segunda-feira, julho 09, 2007

Poiares lembra aviadores falecidos

Os oito pilotos aviadores que há 52 anos perderam a vida, num trágico acidente, voltaram a ser homenageados na Serra do Carvalho.
À semelhança do que acontece todos os anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e o núcleo de Coimbra da Associação de Especialistas da Força Aérea Portuguesa (FAP), em parceria com a Base Aérea de Monte Real, prestaram uma homenagem aos oito pilotos aviadores que há 52 anos perderam a vida na Serra do Carvalho.
As cerimónias decorram, no local onde ocorreu o trágico acidente, com a celebração de uma missa campal de acção de graças e sufrágio pelos mortos da Força Aérea. Após a missa foram depositadas algumas coroas de flores no monumento existente no local, altura em que ocorreu uma passagem de aeronaves da FAP, que completou a cerimónia.
Para a organização, esta homenagem procura manter viva a memória histórica do acidente ocorrido há 52 anos na Serra do Carvalho, “o mais trágico da Força Aérea Portuguesa e também o maior do género a nível mundial”.
Na cerimónia estiveram presentes cerca de 70 militares e algumas altas patentes da Força Aérea Portuguesa, nomeadamente o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, general Luís Araújo, bem como o ex–CEMFA, general Taveira Martins, para além de instituições representativas do concelho de Vila Nova de Poiares.
Para reforçar o simbolismo do local a autarquia construiu uma capela em honra de Nossa Senhora do Ar e, para perpetuar a memória dos pilotos falecidos, foi erigido um cruzeiro ao cimo da povoação. Em 2005, ano em que se assinalaram os 50 anos do acidente, foi também inaugurado o monumento “Voo dos Anjos”, numa rotunda à entrada de Vila Nova de Poiares, constituído por oito colunas encimadas por “asas”, representando cada um dos aviadores que pereceram no trágico acidente

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Gen. Taveira Martins não esteve presente. Estava nos Açores numa outra cerimónia.

22:02:00  

Enviar um comentário

<< Home