quinta-feira, julho 14, 2011

Projecto de reordenamento de Stª Quitéria

A Fábrica da Igreja de Pombeiro da Beira apresentou candidatura de Pedido de Apoio no âmbito do Subprograma 3 do PRODER para Requalificação dos Espaços Exteriores ao Santuário de Santa Quitéria, programa este gerido pela ADIBER/Beira Serra.
Projecto de reordenamento de Stª Quitéria

ProjectoStaQuiteria.jpg

A Junta de Freguesia em colaboração com a Comissão da Capela de S.ta Quitéria/Fábrica da Igreja de Pombeiro da Beira tem, recentemente, movido todos os esforços no sentido de projectarmos a reorganização do recinto de S.ta Quitéria, numa primeira fase, para futuramente se alargar ao Santuário e seus envolventes. Neste sentido, foi mandado elaborar o projecto para o recinto de S.ta Quitéria, onde anualmente, ocorre a Feira e Romaria de S.ta Quitéria e outros eventos ocasionais, que precisava de ser melhorado.

Trata-se de um projecto há muito ansiado e na memória dos pombeirenses desde a década de 70, altura em que, pela primeira vez, foi delineado pelo então Ministro das Obras Públicas, o saudoso Pombeirense Engº Rui Sanches, e nunca concretizado.

No Jornal de Arganil

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma romaria que dizia muito aos antigos mouramortinos. A celebre Feira dos Santos em que a 1 de Novembro la ia a Moura Morta em peso, a pé, pela Ladeira da Fonte acima,Valongo, Vale de Verdoso,Vilarinho,e Sta Quiteria com um frio de rachar mesmo.
Era ai que se compravam umas ferramentas, umas samarras, uns cobertores de Papa e umas tamancas.
Nos comes, eram os celebres torresmos e umas fritungadas, feitas nas frigideiras de tripe em ferro e ao lume de pequenas fogueiras que se acendiam pela encosta da serra.
Da Moura Morta iam uns 2 ou3 carros de bois com as matanças e com uns barris de vinho, mais a lenha para as fogueiras. A criançada que não aguentava a distancia, aproveitava a boleia nestes carros que saiam de madrugada.
Nessa altura ja se compravam umas castanhas para fazer uns magustos na Moura Morta e abrir a agua pe.
Esta era uma das Romarias a que os mouramortinos corriam, alem da do S,Pedro, a da Senhora da Saude no Carregal e a Santa Eufemia na Serra da Moita.
Belos tempos e boas recordações-

20:07:00  

Enviar um comentário

<< Home