devem dar por falta dela

Muitos Parabéns Campeão, são os votos mouramortinos por esta tua conquista.

Embora no Alva, o Tozé só tenha conseguido o 11º lugar lá recuperou e consegui acabar por conquistar este título.
Já muitos procuraram porque é que ainda não tinha sido dado os Parabéns ao Campeão Nacional após conquista daquele que é para muitos o maior evento desportivo Nacional.

O blog da Moura Morta só agora publicou esta notícia porque esteve em negociações com o empresário do atleta, para que este pudesse representar os Mosqueiros do Alva na próxima época, só que não chegaram a acordo visto que o seu empresário pedia de 40 milhões de euros para um novo contrato de cinco épocas, ao que o blog só estava disposto a pagar 39,999 milhões de euros e três garrafões de vinho.

Um abraço
mouramortino

Luísa Barbosa com o Blog da Moura Morta


O Blog da Moura Morta, fez a maior campanha publicitaria de sempre, propondo a Luisa Barbosa para a MTV. Meteu cunhas a torto e a direito para que fosse escolhida esta cara bonita da Luisa Barbosa. A Luisa Barbosa, reconheceu o esforço e prometeu estar presente na proxima churrascada que se fizer na Moura Morta.
Luísa Barbosa é assim o novo rosto da MTV Portugal. A jovem advogada de S. Miguel de Poiares, tem 25 anos de idade e foi a escolhida na final do VJ Casting, que na madrugada de ontem levou mais de mil pessoas ao Sasha Beach, na Praia da Rocha.
É aquariana, com 1,70 m de altura e 55 quilos de peso, Luísa Barbosa, que substitui Filomena Cautela, vai juntar-se na antena a Diogo Dias (vencedor do VJ Casting em 2005). “Este é o melhor emprego do Mundo”, assegura a nova apresentadora, que ganhou um contrato de um ano e vai já começar a fazer reportagens no terreno, no Festival do Sudoeste, a partir de 2 de Agosto. Luísa Barbosa foi seleccionada de entre um total de 50 concorrentes e levou a melhor sobre os outros dois finalistas, Mariana Silva e Francisco Vestia. Teve pena de não poder estar nas Festas da Moura Morta. Em 2005, tinha também concorrido ao VJ Casting, mas não foi seleccionada, pois não tinha tido o apoio do Blog da Moura Morta. Apesar de esta ser “a realização de um sonho”, Luísa assegura que tenciona “terminar o estágio em advocacia”. A vertente da Comunicação é a que mais lhe interessa enquanto apresentadora da MTV, “mais do que conhecer artistas e músicos famosos”. Diz que a sua maior qualidade é ser “extremamente honesta” e confessa que o seu pior defeito é a “teimosia” que aprendeu com o presidente da Câmara. Para Lorenzo De Stefani, director da MTV Portugal, a edição deste ano do VJ Casting “superou as expectativas”. A festa da MTV abriu com a música dos finalistas do Sapo DJ, a que se seguiu a actuação dos Mundo Secreto, pontuada por alguns problemas técnicos.

Etiquetas:

Karaoke

Na sexta feira a Moura Morta abriu os festejos com um Karaoke e os mordomos quiseram participar na festa, também eles cantando.
Como estiveram presentes cerca de 150 mil pessoas só na sexta feira, entre as quais alguns produtores musicais da nossa praça, já foram contratados para formar uma banda, neste caso uma boys band (o blog já tem conhecimento que está na forja em preparação de um CD).

Também na sexta feira esteve presente neste karaoke o Fã Nº1 da Floribela que cantou e encantou, segundo dizem até se despiu mas isso penso que são só rumores, porque eu não vi nada.
Claro que no meio disto tudo houve quem cantasse bem, mas disso acho que não vale a pena falar . . . hehehehheeh.

Da esquerda para a direita - Tonito (genro da Ti Manela), Álvaro Rei, Ti Acibíadas, Zé Carlos, Carlos da Ti Ilda


Tiago desta vez a solo

sábado, julho 28, 2007

Crianças do Concelho de Poiares passam férias em Quiaios

Em Agosto são os mais velhos

Cerca de 70 crianças e jovens de Poiares, com idades entre os 4 e os 15 anos, já passaram férias na colónia da Praia de Quiaios. Foram os primeiros utentes deste ano da Colónia de férias de Vila Nova de Poiares, infra-estrutura esta que pertence à Câmara Municipal que, ao abrigo de um acordo de cooperação, está a ser gerida pela ADIP, (Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares. Ao longo da estadia, que se prolonga até dia 26, crianças e jovens vão participar num comjunto de actividades. Acompanhadas por oito monitores e duas coordenadoras, as actividades desenvolvidas pretendem, para além de proporcionar um período de férias à beira mar, estimula a ocupação dos tempos livres, desenvolvendo actividades de lazer e convívio, que também promovem a integração social. Na primeira quinzena de Agosto, esta Colónia de Férias vai receber um grupo de idosos do concelho e ainda para Agosto está prevista um grupo de Douchy-les-Mines, no âmbito do protocolo de geminação existente entre os dois municípios. Refira-se que desde a década de 80 que a Colónia de Férias recebe jovens e menos jovens de Vila Nova de Poiares, no âmbito da política seguida pelo executivo municipal, que aposta em melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Cobertura da festa.

A festa tem sido fantástica . . .
Só a partir de amanhã irão ser publicadas algumas fotografias deste grandioso festejo considerada uma das 7 maiores festas do Mundo.

O repórter fotográfico e jornalista encontra-se na Moura Morta a fazer trabalho de campo, só espero que não o obriguem a beber e ele acabe por se esquecer das suas obrigações, mas penso que para que isso acontecesse teriam de lhe apontar uma pistola à cabeça (se não tiverem, ele tem uma de plástico que vos pode emprestar).


sexta-feira, julho 27, 2007

Festa da Moura Morta começa hoje

A

Festa


Da

Moura Morta

Começa

Hoje!


A Moura Morta já está com mais luz, mais gente pois a chegada de alguns emigrantes para as suas férias e para viver as festas religiosas ajudam só por si a criar este ambiente de festa.
Hoje é dia de assar a chanfana, cozer a broa, verificar as mesas e os bancos, sim porque festa é festa e os convidados são sempre mais que muitos. É preciso ver se falta alguma coisa de última hora para se comprar para o repasto do fim de semana, fazer os últimos convites e verificar se os pipos ainda têm vinho.

Mas para quem estes dias a intensidade aumenta, o trabalho só agora começa é sem dúvida para os mordomos, porque por muito que já tenha sido feito sejam existe sempre algo para fazer, pois têm de preparar o bar, verificar se a quermesse e ir buscar algumas mimosas para os enfeites dos arcos, arrumar algumas coisas. Os enfeites dos andores só no sábado irão ser feitos.

Mas o bar já está em funcionamento para que com este sol não haja o perigo de desidratação, para aqueles que por lá andam a tratar dos últimos preparativos ou por quem lá vá tanto para ver como para ajudar.

Cartaz da Festa da Moura Morta

Já existem espalhados pelos nossos arredores os cartazes da Festa da Moura Morta, mas agora passam a ser publicados em todo o Portugal e no resto do Mundo.
Assim se quiser visitar a nossa terra terá de ficar nos hotéis de Coimbra, Luso ou Buçaco pois a nossa capacidade hoteleira já há muito que está esgotada.
Segundo os responsáveis do Turismo da Moura Morta, eles já estavam preparados para esta situação pois já tinham sido encomendados vários estudos de Mercado, os quais foram realizados pelo blog da Moura Morta, os responsáveis da Indústria Hoteleira da Moura Morta estão muito satisfeitos com esta situação.

Carregue em cima do cartaz para ver melhor

quinta-feira, julho 26, 2007

ICE - (= In Case of emergency).

Os Bombeiros e o INEM deram-se conta que muitas vezes, nos acidentes rodoviários, os feridos trazem consigo um telemóvel. No entanto, na hora de intervirem, não se sabe a quem contactar da lista interminável de números.
Lançam-nos por isso a ideia de que toda a gente acrescente na sua agenda o telefone da pessoa à qual contactar em caso de urgência sob o mesmo nome.
O nome internacional é ICE (= In Case of emergency).
Com este número inscreveremos a pessoa com a qual deverão contactar os bombeiros, polícias, INEM, protecção civil..
Quando houver várias opções poderemos assinalá-las como ICE1, ICE2, ICE3, etc. É simples, não custa nada e pode ajudar-nos muito!
Seja pro-activo e faça já esses registos.

O Hidden Persuader na Blogosfera

Sergio Henrique Santos soma e segue

Dizem que nós é que somos de trás-da-serra

Com alguma apreensão voltámos a encontrar um tal de Pedro Viseu do(http://entroutrascoisas.blogspot.com/) escreveu no Blog Poiares-on-line, o seguinte comentário em 27 de Fevereiro de 2007 - Eu é que não dava aulas em Poiares se não ainda me chamavam de:
- ENSINA BURROS.

Como se sabe este senhor foi corrido de um antigo blog de Penacova pelos seus companheiros de percurso o que fez acabar com tal blogue. Pelo espirito e a dignidade que um blog pode permitir......ninguem acaba com um blogue
Realmente não percebiamos porque é que esse "senhor" tinha agido sempre de uma forma tão agressiva em relação aos blogs, desde o primeiro momento; mas agora percebe-se, ele deve ter alguma coisa mal resolvida com o o Concelho de Vila Nova de Poiares, daí que até tenha encontrado o nosso blog e tenha vindo a tentar descarregar sobre nós, algo que só a ele diz respeito, dando-se ao trabalho de utilizar um pseudónimo (um nome inventado) para nos escrever comentários, chegando ao ponto de nos insultar; entre outras coisas chama-nos "de Trás-da-Serra." Só não conseguiu explicar se foi ele ou não que saiu do Hospital de Lorvão.Era estranho que uma notícia sobre um evento em São Pedro de Alva que nós retiramos do seu blog e para a qual era feita uma hiperligação (logo não era plágio), lhe provocasse tanta revolta e tanta indignação, afinal era apenas e uma simples notícia sobre a nossa região.
O Objectivo do Blog desde sempre foi a divulgação da nossa região e da terra e ser um elo de ligação com todos aqueles que estão longe, desta forma eles podem sempre e acompanhar o que se passas suas raízes, com os seus amigos e com a sua família.
Quem nos lê é porque está certamente fora da sua terra, sim porque na Moura Morta apenas devem haver duas ou três ligações à Internet, isso quer dizer que as pessoas que nos acompanham se identificam com as suas origens, com o que se escreve ou apenas têm curiosidade com o que se passa na Moura Morta!
Só quem já esteve fora da sua terra natal longe dos seus amigos da sua família, sabe o bom que é poder estar em contacto com as suas raízes, mas quem dá valor a estas coisas certamente é porque já passou por isto, porque nem todos tiveram a sorte de nascer num ambiente que lhe pudesse proporcionar tudo, daí que ausência de dificuldades da vida fácil leve à critica simples, até porque se calhar se perguntar-mos a estas pessoas o que é que já fizeram ou tentaram fazer pela sua região eles dirão:
- Critiquei !
Esse senhor que se deve achar o dono do mundo ou será senhor de uma cultura superior, tanto é que se acha no direito de poder desvalorizar, insinuando que os posts do nosso blog sobre os aniversários das nossas gentes são coisas fúteis; claro que para nós são muito importantes, daí que o continuaremos a fazer, até porque o objectivo do nosso blog não é político nem de promoção pessoal, nem agradar ao "senhor" em causa!
O Mr. Daniel um Finlandês, grandes Cérebros Nokia, (com o qual tive o prazer de trabalhar), abriu uma Conferência de Engenharia em Portugal com as seguintes palavras:
- Um dos grandes problemas de Portugal é falta de orgulho das suas gentes na sua identidade e nas suas raízes, porque têm tudo para vencerem! (Foi pena que esse "senhor" de Penacova não tenha estado presente para poder ter ouvido estas palavras).
Será que todas estas questões não se resumem apenas a uma palavra HUMILDADE, pois é alguns dos que por ai vagueiam tentam afirmar-se não pelo seu valor, mas tentando desvalorizar os outros para tentar sobressair!
Muitos dos grandes homens da nossa praça são provenientes do nosso Portugal mais profundo (alguns de trás-da-Serra) onde as dificuldades "eram mais que muitas", onde era preciso fazer das "tripas coração", mas a palavra de ordem era lutar, só poderia existir um resultado vencer as adversidades. Daí que tenham arriscado e partido em busca de um mundo melhor, tanto dentro do nosso país tentando a sua sua sorte nas grandes cidades como no estrangeiro, mas estes certamente não tiveram tempo de criticar pois tinham que trabalhar ou ajudar a construir algo melhor.
Claro que existem pessoas que não capazes de perceber que podemos fazer algo sem pensar-mos só eu nós, eu sei que nem toda a gente têm o prazer e o orgulho de poder dizer :
-"Eu sou Mouramortino", e ter muito orgulho na sua terra e nas suas origens.
Não me irei esquecer o bom que é colocar uma fotografia do Caneiro e receber um comentário de alguém que está do outro lado do Atlântico (da América) a dizer que aquelas canas da India tinha sido ele que as tinha plantado ou receber fotografias enviadas do Brasil, a mostrar os convívio entre os mouramortinos, são estas coisas que nos dão aquela força para continuar.
São estas pessoas que ao longo dos anos eles ajudaram a criar riqueza no nosso país (depositando aqui as suas economias e construindo as suas "casinhas"), uns heróis, pois alguns partiram sem saber ler nem escrever mas que isso não os demoveu serem
o que são, uma mais valia nos países onde residem, muitos comeram o "pão que o diabo amassou" mas não tenho dúvidas que estes são aqueles que sentem "um arrepio" quando ouvem o nosso hino nacional, que o coração bate mais forte ao ver a Vanessa Fernandes ou o Mourinho ganhar mais um titulo. E que não conseguem conter as lágrimas ao ouvir a Mariza Cantar o Fado.
O blog é a forma que nós temos de dizer obrigado, por a todos aqueles que não se resignaram à critica ou às dificuldades, que arriscaram, partiram (não só para o estrangeiro mas também dentro de Portugal) e conseguiram ir mais além !

Mouramortino em ranking Mundial




Marketing
Blogue de Sérgio Santos entre os mais influentes
25 de Julho de 2007
por Filipe Pacheco


A versão inglesa do blogue The Hidden Persuader, da autoria de Sérgio Henrique Santos, director de planeamento estratégico da Lowe Lisboa, é a única presença portuguesa no ranking mundial Power 150. O blogue surge na 64ª posição do ranking que pretende hierarquizar os melhores blogues de marketing escritos em inglês. O Power 150- Top Marketing Blogs é uma iniciativa de Todd And que, além de critérios subjectivos, tem em conta a posição que o blogue ocupa no Google e no Technorati e o número de subscritores que possui. O ranking, feito em parceria com a Advertising Age, é liderado pelo blogue de Seth Godin.





quarta-feira, julho 25, 2007

Mas que calor.....

Com este calor e com a chanfana que se comeu na Festa, os nossos turistas têm passeado no calçadão da Moura Morta em fato de banho a caminho do Caneiro.
Este casal bem conhecido tem feito sucesso ao passar no Terreiro, pois os cães fartam-se de lhes ladrar.
O que vale é que eles não entendem os improperios da canzoada.

terça-feira, julho 24, 2007

Barco com problemas na Moura Morta

Este barquito tinha por destino o Porto da Moura Morta, mais própriamente junto ao Caneiro, mas teve um pequeno problema junto ás Secarias, uma truta de grande porte e em excesso de velocidade (isto segundo palavras do Vitalino que se encontrava à pesca naquela zona), embateu no barquito e provocou estes estragos.
O responsável do Porto da Moura Morta disse ao nosso Blog que iriam tomar medidas, uma das quais era ir de noite roubar um radar de velocidade à cidade de Lisboa para o instalar no rio Alva.

O Comandante da GNR da Moura Morta e o núcleo de Investigação da Policia Judiciária também da Moura Morta já criaram um dispositivo de segurança à Roda Grande, para tentar capturar essas trutas perigosas! Para este combate foram também disponibilizados pela marinha os submarinos que andam a patrulhar as águas a montante do Caneiro até à Barragem das Fronhas.

Xica - Fotos Exclusivas

Pois é a Xica é muito solicitada em desfiles e essas coisas do Jet7, portanto tem sido dificíl chegar à fala com ela, mas lá conseguimos!

A Xica toda Fotogénica
Gostava muito de agradecer ao Ti Alcibiades de Oliveira além de ser uma pessoa muito bem disposta e um amigo, está sempre pronto a colaborar, desta vez não fugiu à regra e lá foi ao curral propositadamente buscar a Xica para a foto!
O Blog sabe de fonte segura que o Ti Alcibiades já tinha recebido propostas milionárias da Caras e da Nova Gente e Lux para terem um exclusivo com a Xica, mas ele preferiu dar esse exclusivo ao Blog da Moura Morta.

segunda-feira, julho 23, 2007

Novo muro e preparativos da Festa

A pedido de alguns visitantes aqui está a foto do muro depois de pintado.
Também foi feita uma investigação sobre o vinho que foi utilizado na obra e posso garantir que era de qualidade, pois o garrafão ficou vazio e todos os participantes garantiram que o vinho só tinha uma falha; sim porque o vinho na Moura Morta só pode ter uma falha é ser pouco!
E para me certificar que tudo está bem na Moura Morta, com os preparativos da festa, hoje tive que ir fazer o "sacrifício" de ir visitar algumas adegas para me garantir da qualidade do vinho, òh "Moura Morta a quanto obrigas".

Como o Zé Caetano chegou da América ainda pensei que me ia ajudar nesta importante missão, mas não foi de todo possível.

Novo muro junto à churrasqueira

Adro da Capela e Coreto
Já estão colocados os mastros para a iluminação e alguns cordeis para colocar flores e para colocar uma rede a proteger o bar do sol se o tempo assim o exigir.

domingo, julho 22, 2007

Opiniões

Pois é Joaquim, e quem fala assim, não é gago! hehehehe
Mas se o teu namorado sabe ainda te dá tautau!


Estou a ver o que tu querias é que os metessem todos num Submarino, e que fossem para o fundo do mar, para uma festa suponho!
Joaquim assim com uma ideia tão "fofa" e tão "querida" ainda vais convidado para ser o relações Publicas da Festa.

Preparativos para a festa

A equipa de reportagem do blog da Moura Morta não estava preparada para estas obras, daí que as fotografias não tenham a melhor resolução, foram tiradas com telemóvel, mas certamente durante o fim de semana irão ser tiradas novas fotos.

Obras no muro do ao lado do Centro de Convívio.

Esta obra é algo que ajuda a minimizar o perigo de queda. Esta obra está a ser feita pelos elementos da comissão de festas, participaram nos trabalhos o Zé Carlos, Carlos Fernandes, Tonito (genro da Ti Manuela), Sérgio (da Ti Manuela) e o Zé Luis.

sexta-feira, julho 20, 2007

Comunidade precisa de leite e cereais

A situação não é preocupante, mas Teresa Granado não esconde que a comunidade juvenil necessita "de leite e cereais" para as 50 crianças que ali habitam.
Olhando para a despensa da Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis, a responsável reconhece que as embalagens de leite não vão durar muito tempo. É que, feitas as contas, as crianças e jovens bebem 22 litros de leite por dia. "Tenho de reconhecer que o nosso stock de leite está em baixa". A diminuição deve-se, segundo a responsável, ao período de férias de muitos dos que costumam ajudar. O problema não é novo na instituição. Teresa Granado lembra que já teve necessidade de "pedir pacotes de leite aos amigos" das professoras que vêm para aqui destacadas. Mas as necessidades da instituição não se ficam só pelo leite. "Existem quatro coisas que eu costumo sempre pedir e que são necessárias. São elas: leite, azeite, óleo e cereais para o pequeno almoço", afirmou. Para além dos bens alimentares, a comunidade tem gastos "enormes" com meias e sapatilhas dos jovens.
Teresa Granado referiu ainda que o apoio dado pela Segurança Social – 400 euros por cada criança – é também usado para pagar os ordenados dos mais de 20 funcionários da comunidade. "Aliás, é bom que se diga que dessa verba temos de pagar a segurança social dos nossos funcionários. Se não o fizermos, ou seja, se não tivermos tudo em dia, retiram-nos o apoio no mês seguinte", disse.
Uma das esperanças da comunidade eram os donativos por altura do Natal. Só que, em 2006, a verba que normalmente dava para pagar algumas das dívidas da instituição "desceu para metade". Isso trouxe "maiores problemas financeiros para a comunidade", reconheceu. Uma das medidas que está em curso é a diminuição do número de crianças e jovens em risco. A situação não se deve a dificuldades de índole financeira, mas "por imposição da Segurança Social".

Bolsa Verde
Para tentar resolver parte do problema, a comunidade prepara-se para lançar a "Bolsa Verde". A bolsa, de valor nunca inferior a 20 euros por mês, dará um contributo importante na educação de cada uma das crianças ali instaladas. "Desta forma, está a contribuir directamente para a sua valorização educativa e cultural", afirmou. Em troca do apoio mensal, o contribuinte receberá um relatório com a evolução e aproveitamento escolar do bolseiro.
Para apoiar a comunidade, os interessados devem entrar em contacto com a instituição no Vale do Seixo, em Coimbra, ou no Olho Marinho, em Vila Nova de Poiares.

quinta-feira, julho 19, 2007

Nós por cá

Na Moura Morta no Centro de Convívio uma das mesas estava a abanar e lá teve que se colocar um calço para se poder jogar às cartas sem o risco da mesa continuar a balançar.

terça-feira, julho 17, 2007

Um morto e dois feridos em colisão na EN 17

Uma mulher de 46 anos morreu, ontem, na sequência de uma colisão entre dois veículos, em Tapada de Ceira (Coimbra), que provocou mais dois feridos, um grave e outro ligeiro. O acidente registou-se às 17.50 horas, na Estrada Nacional 17, mais conhecida por Estrada da Beira, e envolveu dois veículos, um dos quais de baixa cilindrada (vulgarmente apelidado de "papa reformas"). A vítima mortal, Maria do Carmo Guedes, era ocupante deste último carro, conduzido pelo seu marido, José Guedes, que também sofreu ferimentos considerados graves. O outro ferido (ligeiro) era ocupante da outra viatura, que transportava também um casal, residente em Coimbra, e uma mulher idosa. Este carro seguia no sentido Vila Nova de Poiares-Coimbra e o outro em sentido contrário.
Uma das viaturas ficou completamente desfeita após o embate
A vítima mortal residia em Vila Nova de Poiares e comemorava ontem o seu aniversário. O seu marido, condutor do veículo, que ficou ferido com gravidade, é funcionário da autarquia local, como confirmou o presidente da Câmara Municipal, Jaime Soares. Além dos Sapadores e do INEM, estiveram também envolvidos na operação os Voluntários de Coimbra.

A operação de socorro às vítimas demorou cerca de uma hora, segundo fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, que fizeram deslocar para o local um carro de desencarceramento, duas ambulâncias e uma viatura para limpeza da via. As vítimas foram socorridas por equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que, além de uma ambulância, estiveram no local com duas viaturas médicas.

segunda-feira, julho 16, 2007

Perseguição Policial ou Operação rotineira

Foi este sábado ao fim da tarde por volta das 17h00 que a nossa pacata aldeia da Moura Morta ficou por breves instantes de sobressalto, isto porque a GNR ligou as sirenes para mandar parar um motorizada.
Após a ter sido mandada parar e identificada a condutora da motorizada, Maria de Fátima, foi levada para a esquadra no Jipe da GNR, provavelmente para prestar depoimento.

Presidente da Câmara de Poiares visita a Moura Morta

Foi no passado sábado que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares fez uma visita à Moura Morta devidamente acompanhado pelo Presidente da Junta de freguesia de Lavegadas Álvaro Rei e pelo secretário da Junta Zé Carlos.
Essa visita terá tido por objectivo o tomar contacto com as obras em curso na freguesia e neste caso na Moura Morta provavelmente o que é que se estava a fazer. Achamos muito positiva esta atitude por parte da Câmara visto que participou ofertando os materiais para o centro de Convívio deverá ser importante saber se estão a ser bem utilizados.
O Presidente já pode constatar alguns dos preparativos para a festa que, pois já estão colocados alguns dos mastros que irão servir para fixar a iluminação no Adro da Capela.

Em nome do Blog da Moura Morta, um obrigado e um reconhecimento a todos os que participaram na realização destas obras, aos mordomos e à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares pela ajuda material oferecida para a realização das obras.

sábado, julho 14, 2007

S.Pedro de Alva - 1ª Feira de Actividades Economicas


O pessoal das zonas ribeirinhas do Rio Alva vai ter oportunidade de visitar a 1ª Feira de Actividades Económicas do Concelho de Penacova, que vai ter lugar em São Pedro de Alva, de 13 a 17 de Julho, no espaço onde habitualmente se realiza a feira daquela localidade.
Há realmente em S. Pedro de Alva autarcas empreendedores, capazes de pôr mãos à obra para conseguirem realizar eventos que beneficiam, não só a freguesia onde exercem o seu mandato, mas também o concelho a que pertencem. O Luís Miguel Adelino, estará de parabens. Pode contar com o povo da Moura Morta que lá irá visitar a feira.

in "http://entroutrascoisas.blogspot.com"
Blog do Pedro Viseu . Mas se carregarem em cima do titulo do post, este irá direccioná-lo para o blog "Entre outras coisas"

POIARES LANÇA OPA SOBRE PENACOVA

Segundo fontes do Blog de Notícias de Penacova, POIARES LANÇOU OPA SOBRE PENACOVA.

Poiares comunicou à CMVA (Comissão de Mercado de Valores Autárquicos) o lançamento de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição), sobre Penacova.
Numa nota à imprensa, a que o Blog-Notícias de Penacova teve acesso em primeira mão, Poiares diz que lança a OPA sobre Penacova para revitalizar o concelho que, segundo as palavras de Marta Soares, "anda um pouco em baixo!"
Instado a responder sobre a abrangência desta OPA, Poiares refere que ela inclui o concelho de Penacova no seu todo, à excepção do bigode de Maurício Marques, a veia oratória de Pedro Carpinteiro e os sapatos de salto alto de Zita Henriques.

in "http://bnoticiaspenacova.blogspot.com"

sexta-feira, julho 13, 2007

Septuagenária preocupada com a última morada

Com o medo que chegada a hora da sua morte, ninguém fosse capaz de lhe colocar uma campa e de a venerar, Palmira Celestre Barbas Correia achou por bem comprar um terreno no . . . cemitério de Penalva de Alva, colocar uma campa com a sua fotografia e até de, hora em quando, lá colocar flores. "À memória de D.ª Palmira Celestre Barbas Correia. Paz a sua alma". Numa primeira leitura nada de anormal, trata-se de uma vulgar inscrição das muitas que constam nas lápides do cemitério de Penalva de Alva. A inexistência da data de nascimento e de falecimento da suposta defunta é que chama a atenção de quem num simples olhar se apercebe da falta dessa informação que, tal como a fotografia, costumam acompanhar aquela inscrição. De mármore branco já esbatido por força do calor e do gelo, na campa de Palmira Celestre Barbas Correia – situada no lado esquerdo, logo à entrada do cemitério – não faltam flores de veneração à senhora que, ainda não se sabe quando, há-de um dia naquele local ser sepultada. É que Palmira Celestre ainda está viva e de boa saúde, não passasse ela ainda os dias a trabalhar na agricultura e a cuidar dos animais. Na freguesia não há quem desconheça o caso, mas já se falou mais que agora. Contam habitantes da freguesia que a campa de Palmira Celestre aguarda pelo seu falecimento há mais de 15 anos, o que é facilmente comprovado pela fotografia da lápide que dá ares de uma senhora de meia-idade e não de uma septuagenária. "A alma que ainda cá anda". Já toda a gente viu e quem apenas ouviu falar não perde a oportunidade de, numa visita ao cemitério de Penalva de Alva, dar uma espreitadela na campa "daquela que ainda está viva". À primeira vista surgem dúvidas porque uma outra lápide foi lá colocada, recentemente, com uma inscrição relativa ao falecimento da irmã de Palmira Celestre que foi ali sepultada com a sua autorização. Mas, conta quem viu que, ainda antes do falecimento da irmã, a dona Palmira colocava flores na sua própria campa. Muitas vezes interpelada por populares sobre o porquê de tal atitude, a senhora dá sempre a mesma justificação: "quando morrer não sei se alguém me vai lá pôr flores". Terá sido também este motivo que a levou a, aquando da morte do marido, comprar o terreno no cemitério e a colocar lá uma campa, com fotografia e respectiva inscrição. "Ela disse-me que fez isto, porque um dia mais tarde ninguém lhe punha lá nada". Alice Campos, habitante de Penalva de Alva que conhece bem Palmira Celestre e alguns episódios da sua vida. De acordo com alguns relatos de populares, a dita senhora casou com um senhor viúvo que tinha já três filhos. O marido morreu já lá vão mais de 15 anos e do casamento não houve filhos. Apenas com mais dois irmãos, Palmira Celestre não tinha mais nenhum familiar com o seu próprio sangue. Receosa de que um dia, na hora da sua morte, ninguém a venerasse e que, por isso, nem uma campa lhe colocassem, decidiu comprar um terreno no cemitério para lá ser sepultada. Esta é, de resto, já uma prática habitual entre o comum dos mortais, o mesmo não acontece com a decisão de lá colocar a campa com a inscrição "À memória de Dª Palmira Celestre Barbas Correia. Paz à sua alma". "A alma que ainda cá anda", gracejou uma habitante local, sublinhando que a senhora "até é uma pessoa ilustre" porque – como disse – "até põe o «Dona» antes do nome". "Ela até teve juízo", disse a mesma senhora que preferiu remeter-se ao anonimato. "Acho engraçado e dou-lhe razão porque, se calhar, quando morresse ninguém lhe punha lá nada", disse António Garcia, conhecido de Palmira Celestre. O presidente da Junta de Freguesia de Penalva de Alva disse ter conhecimento do caso, embora não saiba ao certo de quem se trata, porque os procedimentos foram desencadeados muito antes de ele ter sido eleito presidente de Junta. António Brito referiu que a compra de terrenos no cemitério é habitual, mas que é a primeira vez que alguém coloca uma campa com a respectiva fotografia e vai frequentemente ornamentá-la com flores.

quinta-feira, julho 12, 2007

Camião Respirar

Camião RespirAr Sensibiliza para Defesa da FlorestaO Camião RespirAr da Federação de Produtores Florestais de Portugal, está em Vila Nova de Poiares desde terça-feira (10 de julho) até quinta-feira. A iniciativa, da Associação de Produtores Florestais de Poiares, visa divulgar e sensibilizar toda a população para a importância da defesa e preservação da nossa floresta.

Este Camião insere-se na campanha itinerante de educação ambiental sobre florestas e fogos florestais. Está estacionado junto ao posto de turismo da Vila, estando aberto a visitas individuais ou em grupos organizados.

As marcações devem ser feitas na ADIP, através do nº de telefone 239429000. Esta campanha de sensibilização ambiental está a funcionar em Poiares, desde ontem (dia 10), entre as 14H00 e as 20H00,e entre as 09H30 e as 17H30, de hoje e nos restantes dias.

Venha conhecer um pouco mais sobre o associativismo florestal em Portugal.

- Um dos Engenheiros Florestais que "viaja" neste camião a fazer a divulgação deste projecto pelo país é o João, jovem engenheiro de Alveite (Vila Nova de Poiares).

quarta-feira, julho 11, 2007

Correios de Portugal

- Está demais e é verídico

Vejam-me isto que se passou com uma cidadã Lisboeta:

- Fui recentemente aos Correios na baixa de Lisboa e fui atendida por uma dessas novas funcionarias dos Palops. A funcionária (era loira de carapinha!!) dos Correios perguntou o nome para colocar no recibo. Sem dar importância disse-lhe que deixasse em branco. Agora poderão ver no recibo que segue em anexo o que a funcionária escreveu no local do meu nome.

Para não dizerem que é mentira... Aqui vai . . .



Ponte da Mucela


Ainda eram visíveis este fim de semana algumas das marcas deixadas pelo acidente da semana passada em pela Ponte sobre o rio Alva, onde por sorte ninguém se magoou gravemente.

terça-feira, julho 10, 2007

Festa em Vale de Tronco

Este fim de semana foram as Festas de Vale de Tronco e como não poderia deixar de ser o blog da Moura Morta este lá para fazer a cobertura deste acontecimento.

Jovens do Carregal - Vale de Tronco - Zagalho - Vale de Conde - Friúmes

Por acaso, mas só por acaso apareceram umas meninas bonitas em frente à máquina, foi quase por magia!

É de salutar ver que estiveram presentes muitos jovens, pois cada vez mais há um afastamento destes para com as nossas tradições.
Não podemos deixar enfraquecer aquilo que são marcos históricos da vida das nossas aldeias e das nossas gentes.

. . .

segunda-feira, julho 09, 2007

Poiares lembra aviadores falecidos

Os oito pilotos aviadores que há 52 anos perderam a vida, num trágico acidente, voltaram a ser homenageados na Serra do Carvalho.
À semelhança do que acontece todos os anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e o núcleo de Coimbra da Associação de Especialistas da Força Aérea Portuguesa (FAP), em parceria com a Base Aérea de Monte Real, prestaram uma homenagem aos oito pilotos aviadores que há 52 anos perderam a vida na Serra do Carvalho.
As cerimónias decorram, no local onde ocorreu o trágico acidente, com a celebração de uma missa campal de acção de graças e sufrágio pelos mortos da Força Aérea. Após a missa foram depositadas algumas coroas de flores no monumento existente no local, altura em que ocorreu uma passagem de aeronaves da FAP, que completou a cerimónia.
Para a organização, esta homenagem procura manter viva a memória histórica do acidente ocorrido há 52 anos na Serra do Carvalho, “o mais trágico da Força Aérea Portuguesa e também o maior do género a nível mundial”.
Na cerimónia estiveram presentes cerca de 70 militares e algumas altas patentes da Força Aérea Portuguesa, nomeadamente o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, general Luís Araújo, bem como o ex–CEMFA, general Taveira Martins, para além de instituições representativas do concelho de Vila Nova de Poiares.
Para reforçar o simbolismo do local a autarquia construiu uma capela em honra de Nossa Senhora do Ar e, para perpetuar a memória dos pilotos falecidos, foi erigido um cruzeiro ao cimo da povoação. Em 2005, ano em que se assinalaram os 50 anos do acidente, foi também inaugurado o monumento “Voo dos Anjos”, numa rotunda à entrada de Vila Nova de Poiares, constituído por oito colunas encimadas por “asas”, representando cada um dos aviadores que pereceram no trágico acidente

domingo, julho 08, 2007

Um génio! Será?



Agora imaginem que lhe davam uma bateria . . .

sábado, julho 07, 2007

O Saber não ocupa espaço

Voleibol - VIII Summer Cup

Voleibol
VIII Summer Cup atrai quase mil jovens à região Centro

Lousã, Góis, Penela e Vila Nova de Poiares são os quatro concelhos envolvidos na VIII Summer Cup, um torneio de voleibol que arrancou ontem (dia 4) e se prolonga até ao próximo domingo envolvendo 56 equipas – nacionais e estrangeiras – e quase mil praticantes da modalidade, sobretudo jovens com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos.
Considerado já um dos maiores encontros do voleibol juvenil europeu, a 8.ª edição da Summer Cup disputa-se nas instalações desportivas das escolas secundárias dos quatro concelhos envolvidos. Para além das inúmeras equipas nacionais e da equipa anfitriã – o Lousã Volley Clube.
Iniciado em 2000, o torneio tem evidenciado um crescimento notável conjugando a componente competitiva com o convívio entre todos os participantes, contribuindo assim para divulgar a modalidade e a região Centro.
– a presente edição do torneio conta ainda com representantes da Bélgica, França, Espanha e Itália.

sexta-feira, julho 06, 2007

Balanço

Foi na Moura Morta e pela Moura Morta que surgiu a ideia e a inspiração para levar a nossa aldeia mais além, não com o intuito de a tornar uma metrópole, mas para a tornar mais próxima daqueles por várias razões estão longe.

Desde a data da criação do blog até hoje já foram publicados por nós mais de 500 posts (textos) e tivemos mais de 31000 visitas!

Percentagem das pessoas que nos visitaram por países

Os últimos visitantes . . .

Carregue em cima do mapa

quinta-feira, julho 05, 2007

Ponte fechada 24 horas

Mais de 24 horas após o encerramento ao trânsito da Ponte da Mucela (Vila Nova de Poiares), na sequência do embate entre um camião e uma grua que estava a efectuar trabalhos no tabuleiro, a "deficiente" sinalização da obra era alvo de críticas. Jaime Soares, comandante dos Bombeiros Voluntários e presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, acentuou que uma obra de "grande especificidade técnica, como era o caso, exigia também um grande rigor em termos de segurança".


Não era suficiente, em seu entender, uma única placa de sinalização a cerca de 80 metros da ponte, porque "o que estava a ser feito não era um trabalho normal". "A máquina em funcionamento ocupava 75% da via", sublinhou. Considera até que se justificaria a instalação de sinais luminosos ou "pelo menos a presença da GNR", uma vez que a circulação era feita alternadamente e "quando a grua estava em funcionamento, o contrapeso ocupava mais de metade da via". Foi nessa parte da máquina que o veículo pesado de mercadorias, que transportava areia, embateu, anteontem, ao final da tarde.

Segundo o condutor da viatura, que preferiu manter o anonimato, os travões do camião "aqueceram e não actuaram bem", indo colidir com o contrapeso da grua que, nesse momento, garante, "ocupava praticamente toda a via". O motorista afirma, igualmente, que a obra estava mal sinalizada. "Deveriam existir mais placas ao longo da estrada a alertar para a situação, ou até mesmo fazer o desvio do trânsito, pelo menos os pesados. Não é colocar uma única placa próximo do local do obstáculo, principalmente quando a visibilidade é reduzida, devido à curva que existe antes da ponte", refere.

A grua estava a ser utilizada em trabalhos de recuperação do apoio central da ponte, uma obra da Estradas de Portugal, que remeteu esclarecimentos para hoje. O acidente registou-se, na terça-feira, e só ontem, à noite, os veículos começaram a ser removidos. Houve apenas um ferido ligeiro, o motorista do camião.
in: "Jornal de Notícias"

FADOS de COIMBRA

Já agora podemos ouvir aqui belos Fados de Coimbra.
Vamos a isso
http://fcoimbra.com.sapo.pt/index.html

Mulheres . . .

Ainda dizem mal das mulheres . . .

São elas que o mantêm direito! (o tractor)

BoRósCopo"s" - Carangueijo

"BoRósCopo" onde você poderá saber o seu futuro sem erros e sem falhas:
Nós nunca falhamos nas previsões!

Quer dizer às vezes acertamos ao lado!

Semana 08 a 15 de Junho

Nascidos entre 21-06 a 21-07

Carangueijo:
Esta semana você vai dar por si a pensar como teria sido feliz se não tivesse casado com a sua mulher e não tivesse tido uma rabanhada de filhos!
Aquilo que você lá no fundo pensava que podia acontecer vai tornar-se então realidade, a sua empresa não vai pagar subsidio de férias a ninguém, pois estamos em tempos de crise e o seu patrão não pode ter mais despesas além do novo Mercedes SLK da nova casa de praia e do cruzeiro que vai fazer com a amante.

Tenha cuidado com o Viagra não abuse!

Por: Mestre Professor Pau Grosso Prá Carmina

quarta-feira, julho 04, 2007

Ponte da Mucela fechada ao trânsito

Ponte da Mucela fechada ao trânsito

O embate de um camião contra uma grua, na Ponte da Mucela, Poiares, provocou o corte da Estrada da Beira desde as 17h00 de ontem. O pesado de mercadorias e a máquina só hoje serão removidos do tabuleiro da ponte sobre o Alva.
O condutor de um camião ficou ligeiramente ferido em consequência da colisão do seu veículo contra uma grua em manobras no tabuleiro da ponte, na Ponte de Mucela.
A grua, de grandes dimensões, descarregava betão que operários mergulhadores colocavam na base dos pilares da ponte sobre o rio Alva.
O camião seguia na Estrada da Beira, no sentido da Ponta da Mucela – Arganil, e em circunstâncias ainda por apurar, mas eventualmente relacionadas com sobreaquecimento dos travões na descida da Serra de São Pedro Dias, à saída da curva que antecede a ponte deparou-se com a grua no tabuleiro, tentou passar no espaço restante mas a colisão ocorreu, com violência.
O camião desfez-se contra a grua, ficou praticamente irrecuperável, e a grua também sofreu grandes prejuízos.
A escassa sinalização das obras de manutenção da ponte, considerando que o facto de uma máquina de grandes dimensões ocupar a quase totalidade do tabuleiro da ponte mereceria um reforço de sinalização, a distância e visibilidade adequadas.
Os bombeiros de Poiares estiveram no local e transportaram o motorista do camião, Arlindo Moreira Cavadas, de 56 anos, primeiro para o centro de saúde e depois para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
O trânsito neste troço da Estrada da Beira ficou impedido desde o momento do acidente, esperando-se a chegada de uma potente grua para remover o camião e a máquina que ocupam totalmente o tabuleiro da ponte.

terça-feira, julho 03, 2007

Casas sociais não atribuídas

O apoio da Acção Social está bem construído em Vila Nova de Poiares! Isto é bem verdade! As casas estão construídas perto do cemitério de Poiares, e junto aos estaleiros da Câmara Municipal. Contudo, após terem sido inauguradas pelo excelentíssimo 1º Ministro Pedro Santana Lopes, na altura de 2005, numa corrida por Poiares de inaugurações. Acho que em Poiares foram 7. Deve ter sido o ano das obras feitas em Poiares, pois até aí e a partir daí nunca mais se viu uma coisa igual! Só parecida, perto das Eleições Autárquicas! Sabe-se lá porque é que nessas alturas é que se tem que mostrar obra feita!Os novos bairros sociais, bem pensados e estruturados, onde até consta um parque desportivo (1 ringue para jogos, com balizas; playground de madeira tratada).
Estas casas, que deveriam ser entregues a famílias carenciadas estão a ficar degradadas pela falta de uso.
Algumas, até são visíveis actos de vandalismo. Outras servem de albergue a alguns drogados de heroína.

Retirado do blog: http://acorda-vnpoiares.blogspot.com/

Ao ler esta notícia fiquei um pouco apreensivo . . . Será que é mesmo verdade!
Será que não há pessoas que necessitem deste apoio social no nosso Concelho, se não, então porque é que as construíram as casas? Se precisam porque é que não são entregues?