quarta-feira, dezembro 19, 2007

Ainda a ASAE

Numa carta dirigida ao Blog era solicitada a divulgação de um abaixo assinado sobre as más praticas da ASAE.

Caros Amigos,
Em boa hora me chegou isto à caixa do correio!
Acho que a ASAE está mesmo a exagerar e tem que ser travada.
Se não os paramos, vamos todos acabar a comer "comida de plástico" em recipientes de plástico e banha da cobra enlatada.
Acabou-se a matança do porco, o chouriço de sangue, a chanfana, a broa de milho, o bacalhau na brasa e as tripas à moda do Porto.
Acabou-se o bom Queijo da Serra comprado na berma da estrada prá Torre e os queijinhos das cabras da Ti Lurdes
Acabou-se o Algodão Doce e o Torrão "de Alicante" nas feiras de verão e nas romarias do S. Pedro e do Carregal.
Acabaram-se as Bolas de Berlim na praia e a Bolachinha Americana.
Acabou-se a Aguardente feita no alambique e a de Medronho.
Acabaram-se as tascas e os copos de 3 e o porco no espeto. A matança do porco acabou, nem galinhas nem coelhos se podem matar em casa.
..e a lista continua!
Não se deixem enganar com esta conversa da segurança alimentar!!!
A ASAE é um fundamentalismo cego!
Aonde é que vai parar a identidade cultural (nacional e regional) deste país sem a sua gastronomia.
Adeus à cozinha alentejana, deixará de o ser sem a hortelã da ribeira, sem os poejos, sem os espargos bravos, sem todas as outras ervas que só se apanham no campo. Os miscaros e os tartulhos e o caldo verde e os nabos da horta e os grelos?Passarão a vir de Espanha já embaladas com óptimo aspecto mas sem qualquer sabor? Ou do Chile ou da Austrália? Não bastará a fruta? Adeus à cozinha da nossa aldeia. Adeus a todas as cozinhas regionais.
Ainda por cima, não querem só liquidar a nossa cozinha, os nossos sabores, as nossas tradições, têm uma política profundamente anti ecológica. Aonde vai para o planeta com tamanha produção de embalagens e recipientes plásticos higienicamente controlados e certificados. Tudo isto não é mais do que LIXO em quantidades incalculáveis... como se não se produzisse já muito mais do que o suficiente.
Por isso é que os contentores de lixo estão a abarrotar. Ja ninguem mete este tipo de lixo nas terras nem produzem o bom esterco para a terra.

Ponham os olhos nos nossos idosos de oitenta e muitos anos que sempre viveram a comer e a beber o que a terra lhes dava sem "segurança alimentar do plastico" nenhuma! Olhem para eles... rijos como um pêro!
Vou-me conter nas palavras e ficar por aqui, embora a vontade fosse a de continuar a desancar nesses maus portugueses sem consciência ecológica.
Ainda ha-de chegar o dia em que a ASAE entra em vossa casa e vos fecha a cozinha e a arrecadação e vos prende ou passa multa. Já faltou mais.

Deixo-vos o link da petição "Não às novas medidas de higiene alimentar da A.S.A.E.". Sim ao controle da fuga aos impostos ,áqueles que se enchem com os impostos dos outros e que fazem negocios indevidos.
Eu já assinei...
Leiam e se quiserem assinem também!
Grande Abraço a todos e vão saboreando o que vos resta!

Abaixo a industria da banha e das gorduras dos lobbies alimentares estrangeiros e das grandes superficies.

http://www.PetitionOnline.com/naoasae/

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas que malandros.

16:01:00  
Anonymous Anónimo said...

O problema, é que as leis que a ASAE quer fazer cumprir estão mal feitas e baseiam-se em pressupostos errados. Quando a Pillsbury americana inventou nos anos 50 as normas HACCP, a noção dos técnicos locais sobre corantes e conservantes era completamente desfasada da realidade que nós conhecemos na actualidade. Pior ainda, os americanos dos anos 50 não sabiam porque é que o cravinho, a pimenta, a fruta critalizada ou mesmo a calda de açucar na doçaria alentejana serviam de protecção natural e ecológica contra a deterioração dos alimentos. Ora não sabendo que os químicos fazem mal e que o nosso corpo não consegue lidar com eles a prazo, não sabendo que as aparas de plástico das tábuas de cortar são piores que as de madeira, e não sabendo que os alimentos podem ser protegidos de modo natural (como acontece desde o tempo das descobertas) é natural que as leis agora em vigor apenas sirvam as grandes multinacionais da alimentação ao invés de servir os portugueses e a gastronomia nacional (uma forma de cultura, para quem não sabe). Banir as bactérias da nossa alimentação a troco da proteção química é um disparate, tal como o são as normas que só em Portugal são aplicadas do modo que são. Higiene é uma coisa desejada por todos. Fanatismo ou excesso de zelo é outra, que apenas beneficia as grandes indústrias, os grandes grupos e tambem os cofres do Estado. Mereciamos muito melhor, julgo eu...

23:29:00  
Anonymous Anónimo said...

O que eu acho um absurdo é a reacção de certas pessoas aos boatos!
De vez em quando começam a correr uma "bocas", por mais que sejam desmentidas, ninguém ouve... passado algum tempo, aí temos toda a gente a tomar por verdade uma mentira!
O conteúdo da petição é só mais do mesmo!
Já aqui mesmo houve quem denunciasse a mentira que é "os copos de plástico", mas tantas vezes é repetida que já muita gente a toma por verdade!
Não se pense, no entanto, que sou uma fã incontestável da ASAE, acho mesmo que tem tido atitudes perfeitamente condenáveis:
- Fazer as "visitas" de armas em riste, não lembra ao diabo!
- Multar em 1.500€, um restaurante que depois de ter sido inspeccionado de uma ponta à outra o único "pecado" que encontraram foi não ter o vinho da casa na lista, não lembra ao diabo!

Costumava dizer o meu sogro: "A curiosidade quando leva o homem à Lua ou à descoberta da cura de uma doença é uma qualidade. Quando leva a espreitar pelo buraco da fechadura é um defeito."
A ASAE poderia e deveria ser uma instituição que congregasse à sua volta a simpatia de todos os consumidores, mas quando se começa a ver que só serve para "caça à multa", aí já nos começa a chegar a mostarda ao nariz!

23:35:00  
Blogger Vítor Ramalho said...

Vou divulgar.
Embora os gajos agora estejam de greve.

17:56:00  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu até sou a favor da ASAE,há mtos restaurantes e cafés que realmente nao aparentam ter quaisquer condições para estarem a servir o quer que seja. Eles simplesmente estão a fazer o seu trabalho. Tudo bem que por vezes fecham establecimentos por motivos de nada, enquanto outros estão abertos e eles nem aparecem talvez porque na porta está um papelinho a mencionar"Encerrado para obras", mas que dps até servem refeições mesmo o establecimento estando"encerrado", não entendo...
Votos de um Feliz Natal.

10:04:00  

Enviar um comentário

<< Home