sábado, dezembro 29, 2007
sexta-feira, dezembro 28, 2007
Mouramortino que veio passar o Natal à Moura Morta
O António veio propositadamente do Brasil para passar o Natal em Portugal com a sua família, na foto vemos os dois irmãos a sorrirem para a fotografia. Talvez por motivos pessoais ou profissionais a sua estadia não possa ser muito longa, mas prometeu voltar em breve para uma visita.
Ele ficou admirado com o preço das bebidas no Centro de Convívio; por serem tão baratas.
Se o Ti André ouve o António ainda vai rever a tabela de preços e depois virá dizer que é da inflação.
Grupo Alves Bandeira e Salitur unem esforços
A cooperação entre as duas empresas vai permitir a todos os clientes utilizadores de cartões Alves Bandeira (Cartão Vantagem e Cartão AB Credit), bem como os funcionários do Grupo Alves Bandeira alugarem automóveis, entre outros serviços Salitur, a preços especiais.
Esta parceria também vai permitir a Neves & Bandeira, empresa concessionária automóvel do Grupo Alves Bandeira, disponibilizar aos seus clientes viaturas de substituição. Os locais onde estão situados os stands de vendas e oficinas, nomeadamente em Vila Nova de Poiares e Oliveira do Hospital, passam a ser balcões autorizados Salitur onde será possível a qualquer cliente efectuar não só a reserva como o levantamento no local do automóvel de substituição.
Para Rui Bandeira administrador da Alves Bandeira, esta parceria com a Salitur “assume grande importância, pois vai ao encontro dos objectivos estratégicos da empresa que passa por oferecer mais vantagens aos nossos clientes recompensando-os pela confiança que depositam em nós, para alem de outras importantes sinergias que vão surgir entre as duas empresas”. Já Pedro Bandeira, gerente da Neves & Bandeira, vê nesta parceria “uma óptima forma de ir ao encontro das necessidades de muitos clientes que procuram o serviço de aluguer de automóveis em várias situações, conseguindo assim colocar à sua disposição viaturas de substituição no caso de reparações e outros serviços mecânicos mais demorados".
A Salitur, empresa com 53 balcões espalhados por todo o país, será ainda parceira estratégica na aquisição de viaturas novas, das marcas comercializadas pela Neves & Bandeira (Mitsubishi, Skoda e Volkswagen Veículos comerciais) onde apresenta uma gama de produtos que satisfaz em pleno as exigências do mercado de aluguer de viaturas.
quinta-feira, dezembro 27, 2007
terça-feira, dezembro 25, 2007
domingo, dezembro 23, 2007
VILA NOVA DE POIARES
Bens alimentares variados, vestuário, roupa de cama e brinquedos para os mais pequeninos são alguns dos produtos que constam dos cabazes de Natal, a par dos “mimos” típicos da época, como o bolo–rei. Esta iniciativa tem apenas um carácter simbólico, porque “a verdadeira política social está bem patente no trabalho que a autarquia desenvolve ao longo de todo o ano e não apenas nesta quadra porque, como explicou o presidente da câmara municipal, «o Natal tem que ser todos os dias e não apenas nesta época». Esta iniciativa é apenas um exemplo do trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver, nas mais variadas áreas, nomeadamente na acção social, acompanhando bem de perto todas as situações mais difíceis e «trabalhando todos os dias para que os munícipes possam ter cada vez menos dificuldades e uma qualidade de vida cada vez melhor», adiantou.
No caso concreto, “fazemos uma análise às carências das famílias, sinalizando as situações mais prementes e recheámos este cabaz de Natal com produtos básicos e bens alimentares adequados às necessidades identificadas”, disse ainda o autarca.
Desta forma, «estamos a contribuir para que os mais desfavorecidos possam ter uma quadra natalícia mais feliz e uma ceia de Natal mais acolhedora».
Este gesto de solidariedade abrange 20 famílias, num total de mais de 75 pessoas.
sexta-feira, dezembro 21, 2007
Corpo em decomposição encontrado debaixo da cama
O corpo de uma mulher, aparentemente com pouco mais de 50 anos, foi ontem encontrado no interior da sua habitação, em Risca Silva, Vila Nova de Poiares, em avançado estado de decomposição.
Trata-se de uma situação que os Bombeiros Voluntários de Poiares confirmam, tendo em conta o avançado estado de decomposição do corpo, o intenso cheiro no interior da habitação e as muitas cartas de correio debaixo da porta.
Fonte da Polícia Judiciária não confirma a hipótese de se tratar de crime, não deixando, no entanto, de destacar a forma como o corpo foi encontrado. O alerta foi ontem dado por populares que notaram a ausência da mulher. GNR e bombeiros deslocaram-se ao local, arrombaram a porta e depararam-se com o corpo debaixo da cama.
«Há um mês que dei o alerta do desaparecimento à GNR. Vieram cá algumas vezes, bateram à porta, mas ninguém abriu e nunca detectaram nada», disse uma vizinha que, inclusivamente, e apesar de nunca ter falado com a mulher, chegou a conseguir o seu número de telefone, a ligar-lhe, mas a chamada nunca foi atendida. E por já ter notado o seu desaparecimento há tanto tempo, arrisca mesmo a dizer que «já estará morta há mais de um mês». Ao que conseguimos apurar, a mulher não tinha relações com os vizinhos, que não sabiam sequer o seu nome. «Moramos na zona mas não a conhecíamos de lado nenhum. Era uma senhora que não se via em lado nenhum e nunca tivemos qualquer convivência com ela», disse uma habitante de Risca Silva. Aparentemente, e segundo os populares, vivia sozinha, numa pequena casa um pouco degradada, porque o companheiro foi morto há cerca de um ano supostamente por envolvimento em roubos.
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Autarcas do Centro elegem hoje novo administrador para o QREN
A confirmar-se o voto maioritário em António Paiva, o autarca terá de suspender o seu mandato uma vez que este lugar não é compatível com a liderança do Executivo municipal.
Jaime Soares, presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, foi um dos autarcas que geriu este dossier e será o “veterano” autarca social democrata a apresentar hoje o nome aos seus colegas, em reunião a realizar na Associação Nacional de Municípios Portugueses.
«Estive reunido com representantes das várias regiões e fui contactando os que não estavam presentes e foi fácil chegar a um consenso», explicou, ao Diário de Coimbra, o autarca, que não deixou de criticar Alberto Santos, que é administrador executivo da ERSUC, por se ter demitido.
Alberto Santos tinha sido escolhido por unanimidade, em Setembro, pelos autarcas para ocupar aquele lugar executivo na unidade que vai gerir os fundos comunitários.
quarta-feira, dezembro 19, 2007
Ainda a ASAE
Caros Amigos,
Em boa hora me chegou isto à caixa do correio!
Acho que a ASAE está mesmo a exagerar e tem que ser travada.
Se não os paramos, vamos todos acabar a comer "comida de plástico" em recipientes de plástico e banha da cobra enlatada.
Acabou-se a matança do porco, o chouriço de sangue, a chanfana, a broa de milho, o bacalhau na brasa e as tripas à moda do Porto.
Acabou-se o bom Queijo da Serra comprado na berma da estrada prá Torre e os queijinhos das cabras da Ti Lurdes
Acabou-se o Algodão Doce e o Torrão "de Alicante" nas feiras de verão e nas romarias do S. Pedro e do Carregal.
Acabaram-se as Bolas de Berlim na praia e a Bolachinha Americana.
Acabou-se a Aguardente feita no alambique e a de Medronho.
Acabaram-se as tascas e os copos de 3 e o porco no espeto. A matança do porco acabou, nem galinhas nem coelhos se podem matar em casa.
..e a lista continua!
Não se deixem enganar com esta conversa da segurança alimentar!!!
A ASAE é um fundamentalismo cego!
Aonde é que vai parar a identidade cultural (nacional e regional) deste país sem a sua gastronomia.
Adeus à cozinha alentejana, deixará de o ser sem a hortelã da ribeira, sem os poejos, sem os espargos bravos, sem todas as outras ervas que só se apanham no campo. Os miscaros e os tartulhos e o caldo verde e os nabos da horta e os grelos?Passarão a vir de Espanha já embaladas com óptimo aspecto mas sem qualquer sabor? Ou do Chile ou da Austrália? Não bastará a fruta? Adeus à cozinha da nossa aldeia. Adeus a todas as cozinhas regionais.
Ainda por cima, não querem só liquidar a nossa cozinha, os nossos sabores, as nossas tradições, têm uma política profundamente anti ecológica. Aonde vai para o planeta com tamanha produção de embalagens e recipientes plásticos higienicamente controlados e certificados. Tudo isto não é mais do que LIXO em quantidades incalculáveis... como se não se produzisse já muito mais do que o suficiente.
Por isso é que os contentores de lixo estão a abarrotar. Ja ninguem mete este tipo de lixo nas terras nem produzem o bom esterco para a terra.
Ponham os olhos nos nossos idosos de oitenta e muitos anos que sempre viveram a comer e a beber o que a terra lhes dava sem "segurança alimentar do plastico" nenhuma! Olhem para eles... rijos como um pêro!
Vou-me conter nas palavras e ficar por aqui, embora a vontade fosse a de continuar a desancar nesses maus portugueses sem consciência ecológica.
Ainda ha-de chegar o dia em que a ASAE entra em vossa casa e vos fecha a cozinha e a arrecadação e vos prende ou passa multa. Já faltou mais.
Deixo-vos o link da petição "Não às novas medidas de higiene alimentar da A.S.A.E.". Sim ao controle da fuga aos impostos ,áqueles que se enchem com os impostos dos outros e que fazem negocios indevidos.
Eu já assinei...
Leiam e se quiserem assinem também!
Grande Abraço a todos e vão saboreando o que vos resta!
Abaixo a industria da banha e das gorduras dos lobbies alimentares estrangeiros e das grandes superficies.
http://www.PetitionOnline.com/naoasae/
terça-feira, dezembro 18, 2007
Coluna de fumo provoca pânico na população
Ontem ia eu a caminho de Coimbra, cerca das 15H15, quando me deparei com uma coluna de fumo intenso, para os lados da localidade de Ponte velha, passando pela localidade de Covelos, reparei que o intenso fumo vinha de um depósito de sucata de automóveis e de electrodomésticos ali existente, junto a algumas casas de habitação, provocando o pânico na população, que ficou alarmada com a negra e espessa coluna de fumo, que era visível no concelho e nos concelhos vizinhos.
No local compareceram os Bombeiros Municipais da Lousã, de Serpins e de Poiares, os quais o extinguiram com espuma química, evitando que o mesmo deflagrasse até ás habitações vizinhas. Segundo explicações de Ulisses Martins, comandante dos B.V. da Lousã, ardeu cerca de 1.600 metros quadrados (metade da área), afirmou ainda que foram muitos os telefonemas para a central de cidadãos preocupados com as consequências do incêndio, em que as causas do mesmo na altura, eram ainda desconhecidas.
Fonte: Blogue de Alveite
segunda-feira, dezembro 17, 2007
USB Wine
Aqui está o dispositivo que me faltava no meu computador!
O vídeo está em francês mas é fácil de entender.
domingo, dezembro 16, 2007
Temos bilhetes para oferecer
. . . ACADÉMICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . NACIONAL
Os bilhetes foram disponíbilizados pela empresa Lucavending do empresário Mouramortino Dr. Vasco Lucas.
Mouramortinos vamos lá ao futebol!
Caso queira ir ao jogo connosco contacte o nosso blog!
VILA NOVA DE POIARES
A Filarmónica Fraternidade Poiarense, actualmente com meia centena de executantes, celebrou a passagem do seu 133.º aniversário no passado domingo com um convívio de Natal e um encontro de bandas do INATEL. |
sábado, dezembro 15, 2007
Mais 4 autarquias penalizadas por excesso de dívidas
As quatro autarquias engrossam assim a lista de municípios infractores. Ao todo são 22 municípios endividados entre os quais Lisboa, Santarém e Guarda.
O Ministério das Finanças e a secretaria de Estado da Administração Local estão ainda a avaliar o processo de mais três câmaras municipais, Carrezeda de Ansiães, Torres Novas e Vila Nova de Poiares.
De acordo com a Lei das Finanças Locais sempre que ultrapassem o limite de endividamento anual definido, os municípios são penalizados, sofrendo uma redução nas transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro.
Educação garante futuro em Poiares
No final, um aplauso para as linhas mestras da política educativa da autarquia, que entende esta área como prioritária, uma vez que «estamos a investir nas mulheres e nos homens de amanhã, que serão o garante do futuro de Poiares e do país», sublinha Jaime Soares. O presidente da autarquia, que presidiu à reunião, deu a conhecer as várias demarches que têm vindo a ser feitas, no sentido de garantir que a «Educação em Poiares seja motivo de orgulho para todos nós». Começando pela área dos transportes, o autarca sublinhou o esforço que a câmara faz em recursos humanos, mas sobretudo, no investimento para a modernização do parque de viaturas e referiu, nomeadamente, a aquisição de mais quatro veículos, «que representam um investimento de milhares de euros».
Mas as contas não se ficam por aqui, uma vez que o município assegura diariamente 37 circuitos de transporte escolar, o que representa «um total de 1.200 quilómetros diários, apenas com as suas viaturas», adiantou o edil, acrescentando que há outros circuitos assegurados pelas carreiras públicas da Transdev, relativamente aos quais a autarquia comparticipa os passes, em valores que oscilam entre os cem por cento, para alunos do ensino obrigatório, e 50 por cento, nos casos do ensino não obrigatório. A estas situações Soares somou, ainda os casos de frequência escolar fora do concelho, por falta de oferta curricular específica, cujos transportes a edilidade também comparticipa. Ainda relativamente à componente transportes, Soares afirmou que o município vai entregar uma carrinha de nove lugares ao Agrupamento de Escolas, que «certamente, será muito útil, uma vez que não possui nenhuma viatura própria», disse. No que concerne à acção escolar, os parceiros com assento no Conselho Municipal ficaram a conhecer o investimento da autarquia, que garante o funcionamento de seis refeitórios, que servem, em média, sete mil refeições/mês, o que representa uma despesa superior a 8 mil euros só em bens alimentares, esclareceu o edil. As actividades de enriquecimento curricular também estiveram “sobre a mesa”, com uma análise muito positiva, uma vez que, apesar de se tratar, a nível nacional, de um projecto relativamente recente, «a autarquia de Poiares já assegura estas actividades há mais de 25 anos», garantiu. Soares sublinhou o pioneirismo do município nesta área, que mantém duas dezenas e meia de funcionários afectos às escolas, assegurando o funcionamento de aulas de música, educação física, natação e, mais recentemente (2005), inglês. Actividades a que se vai juntar uma outra, a Ludoteca Itinerante. «Isto é bem demonstrativo da preocupação da Câmara, que não precisa de directivas governamentais para colocar em prática políticas que promovam uma constante melhoria da qualidade do ensino», afirmou o autarca, enfatizando que a aposta na Educação é uma prioridade de há longa data.
Na reunião do Conselho Municipal de Educação foi manifestado apoio a um abaixo-assinado elaborado pela ADIP (Associação de Desenvolvimento de Poiares) e pelo Centro de Bem-Estar Infantil de Santo André. Em causa está um documento que reflecte as preocupações decorrentes das alterações de funcionamento dos centros de actividades de tempos livres, solicitando às entidades competentes, nomeadamente à DREC e ao Centro Distrital de Segurança Social, a manutenção dos horários completos, mantendo o funcionamento dos ATL nos mesmos moldes.
sexta-feira, dezembro 14, 2007
quinta-feira, dezembro 13, 2007
quarta-feira, dezembro 12, 2007
terça-feira, dezembro 11, 2007
Pesca - ARBPD
Pesca Desportiva
A partir do ano 2000 passou a ter no seu seio Clubes e atletas que concorrem às disciplinas de pesca em água doce (rios e albufeiras) e mar de costa, nos seus vários escalões, desde juvenis a veteranos, individual e colectivamente. Os actuais Estatutos foram aprovados em 25 de Setembro de 1999, e publicados no D. R. de 2 de Março de 2000. O Logótipo (emblema) actual data de 31 de Agosto de 2001.
Faz disputar campeonatos regionais, organiza campeonatos nacionais quando as provas são na sua área de jurisdição, e promove Grande Prémios em Coimbra, Montemor-o-Velho, Soure e Penacova. Desde o ano de 2000 que organiza a Gala da Pesca Desportiva das Beiras onde entrega os prémios de cada época desportiva e homenageia clubes, atletas, instituições e personalidade que mais se distinguiram nos resultados da modalidade ou no apoio ao seu desenvolvimento.
Em parceria com a Região de Turismo do Centro e Câmaras Municipais, foi coorganizadora de provas da modalidade, nas disciplinas de truta e achigã, integradas no programa “Pesca é no Centro”, em 2000 e 2001. Organizou os I e II Congressos Nacionais da Pesca Desportiva, respectivamente, em 1999, em Coimbra, e em 2000, na Figueira da Foz.
Foi entidade organizadora dos Campeonatos do Mundo: de Nações em 1987 e 2002, no Rio Mondego, em Coimbra; de Senhoras em 1997, no Rio Mondego, em Penacova; de Deficientes em 2001, no Rio Mondego, em Coimbra; da 1ª. Taça do Mundo de Pesca do Achigã Embarcada em 2003, na albufeira do Cabril, em Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Sertã. Organizou o encontro Portugal – Bélgica, em 2002, no Rio Mondego, em Coimbra. Já passaram pelos seus quadros competitivos, ao longo destes 22 anos de existência, 71 Clubes, contando actualmente com 36. É a 4ª Associação mais representativa no seio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, das 12 filiadas na FPPD.
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Mais um texto para exercitar o cérebro...
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, 3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
domingo, dezembro 09, 2007
O Blog do Barreiro de Mucela
É pena não haver maior motivação para irem dando noticias ou historias dai da terra.
Foi assim um dos seus ultimos posts.
No dia 18 de novembro houve um almoço de convívio com os moradores da aldeia do Barreiro onde existiu boa comida bom vinho e muita boa disposição, no final houve um magusto.
O almoço contou com pessoas de todas as idades.
Veja as imagens e diga algo no nosso mail.
quinta-feira, dezembro 06, 2007
Mais uma pérola encontrada no arquivo da escola
"O Mano".
Quando eu tiver um mano, vai-se chamar Herrare;
porque Herrare
é o mano.
Fim.quarta-feira, dezembro 05, 2007
Comentário enviado pela Márcia Dinis
http://mouramorta.hi5.com/
Este texto foi enviado pela Márcia (neta do Ti Dinis e da Ti Maria dos Anjos), ficamos contentes com o facto de as pessoas mesmo longe continuarem a ter orgulho nas suas origens.
Assim iremos publicar umas fotos da casa do Vale de Escuro e mostrar outra das casas onde os seus avós também viveram assim como alguns factos históricos.
terça-feira, dezembro 04, 2007
Autarcas revoltados com empréstimo
O dia de ontem foi marcado por sucessivas reacções de autarcas, um pouco por todo o País, a lembrar ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que foi a Lei de Finanças Locais – aprovada no seu consulado – que criou ainda mais espartilhos às finanças autárquicas. Mais, querem ter acesso às mesmas condições de Lisboa. Aproveitando o momento, as autarquias mais endividadas prometem hoje uma posição sobre a retenção de transferências de verbas do Orçamento do Estado face a 2006, admitindo recorrer aos tribunais. Sobre o empréstimo a Lisboa, o autarca de Mondim de Basto, Pinto de Moura (PSD), espera que a eventual autorização do Ministério das Finanças seja uma ‘porta aberta’ para outras autarquias. Com expectativa semelhante, Jaime Soares, de Poiares, afirmou que todos os municípios do País terão de ser tratados “à mesma dimensão de Lisboa”, opinião partilhada por autarcas de Leiria. Na óptica da Câmara de Lisboa, o plano de saneamento financeiro, que inclui o empréstimo de 400 milhões de euros, reconverte a dívida a fornecedores em dívida à banca, sem aumentar o endividamento líquido. "GOVERNO FAVORECE LISBOA" O presidente da Câmara de Tavira acusou ontem o Governo de “favorecer” a Câmara de Lisboa e sugeriu a alteração da Lei das Finanças Locais, já que as regras foram “subvertidas” com a aprovação do empréstimo de 400 milhões de euros, na terça-feira, na Assembleia Municipal de Lisboa. Macário Correia diz que o Executivo arranja “situações de favor” para a autarquia da capital e “quem acaba por ficar mal” são os restantes municípios, pelo que defende a alteração da Lei das Finanças Locais. “Por uma questão de isenção, a lei devia ser alterada no que toca aos empréstimos, porque depois de conceder isto para Lisboa está completamente subvertida a lei em vigor”, defendeu o autarca, acrescentando que a Câmara de Lisboa consegue da parte do Governo “uns beneplácitos” e “umas conivências”.
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Um tributo às Mulheres - eheheheh
Estudo revelou que os homens de Vila Nova de Poiares foram os únicos no Mundo que sempre acharam que as mulheres tinham os mesmos direitos que eles, facto esse mais que suficiente para que os responsáveis da Câmara já tenham mandado construir uma estátua a um dos melhores "estatuadores Franceses da França".
Ainda decorrem negociações entre a Câmara de Vila Nova de Poiares e a oposição pois o presidente pode querê-la meter em uma qualquer rotunda espalhada pela Vila e a oposição quer a estátua na rotunda do fim da recta de São Miguel ao lado da ADIP vá-se lá perceber porquê. . .
domingo, dezembro 02, 2007
sábado, dezembro 01, 2007
Vila Nova de Poiares
Embora aplaudindo o facto de o secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, ter afirmado que estão em estudo melhorias na EN17 (Estrada da Beira), o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares volta a chamar a atenção para "os graves problemas e entraves que aquela via coloca ao desenvolvimento dos concelhos do interior do distrito de Coimbra".
A propósito, Jaime Soares recorda uma reunião recente, em que alertou o governante para "as péssimas intervenções que foram realizadas na Estrada da Beira", nomeadamente no que toca à sinalização horizontal, e apresentou, para execução imediata, o projecto que já tinha sido divulgado em Poiares, na presença dos municípios vizinhos, onde se projectava um alargamento da EN17, com oito quilómetros de terceiras vias (de ultrapassagem), contrapondo com o pouco mais de um quilómetro que acabou por ser concretizado em obra.
No mesmo encontro, Jaime Soares apresentou um segundo projecto, que considera "a única hipótese de verdadeiramente melhorar e requalificar a Estrada da Beira "e que passa pela realização de dois túneis. O primeiro túnel ligando a designada 'curva da ferradura', em Ceira, à localidade de S. Frutuoso, aproveitando depois o traçado actual da EN17, melhorado e alargado, até à localidade de Ponte de Ribas, onde se iniciaria o segundo túnel até ao ramal da Lousã. O traçado continuaria depois a céu aberto até ao novo nó rodoviário na localidade de Ponte Velha, onde iria entroncar com a nova variante à Lousã.
Para o presidente da Câmara de Poiares, "todas as outras hipóteses estão completamente esgotadas e esta seria a única forma de retirar o fluxo de tráfego de dentro das localidades, aumentando por isso a segurança". E significaria também uma redução de dois terços do tempo médio, nos horários de maior fluxo de tráfego, de uma viagem entre Poiares e Coimbra, e vice-versa.
Com este projecto, "teríamos uma Estrada da Beira completamente nova, deixando de ser a via de autêntico subdesenvolvimento em que se transformou", afirma o autarca.
Na reunião com o governante, Jaime Soares manifestou ainda o seu descontentamento quanto às insuficiências das vias rodoviárias do interior do distrito de Coimbra, que considera estar "completamente estagnado, em comparação com os outros distritos", lembrando a importância da ligação Castelo Branco – Pampilhosa da Serra – Lousã, em IC, bem como do IC8, ligando Pedrógão Grande – Fundão.