sábado, julho 16, 2011

A Hora Velha e a Hora Nova

Quem se lembra ainda de perguntar as horas e dizerem-lhe que seria meio dia pelas horas velhas

Em princípios do séc. XIX, e a par de outras nações europeias, Portugal deixou de seguir o Tempo Solar Aparente, em que a hora era estimada a partir da posição do sol no firmamento, e passou a adoptar o Tempo Solar Médio. Ao longo do ano, a diferença entre as horas definidas por estes dois sistemas varia entre mais 16 minutos ou menos 14 minutos. Esta alteração veio simplificar a definição da Hora Legal.
Os Reais Observatórios Astronómicos da Marinha (Lisboa) e de Coimbra definiam a Hora Legal para a sua região de longitude. Funcionavam, assim, dois meridianos zero no país.
Legislação de 1878 estabeleceu que o Real Observatório Astronómico de Lisboa (OAL, criado em 1861) tinha como objectivo «Fazer a transmissão telegráfica da hora oficial às estações semafóricas e outros pontos do país». O OAL passou a funcionar como único meridiano zero para todo o território nacional.
Com a adesão ao sistema de Fusos Horários, a partir de 1 de Janeiro de 1912, a Hora Legal em Portugal Continental passou a ser a do meridiano de Greenwich, que atravessa o Observatório Real nos arredores de Londres.
Nesta data, os relógios tiveram que ser adiantados 36 minutos e 44,68 segundos, ou seja, a diferença de longitudes entre os meridianos do OAL e de Greenwich, que passou a ser o meridiano zero ou de referência.


Mas, afinal, por onde passa o antigo meridiano zero de Lisboa? Partindo do OAL, esta linha imaginária passa pela zona ribeirinha em frente à Cordoaria Nacional.
Ler mais + ...

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não me digas que ja não sabem às quantas andam. Não conseguem saber as horas pelas sombras das paredes?
E porque não fazer um relogio de sol no Largo da Capela?
Sempre havia a curiosidade de haver uma interacção com os conhecimentos ancestrais.

13:24:00  
Anonymous Anónimo said...

Não sabias disto, pois não?

10:52:00  

Enviar um comentário

<< Home