quarta-feira, abril 30, 2008
terça-feira, abril 29, 2008
Apreensão de veículos pela Internet
Um novo serviço on-line que permite efectuar através da Internet os pedidos de apreensão de veículos entra hoje em funcionamento. O objectivo deste novo serviço é o de promover a regularização e actualização do registo automóvel.
De acordo com informações adiantadas pelo Ministério da Justiça, um cidadão ou uma empresa que tenham vendido um veículo, sem que o novo proprietário tenha efectuado o respectivo registo em seu nome, podem agora requerer a apreensão da viatura em causa através do site www.automovelonline.mj.pt.
Este serviço pode também ser utilizado por advogados, notários, solicitadores e pelos revendedores certificados, mediante a utilização dos certificados digitais que atestam a qualidade dos seus titulares.
"Para pedir a apreensão on-line do veículo basta que o ex-proprietário, que ainda tem o veículo registado em seu nome, ou o seu representante, aceda ao referido site, preencha um formulário electrónico muito simples e submeta o pedido sem quaisquer encargos".
Outra novidade, reside na possibilidade de o ex-proprietário, poder pedir a apreensão do veículo, efectuando a autenticação com a assinatura electrónica através do Cartão de Cidadão ou, em alternativa, usar o seu NIF (Número de Identificação Fiscal) e a senha de acesso ao site das declarações electrónicas do Ministério das Finanças.
Este serviço pode também ser utilizado por advogados, notários, solicitadores e pelos revendedores certificados, mediante a utilização dos certificados digitais que atestam a qualidade dos seus titulares.
quinta-feira, abril 24, 2008
quarta-feira, abril 23, 2008
segunda-feira, abril 21, 2008
Grande preocupação nos pinhais.
Associações florestais preocupadas com a doença do pinheiro
O nemátodo do pinheiro (que ataca os pinheiros bravos) já foi detectado nas freguesias de Sarzedo (Arganil) e Lousã, por isso urge travar a invasão da doença. Caso contrário, parte da economia destes concelhos pode estar em causa.
A Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil (APFCA) vai hoje, junto da Direcção Geral dos Recursos Florestais (DGRF), saber quais as consequências da situação que, segundo Rui Dinis, «trará, de certeza, consequências a médio e longo prazo, dependendo da mancha florestal afectada». O presidente da APFCA, que não foi ainda oficialmente informado da presença da praga, diz que a situação é grave e até já tinha sido detectada pela associação há alguns meses. «Alguns proprietários florestais queixaram-se de que os pinheiros estavam a secar sem explicação, por isso pedimos pareceres técnicos ao Instituto Nacional de Recursos Biológicos e estávamos já para dar conhecimento aos produtores», conta, manifestando-se algo surpreendido com a nota emitida sexta-feira pelo Ministério da Agricultura, tendo em conta que a associação, e apesar de já ter dado o alerta, «não foi ouvida pelas estruturas nacionais e locais da DGRF».
Exigem-se medidas
A preocupação da APFCA surge pela existência da doença, que tem necessariamente de ser erradicada, mas também pelas dificuldades com que se vai deparar aquando do abate e destruição das árvores, a única medida (correctiva) conhecida para travar a praga.A seca de alguns pinheiros já tinha sido detectada na Moura Morta e alguns madeireiros já tinham adquirido alguns secos para fazer lenha, só que não limparam os ramos secos.
É que, segundo Rui Dinis, em Arganil e tambem na Moura Morta predomina a propriedade de minifúndio, pelo que, dependendo da extensão da área afectada, poderão estar em causa «muitos proprietários florestais». A mesma preocupação revela Augusto Simões, da Aflopinhal, Associação Florestal do Pinhal, Lousã, que afirma mesmo que a floresta no concelho é constituída pela «pequeníssima propriedade», o que «dificultará qualquer medida que se possa vir a tomar».
Classificando a situação de «muito preocupante», que «pode levar ao desaparecimento da floresta», Augusto Simões, que também não teve ainda conhecimento oficial da presença da doença no concelho, entende que «têm de ser tomadas medidas governamentais que permitam alguma intervenção».
domingo, abril 20, 2008
Pinhais do Centro estão infectados com nematodos
A doença do pinheiro (nemátodo) chegou ao Centro do país, nomeadamente a pinhais nas zonas de Lousã e Arganil, onde serão em breve destruídas milhares de árvores.
Segundo uma nota do Ministério da Agricultura, «por proposta da autoridade florestal nacional (DGRF), o Governo vai publicar uma portaria demarcando duas novas áreas de pinhal, totalizando 6500 hectares, na freguesia de Sarzedo, em Arganil, e na freguesia da Lousã, onde serão aplicadas as medidas especiais correspondentes à Zona Afectada, sendo que na Zona de Restrição estarão inseridas áreas de alguns concelhos limítrofes».
A mesma portaria estipula que «quando sejam detectados exemplares infectados pelo nemátodo, mesmo fora da Zona Afectada, os respectivos proprietários, usufrutuários e rendeiros são notificados para proceder ao seu abate e remoção. Esta obrigação deverá ser cumprida no prazo máximo de 10 dias a contar da notificação por parte da DGRF».
A notícia tinha sido avançada ontem à tarde pelo “Expresso Online”, segundo o qual pode estar em risco toda a área de pinhal nacional, que se estende por 710 mil hectares. Um cenário que significaria a ruína da base económica de toda a região Centro do país. Uma situação que o mesmo comunicado do Ministério da Agricultura tenta desdramatizar, referindo que «nas zonas afectadas pelo nemátodo se encontram apenas cerca de 10% do pinhal português, que no País representa 710 mil hectares de área».
Embora o Ministério da Agricultura diga que vai dar especial atenção aos proprietários florestais, a verdade é que João Ribeiro, director executivo da Flopen (Organização de Produtores Florestais), soube desta notícia pelo Diário de Coimbra e admite que esta praga «terá um impacto muito grave na parte da produção e da indústria», prometendo acompanhar o desenrolar desta situação de muito perto.
O nemátodo da madeira do pinheiro foi detectado pela primeira vez em Portugal em Maio de 1999 na península de Setúbal, zona onde tem estado em curso um plano específico que visa duas coisas: erradicar a praga e impedir a sua propagação ao resto da floresta nacional. Foi mesmo necessário recorrer à criação de uma faixa fitossanitária, mas nem assim parece que se conseguiu confinar a doença à península de Setúbal.
Campeonato Nacional de Pesca à Pluma
Sérgio Silva (Vitalino)
Luis Silva
Jorge Martins
Francisco Pereira
O blogue da Moura Morta deseja aos atletas muito sucesso nas águas do Coura e que possamos vir de lá com um bom resultado.
Pode ser que dessa forma as instituições que gerem as verbas do desporto no nosso concelho vos olhem como atletas e vos considerem como tal.
Etiquetas: flyfishing, Lazer, Moura Morta, Pesca, Pesca Pluma
sábado, abril 19, 2008
sexta-feira, abril 18, 2008
quinta-feira, abril 17, 2008
Meninos de Escola
- "Mamã, que há para comer? "
- "Nada, meu filho ."
O menino olha para opapagaio, que têm na gaiola, e pergunta :
- "Mamã, porque não há papagaio com arroz ? "
- "Porque não há arroz."
- "E papagaio no forno ? "
- "Não há gás ."
- "E papagaio no grelhador eléctrico ? "
- "Não há electricidade."
- "E papagaio frito ? "
- "Não há azeite ."
E o papagaio contentíssimo gritava :
- " VIVA SÓCRATES !!! VIVA SÓCRATES !!!
quarta-feira, abril 16, 2008
Zé Calor de Férias na Moura Morta
Desta vez o seu neto acompanhou-o nesta sua visita a Portugal, desta forma o Zé Calor ajuda as gerações mais novas a manter contacto com o nosso país e com a nossa terra.
- Ainda se lembram quando ele deixava a Moura Morta "boquiaberta", ao correr de inverno à chuva (fazendo o seu jogging), por vezes depois de uma noite de tertúlia e de copos.
- Quando disputava com a esposa a compra de fogaças, durante as festas religiosas.
- Quando da escada do centro de Convívio declamou o poema:
Ou com tiros
Ou com balas
Ou com peidos do meu cu.
terça-feira, abril 15, 2008
Projecto Radical - São Martinho da Cortiça
http://www.projectoradical.pt
http://projectoradical.wordpres
Etiquetas: Moura Morta
sábado, abril 12, 2008
sexta-feira, abril 11, 2008
quarta-feira, abril 09, 2008
Outra Alentejanice
- Querida hoje vou amar-te...!!!!
Responde a mulher:
- Quero lá saber, até podes ir a Júpiter, desde que me deixes dormir.......
Etiquetas: Humor, Moura Morta
segunda-feira, abril 07, 2008
Um dicionário para a Beira-Serra
Na verdade, a tarefa de investigação documental foi prolongada – durou mais de 20 anos! "Mea culpa": a pesquisa em jornais, arquivos e bibliotecas foi longa, por estarmos muito longe das fontes. Não obstante, lá chegámos e desde já admitimos que o volume pode trazer verbetes desactualizados, pois foram redigidos há cerca de dois anos. Porém, o principal é que o volume venha à luz...
Receamos que o Dicionário não agrade a toda a gente, pois se limita a averbar os nomes dos escritores dos principais géneros literários, assim como os de várias dezenas de professores universitários (com relevo para os de Coimbra), além de artistas plásticos, músicos, cientistas e outros intelectuais e artistas nascidos ou ligados à nossa região. Quanto às omissões possíveis, confessamos que foram involuntárias, já que do volume constam até certos dos nossos erráticos inimigos declarados – e se assim os designamos é porque eles se julgam insuspeitos dos pecados que todos cometemos, quantas vezes por falta de informações precisas.
No decurso da pesquisa e redacção dos verbetes, pedimos as notas biográficas e bibliográficas a cerca de 300 autores, ao mesmo tempo que publicámos mais de uma dezena de artigos sobre o projecto na imprensa, com destaque para A Comarca de Arganil - o primeiro periódico onde colaborámos, antes de nos tornarmos jornalistas profissionais, sendo evidente que a nossa presença neste jornal em nada desmerece os outros órgãos da imprensa regional. O que se compreende, pois fomos por largos anos editorialista do influente O Estado de S. Paulo, além de professor da Faculdade Cásper Líbero, a mais prestigiada escola de jornalismo do Brasil.
Pois bem, o Dicionário de Autores da Beira-Serra está chegando e devemos agradecê-lo não só ao editor e amigo Silvério Pedroso Amaro e à Paula, directores da Dinalivro de Lisboa, mas também aos inúmeros colaboradores que nos incentivaram, desde o Dr. José Domingos Cabeças, Miguel Ventura, José Caldeira, aos Poetas António Ramos de Almeida e Tamen, ao António Lopes Machado, Aníbal Pacheco, Padres Augusto Nunes Pereira, António Nogueira Gonçalves, António Dinis e António Borges de Carvalho, Dr. António Lourenço, José Sinde Filipe, Nuno Mata, D. Nata lia Figueiredo (que nos emprestou um raro exemplar da 2ª. edição do Viriato Trágico, de Brás Garcia Mascarenhas, publicada pelo dr. Albino Freire de Figueiredo - o notável "Conselheiro Velho" do Pisão), Embaixador Albano Nogueira e à excelente Regina Anacleto, ao Eng. J. E. Mendes Ferrão, Adriano Pacheco, José de Oliveira Serra, Eng. Rui Sanches, Dr. Fernando Vale (e ao Mário), Prof. José Dias Coimbra, Drª Margarida Fróes, António César Ventura e aos directores de A Comarca de Arganil" (Chico e, depois, Jorge Moreira) , bem como aos muitos outros que não conseguimos recordar agora, mas que nos deram informações utilíssimas e correctas para este Dicionário que – temos a certeza – será incorporado ao acervo cultural da Beira-Serra.
João Alves das Neves
Etiquetas: Cultura, Moura Morta
domingo, abril 06, 2008
Novo blogue em Poiares
Sejam bem-vindos ao mais recente espaço de divulgação do que acontece em Vila Nova de Poiares.
Esperamos poder contar com a vossa participação, vamos lá agitar as águas e dar a conhecer Poiares ao Mundo. Contamos com a vossa colaboração, ajudem-nos a fazer deste blog a Janela de Poiares.
Usem e abusem do e-mail: poiaresxxi@gmail.com.
POIARES XXI - um blog independente de consulta....no mínimo...obrigatória!"
Esperamos que nos ajudem a descobrir um pouco mais sobre Vila Nova de Poiares e sobre o que por lá se vai passando.
O nosso blogue deseja-lhe as maiores felicidades.
Etiquetas: Moura Morta, Vila Nova Poiares
sexta-feira, abril 04, 2008
Casamento
Ele: Sim. Custou tanto esperar por este momento.
Ela: Queres que me vá embora?
Ele: - Não! Nem penses nisso.
Ela: - Amas-me?
Ele: - Claro! Muito e muito!
Ela: - Alguma vez me traíste?
Ele: - NÃO! Porque ainda perguntas?
Ela: - Beijas-me?
Ele: - Sempre que possível!
Ela: - Vais-me bater?
Ele: - És doida! Não sou desse género de pessoa!
Ela: - Posso confiar em ti?
Ele: - Sim.
Ela: - Querido!
Depois do casamento...
Ler de baixo para cima.
Etiquetas: Humor, Moura Morta
quinta-feira, abril 03, 2008
Alentejanices
-Querida hoje vou amar-ti...
Responde a mulher:
-Quero lá saberi, até podes ir a Júpiter! Ê cá por mim vou dormiri ...
Etiquetas: Humor, Moura Morta
Manual "Como educar um filho"
- Tirado de um Manual recente sobre educação. Temos muito que aprender com este educador, mas já cá ha quem pratique disto. Ora vejamos:
1- Comece na infância a dar o seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o Mundo tem a obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.
2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso fá-lo-á sentir-se interessante.
3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até que chegue aos 21 anos e “decida por si mesmo”.
4- Deixe ele tratar por tu os mais velhos, afinal são todos uns gajos porreiros
5- Arrume tudo o que ele desarrumar: livros, sapatos, roupas. Faça-lhe tudo para que aprenda a atribuir aos outros toda a responsabilidade.
6- Discuta com frequência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
7- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser, para que ele não passe as privações que você passou.
8- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar “frustrações prejudiciais”.
9- Tome sempre o partido dele contra vizinhos, professores e autoridades. (Todos têm má vontade com o seu filho).
10- Quando ele se meter nalguma complicação séria, desculpe-o, dizendo que a culpa é das más companhias.
Etiquetas: Humor, Moura Morta
terça-feira, abril 01, 2008
Pesca Desportiva - Aconteceu no ultimo Campeonato do Mundo
Obrigado pelo testemunho. O troféu foi exibido durante algum tempo, para satisfação dos seus fãs.
Etiquetas: flyfishing, Humor, Moura Morta, Pesca Pluma, Portugal