segunda-feira, abril 07, 2008

Um dicionário para a Beira-Serra

Anuncia-nos a Paula Amaro que o Dicionário de Autores da Beira-Serra deverá ser lançado em Lisboa até 10 de Junho próximo, depois de uma prolongada demora na revisão das emendas. È caso para se dizer que vale mais tarde do que nunca...
Na verdade, a tarefa de investigação documental foi prolongada – durou mais de 20 anos! "Mea culpa": a pesquisa em jornais, arquivos e bibliotecas foi longa, por estarmos muito longe das fontes. Não obstante, lá chegámos e desde já admitimos que o volume pode trazer verbetes desactualizados, pois foram redigidos há cerca de dois anos. Porém, o principal é que o volume venha à luz...
Receamos que o Dicionário não agrade a toda a gente, pois se limita a averbar os nomes dos escritores dos principais géneros literários, assim como os de várias dezenas de professores universitários (com relevo para os de Coimbra), além de artistas plásticos, músicos, cientistas e outros intelectuais e artistas nascidos ou ligados à nossa região. Quanto às omissões possíveis, confessamos que foram involuntárias, já que do volume constam até certos dos nossos erráticos inimigos declarados – e se assim os designamos é porque eles se julgam insuspeitos dos pecados que todos cometemos, quantas vezes por falta de informações precisas.
No decurso da pesquisa e redacção dos verbetes, pedimos as notas biográficas e bibliográficas a cerca de 300 autores, ao mesmo tempo que publicámos mais de uma dezena de artigos sobre o projecto na imprensa, com destaque para A Comarca de Arganil - o primeiro periódico onde colaborámos, antes de nos tornarmos jornalistas profissionais, sendo evidente que a nossa presença neste jornal em nada desmerece os outros órgãos da imprensa regional. O que se compreende, pois fomos por largos anos editorialista do influente O Estado de S. Paulo, além de professor da Faculdade Cásper Líbero, a mais prestigiada escola de jornalismo do Brasil.
Pois bem, o Dicionário de Autores da Beira-Serra está chegando e devemos agradecê-lo não só ao editor e amigo Silvério Pedroso Amaro e à Paula, directores da Dinalivro de Lisboa, mas também aos inúmeros colaboradores que nos incentivaram, desde o Dr. José Domingos Cabeças, Miguel Ventura, José Caldeira, aos Poetas António Ramos de Almeida e Tamen, ao António Lopes Machado, Aníbal Pacheco, Padres Augusto Nunes Pereira, António Nogueira Gonçalves, António Dinis e António Borges de Carvalho, Dr. António Lourenço, José Sinde Filipe, Nuno Mata, D. Nata lia Figueiredo (que nos emprestou um raro exemplar da 2ª. edição do Viriato Trágico, de Brás Garcia Mascarenhas, publicada pelo dr. Albino Freire de Figueiredo - o notável "Conselheiro Velho" do Pisão), Embaixador Albano Nogueira e à excelente Regina Anacleto, ao Eng. J. E. Mendes Ferrão, Adriano Pacheco, José de Oliveira Serra, Eng. Rui Sanches, Dr. Fernando Vale (e ao Mário), Prof. José Dias Coimbra, Drª Margarida Fróes, António César Ventura e aos directores de A Comarca de Arganil" (Chico e, depois, Jorge Moreira) , bem como aos muitos outros que não conseguimos recordar agora, mas que nos deram informações utilíssimas e correctas para este Dicionário que – temos a certeza – será incorporado ao acervo cultural da Beira-Serra.

João Alves das Neves

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Admiro-me como não aparece o nome do Dr. Antonino Henriques pois foi um homem de cultura e homem de historia que tratou muitos assuntos da Beira Interior.
O celebre Ze dos Tojeiros que escrevia na Comarca de Arganil, deveria ter o nome ligado a este dicionario.
Haja quem lhe preste essa homenagem.

14:22:00  

Enviar um comentário

<< Home