sábado, dezembro 15, 2007

Educação garante futuro em Poiares

Poiares tem investido na área da educação, considerando que se trata de um sector estratégico para o futuro. Isso mesmo foi referido na reunião do Conselho Municipal, onde não faltaram as críticas à ministra, que continua sem receber Jaime Soares O Conselho Municipal de Educação de Vila Nova de Poiares reuniu, para fazer uma análise do trabalho feito ao nível da rede escolar, transportes, acção social e actividades de enriquecimento curricular, entre outros assuntos.
No final, um aplauso para as linhas mestras da política educativa da autarquia, que entende esta área como prioritária, uma vez que «estamos a investir nas mulheres e nos homens de amanhã, que serão o garante do futuro de Poiares e do país», sublinha Jaime Soares. O presidente da autarquia, que presidiu à reunião, deu a conhecer as várias demarches que têm vindo a ser feitas, no sentido de garantir que a «Educação em Poiares seja motivo de orgulho para todos nós».
Começando pela área dos transportes, o autarca sublinhou o esforço que a câmara faz em recursos humanos, mas sobretudo, no investimento para a modernização do parque de viaturas e referiu, nomeadamente, a aquisição de mais quatro veículos, «que representam um investimento de milhares de euros».
Mas as contas não se ficam por aqui, uma vez que o município assegura diariamente 37 circuitos de transporte escolar, o que representa «um total de 1.200 quilómetros diários, apenas com as suas viaturas», adiantou o edil, acrescentando que há outros circuitos assegurados pelas carreiras públicas da Transdev, relativamente aos quais a autarquia comparticipa os passes, em valores que oscilam entre os cem por cento, para alunos do ensino obrigatório, e 50 por cento, nos casos do ensino não obrigatório. A estas situações Soares somou, ainda os casos de frequência escolar fora do concelho, por falta de oferta curricular específica, cujos transportes a edilidade também comparticipa. Ainda relativamente à componente transportes, Soares afirmou que o município vai entregar uma carrinha de nove lugares ao Agrupamento de Escolas, que «certamente, será muito útil, uma vez que não possui nenhuma viatura própria», disse.
No que concerne à acção escolar, os parceiros com assento no Conselho Municipal ficaram a conhecer o investimento da autarquia, que garante o funcionamento de seis refeitórios, que servem, em média, sete mil refeições/mês, o que representa uma despesa superior a 8 mil euros só em bens alimentares, esclareceu o edil. As actividades de enriquecimento curricular também estiveram “sobre a mesa”, com uma análise muito positiva, uma vez que, apesar de se tratar, a nível nacional, de um projecto relativamente recente, «a autarquia de Poiares já assegura estas actividades há mais de 25 anos», garantiu. Soares sublinhou o pioneirismo do município nesta área, que mantém duas dezenas e meia de funcionários afectos às escolas, assegurando o funcionamento de aulas de música, educação física, natação e, mais recentemente (2005), inglês. Actividades a que se vai juntar uma outra, a Ludoteca Itinerante. «Isto é bem demonstrativo da preocupação da Câmara, que não precisa de directivas governamentais para colocar em prática políticas que promovam uma constante melhoria da qualidade do ensino», afirmou o autarca, enfatizando que a aposta na Educação é uma prioridade de há longa data.
Na reunião do Conselho Municipal de Educação foi manifestado apoio a um abaixo-assinado elaborado pela ADIP (Associação de Desenvolvimento de Poiares) e pelo Centro de Bem-Estar Infantil de Santo André. Em causa está um documento que reflecte as preocupações decorrentes das alterações de funcionamento dos centros de actividades de tempos livres, solicitando às entidades competentes, nomeadamente à DREC e ao Centro Distrital de Segurança Social, a manutenção dos horários completos, mantendo o funcionamento dos ATL nos mesmos moldes.