Dizem que nós é que somos de trás-da-serra
- Com alguma apreensão voltámos a encontrar um tal de Pedro Viseu do(http://entroutrascoisas.blogspot.com/) escreveu no Blog Poiares-on-line, o seguinte comentário em 27 de Fevereiro de 2007 - Eu é que não dava aulas em Poiares se não ainda me chamavam de:
- - ENSINA BURROS.
- Como se sabe este senhor foi corrido de um antigo blog de Penacova pelos seus companheiros de percurso o que fez acabar com tal blogue. Pelo espirito e a dignidade que um blog pode permitir......ninguem acaba com um blogue
O Objectivo do Blog desde sempre foi a divulgação da nossa região e da terra e ser um elo de ligação com todos aqueles que estão longe, desta forma eles podem sempre e acompanhar o que se passas suas raízes, com os seus amigos e com a sua família.
Quem nos lê é porque está certamente fora da sua terra, sim porque na Moura Morta apenas devem haver duas ou três ligações à Internet, isso quer dizer que as pessoas que nos acompanham se identificam com as suas origens, com o que se escreve ou apenas têm curiosidade com o que se passa na Moura Morta!
Só quem já esteve fora da sua terra natal longe dos seus amigos da sua família, sabe o bom que é poder estar em contacto com as suas raízes, mas quem dá valor a estas coisas certamente é porque já passou por isto, porque nem todos tiveram a sorte de nascer num ambiente que lhe pudesse proporcionar tudo, daí que ausência de dificuldades da vida fácil leve à critica simples, até porque se calhar se perguntar-mos a estas pessoas o que é que já fizeram ou tentaram fazer pela sua região eles dirão:
- Critiquei !
Esse senhor que se deve achar o dono do mundo ou será senhor de uma cultura superior, tanto é que se acha no direito de poder desvalorizar, insinuando que os posts do nosso blog sobre os aniversários das nossas gentes são coisas fúteis; claro que para nós são muito importantes, daí que o continuaremos a fazer, até porque o objectivo do nosso blog não é político nem de promoção pessoal, nem agradar ao "senhor" em causa!
O Mr. Daniel um Finlandês, grandes Cérebros Nokia, (com o qual tive o prazer de trabalhar), abriu uma Conferência de Engenharia em Portugal com as seguintes palavras:
- Um dos grandes problemas de Portugal é falta de orgulho das suas gentes na sua identidade e nas suas raízes, porque têm tudo para vencerem! (Foi pena que esse "senhor" de Penacova não tenha estado presente para poder ter ouvido estas palavras).
Será que todas estas questões não se resumem apenas a uma palavra HUMILDADE, pois é alguns dos que por ai vagueiam tentam afirmar-se não pelo seu valor, mas tentando desvalorizar os outros para tentar sobressair!
Muitos dos grandes homens da nossa praça são provenientes do nosso Portugal mais profundo (alguns de trás-da-Serra) onde as dificuldades "eram mais que muitas", onde era preciso fazer das "tripas coração", mas a palavra de ordem era lutar, só poderia existir um resultado vencer as adversidades. Daí que tenham arriscado e partido em busca de um mundo melhor, tanto dentro do nosso país tentando a sua sua sorte nas grandes cidades como no estrangeiro, mas estes certamente não tiveram tempo de criticar pois tinham que trabalhar ou ajudar a construir algo melhor.
Claro que existem pessoas que não capazes de perceber que podemos fazer algo sem pensar-mos só eu nós, eu sei que nem toda a gente têm o prazer e o orgulho de poder dizer :
-"Eu sou Mouramortino", e ter muito orgulho na sua terra e nas suas origens.
Não me irei esquecer o bom que é colocar uma fotografia do Caneiro e receber um comentário de alguém que está do outro lado do Atlântico (da América) a dizer que aquelas canas da India tinha sido ele que as tinha plantado ou receber fotografias enviadas do Brasil, a mostrar os convívio entre os mouramortinos, são estas coisas que nos dão aquela força para continuar.
São estas pessoas que ao longo dos anos eles ajudaram a criar riqueza no nosso país (depositando aqui as suas economias e construindo as suas "casinhas"), uns heróis, pois alguns partiram sem saber ler nem escrever mas que isso não os demoveu serem o que são, uma mais valia nos países onde residem, muitos comeram o "pão que o diabo amassou" mas não tenho dúvidas que estes são aqueles que sentem "um arrepio" quando ouvem o nosso hino nacional, que o coração bate mais forte ao ver a Vanessa Fernandes ou o Mourinho ganhar mais um titulo. E que não conseguem conter as lágrimas ao ouvir a Mariza Cantar o Fado.
O blog é a forma que nós temos de dizer obrigado, por a todos aqueles que não se resignaram à critica ou às dificuldades, que arriscaram, partiram (não só para o estrangeiro mas também dentro de Portugal) e conseguiram ir mais além !