"Verão Total" decorre em directo de Poiares.
Etiquetas: Chanfana, Verão Total
Foral de D. Afonso Henriques (Ano 1.151).
Das primeira terras que teve Foral entre Linhares da Beira e Coimbra dado por D. Afonso Henriques.
Etiquetas: Chanfana, Verão Total
Etiquetas: S.Pedro Alva
Por outro lado, nas casas dos idosos:
Os delinquentes viveriam com 200 ( ?) numa pequena habitação com obras feitas há mais de 50 anos.
Teriam que confeccionar a sua comida e comê-la muitas vezes fria e fora de horas.
Teriam que tratar da sua roupa.
Viveriam sós e sem vigilância.
Esquecer-se-iam de comer e de tomar os medicamentos e não teriam ninguém que os ajudasse.
De vez em quando seriam vigarizados, assaltados ou até violados.
Se morressem, poderiam ficar anos, até alguém os encontrar.
As instituições e os políticos não lhes ligariam qualquer importância.
Morreriam após anos à espera de uma consulta médica ou de uma operação cirúrgica.
Não teriam ninguém a quem se queixar.
Tomariam um banho de 15 em 15 dias,sujeitando-se a não haver água quente ou a caírem na banheira velha.
Passariam frio no Inverno porque a pensão dos (200?) não chegaria para o aquecimento.
O entretenimento diário consistiria em ver telenovelas e o Goucha na televisão.
Digam lá se desta forma não haveria mais justiça para todos, e os contribuintes agradeceriam?
Reflictam
Etiquetas: Idosos
Etiquetas: Chanfana
O Amieiro é uma árvore que atinge uma altura máxima de 35 m e raramente ultrapassa os 120 anos de idade. As suas folhas são redondas/ovadas, com 4 a 10 cm de comprimento e 5 a 8 pares de nervuras laterais. Os seus frutos são uma espécie de pinha, com 1 a 2 cm de comprimento. Os amieiros formam simbioses com os actinomicetos, que podem captar o azoto do ar. O lugar em que se produzem mais simbioses são as excrescências bolbosas das raízes, que podem alcançar o tamanho de um punho. Daí que o solo situado sob os amieiros seja rico em azoto.
Na Moura Morta é muito comum ao longo do Rio Alva e nas Ribeiras de Sabouga e de Vilarinho. Na Barreira da Vinha ha 2 plantados e ja com medio porte.
Etiquetas: Arvores e Arbustos
Etiquetas: Hora velha
Etiquetas: Canafrecha, Plantas e Ervas
A Junta de Freguesia em colaboração com a Comissão da Capela de S.ta Quitéria/Fábrica da Igreja de Pombeiro da Beira tem, recentemente, movido todos os esforços no sentido de projectarmos a reorganização do recinto de S.ta Quitéria, numa primeira fase, para futuramente se alargar ao Santuário e seus envolventes. Neste sentido, foi mandado elaborar o projecto para o recinto de S.ta Quitéria, onde anualmente, ocorre a Feira e Romaria de S.ta Quitéria e outros eventos ocasionais, que precisava de ser melhorado.
Trata-se de um projecto há muito ansiado e na memória dos pombeirenses desde a década de 70, altura em que, pela primeira vez, foi delineado pelo então Ministro das Obras Públicas, o saudoso Pombeirense Engº Rui Sanches, e nunca concretizado.
Etiquetas: Sta Quiteria
Descrição
O Sabugueiro é uma planta arbustiva de porte médio, atinge aproximadamente 5 metros de altura, às vezes mais. Pode ser encontrada desde o sul da Escandinávia até o norte da África, e também na região sul do Brasil. Na Moura Morta ainda se encontram alguns sabugueiros nas zonas mais humidas ou sombrias da Vinha e da Ribeira de Sabouga. As suas flores são bem pequenas e numerosas, agrupadas em inflorescências, de cor branca, exalam perfume agradável. O Sabugueiro produz pequenos frutos de cor violeta escuro, comestíveis, porém, o sabor é mais aceito após cozimento.Estas sementes na região do Douro eram usadas para dar côr ao vinho, sendo pagas a peso de ouro. Hoje em dia corantes quimicos são mais baratos e fazem o mesmo efeito colorido, mas fazendo mal à saude. Em Tras-os-Montes é mais conhecido como Caneleiro.
Indicações
Geralmente, utiliza-se flores de Sabugueiro para fins terapêuticos. Indicado para afecções pulmonares, catapora, bronquite, dor de garganta e como expectorante. Também utilizado para inflamações nos olhos, purificador do sangue. No passado, a loção feita com flores de Sabugueiro era muito utilizada pelas mulheres para deixar a pele mais branca, suave e livre de manchas. É muito comum, até nos dias de hoje, colocar flores de Sabugueiro na água da banheira, para relaxamento e pele cansada.
Nome em inglês: Elder, Elderberry
Etiquetas: Plantas e Ervas, Sabugueiro