terça-feira, setembro 30, 2014

Efemérides Mouramortinas - 30 de Setembro

Diana Lucas

A Diana, festeja hoje os seus 21 "aninhos".

A jovem Diana Lucas é neta da Ti Maria Lima e do falecido Ti Álvaro Lucas, filha do mouramortino Vasco Lucas.
A Diana nasceu a 30 de Setembro de 1993 em Coimbra, onde estuda e vive; embora aos fins de semana seja visita habitual da casa dos seus tios e avós na Moura Morta.
O seu sonho é ter uma Quinta com animais. Além de já ter convidado o grupo de Escuteiros a acampar na nossa aldeia também já trouxe algumas amigas a participar nas descidas do rio Alva, desta forma criando uma maior ligação com a Moura Morta.


Diana a despejar o vinho no pipo - Moura Morta 28 de Setembro 2008

A Diana esta a  frequentar o Curso de Agricultura Biológica!



O Blog da Moura Morta Morta,
deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

sábado, setembro 27, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 27 de Setembro






Maria Conceição Matos


27 de SETEMBRO
1950
Transmontana de nascimento, do Concelho de Vimioso, pertence por casamento à Casa da Vinha. Tem como filhos o Sergio (1976) e a Catarina(1979) e netos o Benjamim(2007), o Duarte(2009) e a Violeta (2010).
Fez questão de batizar os seus netos na Igreja Nova em (30Ago2014).


64 Anos
O Blog da Moura Morta,
deseja-lhe muitos parabéns, muitas felicidades e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

Efemérides de Mouramortinos - 27 de Setembro



Odete Ribeiro dos Santos

27 de SETEMBRO
1968

Filha de Albino da Vinha e Carmina Ribeiro da Ponte de Mucela,vive em Belem do Para.
Esteve em Portugal e na Moura Morta no ano passado com marido e filhas.





46 Anos
O Blog da Moura Morta,
deseja-lhe muitos parabéns, muitas felicidades e muitos anos de vida.

Etiquetas: ,

sexta-feira, setembro 26, 2014

Um Amola Tesouras na Moura Morta


O Amolador
Os primeiros amoladores foram galegos, arranjando não só chapéus de chuva, mas também louça partida, além de afiarem facas e tesouras, entre outros instrumentos. A sua ferramenta de trabalho é a traquitana-oficina, que vemos na imagem.
Quem recorda o pregão "Amolador á porta.... amola facas, tesouras e canivetes... arranja chapéus de chuva..." ? A sua presença é assinalada também com o som característico de uma gaita, como ainda ouvimos hoje pelas ruas de Lisboa.
Na sua rua ainda passa algum amolador?
Na Moura Morta tivemos um grande amolador de tesouras que percorreu muitas terras do nosso país. Normalmente depois das colheitas pegava na sua Carreta e ia ao Mundo....
Muitos pratos, potes e alguidares ainda existem na Moura Morta, que foram tratados pelas mãos habilidosas do Ti Joaquim.
Os chapeus de chuva, esses tambem duravam uma vida quando eram trabalhados por ele.
O Ti Joaquim Martins do Morouço que era natural da Venda Nova e que veio casar à Moura Morta com a Ti Herminia. Teve 7 filhos (4 filhas e 3 Filhos).
Ainda é capaz de existir algumas peças da carreta pela Casa do Morouço. E a Gaita?

Etiquetas: , ,

BOMBEIROS Voluntarios - Promoção de estagiários

Promoção de estagiários

Dia 29 de Agosto é mais um dia qDSC_5616ue fica na história dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares e na memória de todos os presentes. Vinte e um estagiários após iniciarem escola e enfrentarem um ano de formação e respectivo estágio de seis meses, cumpriram o sonho de se tornarem bombeiros, sendo promovidos a bombeiros de 3ª.
Numa cerimónia simbólica, com a presença de todo o corpo ativo, cada um recebeu as suas novas divisas, preciosos conselhos e palavras de encorajamento para defender esta causa sempre com orgulho, respeito e dignidade.

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 24, 2014

Efemérides Mouramortinas - 24 de Setembro

António Manuel Gomes Marcelo
Sócio Mouramortino N.º 76
O Tonito da Cristina, festeja hoje os seus 52 "aninhos".


O Tonito é natural de Paredes, onde nasceu a 24 de Setembro de 1962, casou na Moura Morta com a Cristina (filha do Ti Alcibiadas), têm um filho, o Marco, vive na Moura Morta.
A nível profissional , desempenhou funções na indústria da construção civil embora agora não exerça por motivos de saúde.
É uma pessoa, cuja boa disposição está sempre presente. Além disso há uns anos atrás chegou a ser o treinador de Futebol das camadas jovens da Moura Morta. E não esquecer o sua paixão pelo Sporting Clube de Portugal.

O Blog da Moura Morta Morta,
deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

AÇAFLOR

Açaflor
Foto: pva 0511 - pé de Crocus serotinus entre folhas secas de Quercus rubra 
 A flor lilás do açafrão, uma planta bolbosa de aroma requintado, está a despontar agora em terrenos montanhosos, bem drenados e em meia-sombra.
Dos seus estigmas e estiletes, filamentos de cor vermelha que quando secos amarelecem, faz-se a especiaria mais cara no mercado: para um quilo deste saboroso condimento amarelo são usadas mais de cem mil flores, colhidas à mão entre Outubro e Novembro, o que se traduz em cerca de 3 euros por cada meio grama de açafrão.
Os cozinheiros exigentes, que o usam em molhos, paellas - prato típico do primeiro produtor mundial -, bolos ou sopas de peixe, denunciam a sua frequente substituição pelo açafrão-da-Índia (Curcuma longa), de preço irrisório. Por isso não é certo que alguma vez o tenha provado. Da família das Iridaceas, a espécie Crocus (a que a mitologia grega se refere como um pastor que o deus Hermes imortalizou numa flor) sativus (porque se semeia) é endémica na Península Ibérica, Ásia Menor e China. O interesse no seu cultivo parece ter chegado até nós acompanhado pelo termo árabe az-zaHafran.
Estas flôres de açafrão já foram encontradas nas barreiras da Vinha na Moura Morta, por entre as folhas caídas das carvalhas e carvalhuços.
Publicado por http://dias-com-arvores.blogspot.pt/

Etiquetas: , ,

terça-feira, setembro 23, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 23 de Setembro

A Diana Carvalho – 23/09/2008, filha do Tó da Igreja Nova neta da Lucelinda.

Etiquetas: ,

segunda-feira, setembro 22, 2014

Efemérides Mouramortinas - 22 de Setembro

Agostinho NunesO Ti Agostinho, festeja hoje os seus 86"aninhos".

O Ti Agostinho desde sempre a sua actividade foi a agricultura e pastorícia. Também nos recordamos da sua vida ligada à cultura cristã onde exerceu a actividade de sacristão.
Outra das suas imagens de marca enquanto homem ligado à pastorícia era fazer-se sempre acompanhar por um rádio ao ombro ou dentro de um saco de linhagem.
Quando éramos mais jovens ele passou algum mau bocado connosco (com os jovens), não que o tratássemos mal, mas porque as telhas do cimo da rua muito sofriam com os nossos jogos de futebol, no tempo em que o campo era a estrada e as linhas laterais as paredes do barracão do ti Agostinho e as paredes da casa do Ti Virgílio Coelho.



O
Blog da Moura Morta Morta,

deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.



Etiquetas: , , ,

domingo, setembro 21, 2014

MAGNOLIA

Magnolia Grandiflora 

A designação vulgar de "magnólia" abrange actualmente mais de uma centena de espécies de árvores e arbustos originários tanto da América Central e do Norte como da Ásia.
A primeira magnólia a chegar à Europa -uma Magnolia glauca [M. virginiana; "Rose Laurel," sweet bay", "swamp magnolia"]- proveio da Virgínia, em 1688, enviada pelo missionário e botânico John Banister e foi plantada no parque do bispo de Londres, em Fulham. A designação do género, anterior a Lineu, deve-se a Charles Plumier, botânico do monarca francês, que em fins do séc. XVII assim pretendeu homenagear Pierre Magnol (1638-1715), autor da primeira classificação das plantas em "famílias" e director do Jardim Botânico de Montpellier, o mais antigo de França. As famíllias agrupam árvores com características semelhantes, e aquela a que pertence o género Magnolia, designa-se justamente por Magnoliaceae.
 Um dos seus traços distintivos é a forma particular da flor em forma de tulipa. Refira-se a propósito que os tulipeiros (Liriodendrum tulipifera) pertencem também a um dos dez géneros desta famíla. As magnólias que agora florescem são as Magnolia grandiflora, vulgarmente designadas apenas por "magnólia" ou "magnólia-branca", "magnólia-de-flores-grandes", "magnólia-sempre-verde" e ainda, simplesmente, "grandiflora". É uma espécie perenifólia originária do sudeste dos Estados Unidos, a "sweet magnolia" das canções, conhecida também por "Southern magnolia" e "Bull Bay". O primeiro exemplar plantado na Europa no início do séc. XVIII vegetou tristemente durante cerca de 20 anos numa estufa perto de Nantes, antes de ser transplantado para o exterior onde finalmente se desenvolveu e floriu abundantemente, atraindo visitantes de muito longe. O designativo da espécie, "grandiflora" faz jus às belíssimas flores brancas que podem em certos casos atingir cerca de 25 cm. de diâmetro, e que são com efeito as maiores do género.
 Na Moura Morta encontram-se 2 exemplares de magnolias de folha perene, junto à Casa da Vinha que foram plantadas em 2001 e não estranharam o rigor do nosso Inverno..------------------------

Etiquetas: ,

A nossa Flora - Os Amieiros

Os Amieiros do Rio Alva

Embora menos chamativos do que as magnólias ou as amendoeiras, também os amieiros que encontramos junto ao Rio Alva e nos cursos de água florescem no Inverno, quando estão despidos de folhas. À semelhança do que sucede com árvores como os carvalhos, castanheiros, salgueiros e bétulas, as flores do amieiro têm funções especializadas, podendo ser masculinas ou femininas: as primeiras dispõem-se em longos cachos pendentes, chamados amentilhos, que parecem candeias penduradas nos galhos nus da árvore; as segundas formam pequenos botões de um vermelho aveludado. Quando os amentilhos tiverem libertado todo o seu pólen, dão por concluída a sua missão e desprendem-se da árvore; as inflorescências femininas, por seu turno, persistem nos ramos depois de fecundadas, transformando-se nas pequenas «pinhas» lenhosas que contêm as sementes.

Pub.12Mar2010

Etiquetas: ,

sábado, setembro 20, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 20 de Setembro

Ana João
A Ana João festeja hoje os seus 14 " aninhos"


A Ana João é neta da Ti Maria Lima e do falecido Ti Álvaro, filha do Vasco Lucas. A Ana nasceu em Coimbra a 20 de Setembro de 2000.



O Blog da Moura Morta Morta,
deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, setembro 19, 2014

Carqueja - Pterospartum tridentatum


As subespécies de Pterospartum tridentatum (Fabaceae) «carqueja»

A Flora Iberica admite três subespécies de «carqueja» (Pterospartum tridentatum) em Portugal continental. A subsp. tridentatum tem uma distribuição litoral. As outras duas subespécies - subsp. lasianthum e subsp. cantabricum - dominam no interior.Uma das questões que mais tem preocupado os fitossociólogos ibéricos tem sido a localização da fronteira entre as regiões biogeográficas Mediterrânica e Eurossiberiana. As subspécies subsp. lasianthum e subsp. cantabricum são extraordinariamente úteis na diferenciação destes dois territórios. A primeira subespécie tem uma distribuição mediterrânica; a segunda é eurossiberiana e, por conseguinte, com uma marcada preferência por territórios de macrobioclima temperado.
As duas subespécies Pterospartum tridentatum são fáceis de distinguir: as flores da subsp. lasianthum são ligeiramente maiores, de um amarelo um pouco mais escuro e o estandarte - a peça superior e de maior dimensão da corola - tem pêlos no dorso. O estandarte da subsp. cantabricum é glabro, i.e. não tem pêlos.


Pterospartum tridentatum subsp. cantabricum (Fabaceae) «carqueja»
N.b. estandarte sem pêlos [foto C.Aguiar]

Pterospartum tridentatum subsp. lasianthum (Fabaceae) «carqueja»
N.b. estandarte com pêlos no dorso [foto C.Aguiar]

Experimentem quando forem à Serra da Estrela ou atravessarem o Marão colher flores de carqueja num transecto W-E. Por exemplo, no Marão, a transição entre as duas subespécies praticamente coincide com a linha de festo da montanha: subsp. cantabricum para oeste, subsp. lasianthum para leste.
Tambem na Moura Morta se conseguem diferenciar as duas subespécies no enclave entre a passagem da Ribeira de Sabouga e a Ribeira de Vilarinho.
Já publicado 11Jul11

Etiquetas:

Efemérides de Mouramortinos - 19 de Setembro

Henrique Almeida
O Henrique festeja hoje os seus 14 " aninhos"


O Henrique nasceu a 19 de Setembro de 2000 em Coimbra, é filho do Zé Carlos e da Luísa  e vive na Moura Morta.

Segundo dados que conseguimos recolher junto das "Revistas Cor de Rosa", o seu estado civil é sem namoradas ainda.


O Blog da Moura Morta Morta,
deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

Efemérides de Mouramortinos - 19 de Setembro


O Rafa , filho da Marisa e neto da Angela da Vinha, faz hoje 10 anos.
Bisneto do Ti Angelo e da Ti Maximina. Já fez  varios filmes como modelo em passagens de roupas para crianças.
Vive em Alges e por vezes ainda vem à Moura Morta.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, setembro 18, 2014

DICAS PARA A LIMPEZA DA CASA.

DICA 1-Para deixar sua casa perfumada vaporize um pouco de perfume nas lâmpadas apagadas das salas, casas de banho e quartos. Quando se acenderem, vão espalhar um aroma agradável.
DICA 2-Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque em um borrifador, álcool e
cravo da Índia e deixe descansar por alguns dias. Além de perfumar o ambiente afasta as moscas.
Dica 3-Para acabar com as formigas que aparecem nas pias da cozinha e nos armários coloque alguns cravos da Índia ou borra de café
Dica 4-Para tirar manchas de tinta da roupa, deixe-a de molho em leite, ou esfregue-a com sal e limão.
Dica 5- Para tirar o mofo de armários , coloque um saleiro com bicarbonato de sódio ou cal virgem na gaveta do mesmo.
Dica 6-Para tirar manchas de gordura da roupa, coloque farinha ou pó talco sem perfume sobre a mesma, coloque um papel absorvente e passe o ferro por cima do papel. A gordura ficará no papel.
Dica 7-Para tirar manchas de café ou chá da roupa, lave imediatamente com água quente ou esfregue com um cubo de gelo.
Dica 8-Para tirar manchas de vinho tinto das roupas, coloque de seguida sobre ela, farinha e pulverize, até que embeba a farinha. Depois, lave com água e sabão.
Dica 9-Os vidros limpos e transparentes se lavar com uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de vinagre

Etiquetas:

terça-feira, setembro 16, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 16 de Setembro

Hélder Lopes
O Hélder festeja hoje os seus 33 " aninhos"

O Hélder nasceu a 16 de Setembro de 1981 em Coimbra, viveu a sua infância na Moura Morta até que a vida profissional dos seus pais o levou a ir para a Madeira onde viveu até concluir o seu ensino secundário, regressando ao Continente para realizar a licenciatura em Serviço Social, desta forma passando quase a viver na Moura Morta.
O Hélder é neto do "Ti" Abel Lopes e da "Ti" Quitas do Pátio, filho do Óscar e da Clara, têm uma irmã a Liliana.
Segundo dados que conseguimos recolher junto das "Revistas Cor de Rosa", o seu estado civil é confidencial! :)
Sócio do Centro de Convívio da Moura Morta.





O
Blog da Moura Morta Morta,

deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

domingo, setembro 14, 2014

Efemérides Mouramortinas - 14 de Setembro

Joaquim da Conceição

Sócio Mouramortino N.º 46

O Ti Joaquim Moleiro, festeja hoje os seus 89 "aninhos".



O Ti "Jaquim Moleiro" viveu a sua vida desde de sempre ligado às moendas, daí que não seja conhecido como Joaquim da Conceição mas como "Jaquim Moleiro".





O Blog da Moura Morta Morta,
deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

sábado, setembro 13, 2014

Ainda se Lembram da Construção do Coreto e da Churrasqueira?

sexta-feira, setembro 12, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 12 de Setembro

Mariana Lucas faz 25 Anos


A Mariana nasceu a 12 de Setembro de 1989 na maternidade em Coimbra, viveu na Ponte da Mucela tem tem feito os seus estudos em Coimbra onde se Licenciou em Psicologia e onde frequentou respectivo Mestrado.

É neta do Ti António Ferreira e da Ti Alda da Lomba, filha da do José António e da Isabel Maria, têm 2 irmãos a Catarina e o João.

Actualmente vive em Coimbra mas aos fins de semana o seu destino de eleição é a Ponte de Mucela .Também costuma vir à Moura Morta.

O Blog da Moura Morta Morta,

Deseja-lhe muitos parabéns,

Muitas felicidades

E muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, setembro 11, 2014

Este Fim de Semana em POIARES

Etiquetas: ,

domingo, setembro 07, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 07 de Setembro

A Marie Pereira é esposa do Ricardo, filho da Lena e do Falecido André Pereira!
Vive no Luxemburgo
7 DE SETEMBRO DE 1973
Marie Pereira

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 03, 2014

SAIBA AS 10 RAZÕES PORQUE DEVE BEBER UM BOM " TINTOL "

SAIBA AS 10 RAZÕES PORQUE DEVE BEBER UM BOM " TINTOL "


                                 
O consumo frequente de vinho, e em quantidades moderadas, é comprovadamente um hábito saudável. 
Selecionamos, aqui, 10 motivos para gostar desta bebida!
 Protege o coração, ajudando no controle do colesterol.
O consumo regular e moderado de vinho reduz a produção do colesterol mau, que tende a entupir artérias, e aumenta a produção do colesterol bom, que ajuda a limpar as artérias e a nos proteger dos ataques cardíacos.
Se quiser ler mais sobre o assunto, clique aqui.
 Aumenta a felicidade conjugal.
Casais que compartilham uma garrafa de vinho, pelo menos uma vez por semana, estão mais satisfeitos com a vida conjugal do que os outros.A chance de sentir-se feliz com o casamento e com a vida doméstica aumenta em 4 vezes nas mulheres e em 3 vezes nos homens, ao adquirir o costume de compartilhar vinho semanalmente, segundo um estudo, que você pode ler clicando aqui.
 Diminui o risco de pedras nos rins.
O consumo moderado de vinho, tanto o tinto como o branco, foi associado à diminuição da incidência do problema, com uma pequena vantagem, inclusive, para o vinho branco (redução de 31% do risco com vinho tinto, e 33% com vinho branco). Leia mais aqui.
 Melhora a saúde sexual.
Consumidores de vinho em quantidades moderadas têm menor taxa de ocorrência de disfunção erétil, e menor risco de cirurgia de próstata.Para as mulheres, o consumo moderado de vinho está relacionado a um maior desejo sexual e controle de sua lubrificação.Se quiser ler, clique aqui.
 Ajuda a prevenir e a tratar o câncro.
O risco de mortalidade por câncro é 21% menor entre consumidores moderados de vinho, conforme pesquisa. Outro estudo científico aponta para a capacidade, de um composto do vinho, de potencializar a sensibilidade das células tumorais da próstata aos efeitos da radiação, tornando o tratamento mais eficaz. Leia aqui.
 Ajuda a prevenir e a combater a obesidade.
Cientistas afirmam que um composto chamado piceatannol, encontrado nas peles e sementes das uvas, inibe o processo de desenvolvimento das células adiposas. Num outro estudo sugere que o resveratrol, antioxidante presente no vinho, inibe o crescimento dos precursores das células adiposas, evitando que se convertam em células maduras, e impedindo o armazenamento de gordura. 
Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.
 Pode ajudar na qualidade do sono.
Pesquisadores descobriram uma grande presença de melatonina em algumas variedades de uvas para vinhos.
A melatonina é um hormônio que “avisa o corpo que é hora de dormir”, além de ser um potente antioxidante e desintoxicante das nossas células. Para ler, clique aqui.
 Retarda o envelhecimento celular.
O resveratrol, naturalmente encontrado nas uvas, tem propriedades antioxidantes.Ele é capaz de ativar uma enzima responsável pela reparação do DNA e pela criação de novas mitocôndrias. E já foi provado em laboratório que o aumento da atividade desta enzima prolonga a vida de animais mamíferos. 
Leia sobre isso, aqui.
 Diminui a incidência de cataratas
Pelo menos dois estudos científicos, um na Islândia e um na Austrália, apontam para uma redução de 50% do risco de problema entre os bebedores moderados de vinho tinto, quando comparados aos abstêmios e também àqueles que se excedem. 
Para ler, clique aqui.
 Faz bem à nossa memória.
Testes de laboratório revelaram que o resveratrol, presente no vinho, tem o potencial de interromper um dos fatores responsáveis por desencadear a doença de Alzheimer. Num outro estudo, cientistas identificaram, em uvas utilizadas para a fabricação de vinhos espumantes, um composto que ajuda e evitar o esquecimento, e que pode prevenir distúrbios cerebrais, como demência e a doença de Alzheimer. 
Leia aqui.
Com tanto benefício à saúde, fica ainda mais fácil adorar o vinho, não é?
Mas, apesar de todos esses resultados a favor do consumo moderado de vinho, nunca é demais lembrar que o consumo de álcool pode não ser indicado para todos. Na dúvida, consulte um médico.

Etiquetas: