terça-feira, setembro 27, 2011

Reorganização das Freguesias e dos Concelhos

Foi apresentado pelo Primeiro Ministro o "Documento Verde da Reforma da Administração Local", este documento é o primeiro passo na reorganização administrativa do nosso país, isto é, reorganização do mapa dos Concelhos e das Freguesias. Foi no longínquo ano de 1835 que houve a última reforma administrativa do nosso país levada a cabo por Mouzinho da Silveira, desde aí até hoje muita coisa mudou, pela saída das pessoas do interior para o Litoral ou para os centros Urbanos, pela saída para o estrangeiro em busca de novas e melhores oportunidades quer pela proximidade que as novas tecnologias nos trouxeram!

 A Moura Morta poderia ser um exemplo do que mudou nos últimos 100 anos, no ano de 1900 a nossa aldeia tinha cerca de 900 habitantes hoje são menos de 90, a nossa freguesia além de ter perdido população perdeu toda a indústria e todo o comércio existente (também fruto de uma falta de estratégia de fixação das populações no interior e de um abandono completo do sector primário).
Por outro lado para muitas das centenas de freguesias Rurais existentes no nosso país tais como a nossa, a das Lavegadas, a Junta de Freguesia é que é o elo de ligação e a entidade que ajuda a resolver e a solucionar os problemas das populações, populações essas normalmente bastante envelhecidas que vivem em zonas isoladas.

Seria importante que também no nosso concelho houvesse um debate sobre estas questões, tendo em conta o que é melhor para as nossas populações; caso contrário o debate poderá ser feito tendo em conta qual é a melhor reorganização para os partidos políticos!  Vamos lançar o repto do debate ao Aqui Poiares!

Candidatura à Liga de Bombeiros Portugueses

segunda-feira, setembro 26, 2011

Temos que Guardar os Oleos dos Fritos

Atenção ao Comunicado da Câmara

Etiquetas:

domingo, setembro 25, 2011

AUTO ESTIMA

Auto-Estima acima de tudo!

Imagem do contribuinte em 2013


Não interessa o quanto o fisco te tenha depenado...
Importante é andar sempre de cabeça erguida!!!

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 19, 2011

Foi assim ha um Ano. Este ano não houve nada

quinta-feira, setembro 15, 2011

Moura Morta - Aldeia Livre de Armas Nucleares

E digam lá que a Moura Morta não é bonita!
Vista de todos os lados tem mais encantos...quer seja do Brasil,Estados Unidos, França, Arábia Saudita, Madeira, Açores, Suíça, Luxemburgo, Inglaterra ou mesmo daqui de cima....

Vista da Mata da Ursa
Vista da Capela
Vista das Correguinhas
Vista da Estrada da Beira
Vista do Coreto

terça-feira, setembro 13, 2011

Um Mouramortino em grande ...

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 12, 2011

PENACOVA AQUI TÃO PERTO ...

Etiquetas: ,

domingo, setembro 11, 2011

Jaime Soares quer criar Confraria do Peixe do Rio

Há mais de um ano surgia esta notícia! A 28 de Janeiro de 2010.

O presidente da Câmara, Jaime Soares, pretende criar no concelho a Confraria do Peixe do Rio. O autarca e juiz da Confraria da Chanfana deu a novidade ontem (dia 28), durante o jantar de encerramento da Semana da Chanfana, onde foi feito o balanço da iniciativa e distinguidos os restaurantes que participaram no evento de carácter gastronómico.

Jaime Soares, que disse ter enviado durante a tarde toda a documentação necessária ao Registo Nacional de Pessoas Colectivas, tendente à formalização e registo legal da Confraria do Peixe do Rio, afirmou assumir, por agora, “total responsabilidade” pela criação daquela que virá a ser a segunda confraria de carácter gastronómico no concelho.

“É uma oportunidade para fazermos vir ao Concelho de Vila Nova de Poiares muita gente que pretende comer o peixe do rio”.

Entusiasmado, o edil relevou a importância de aproveitar o facto de os rios Alva e Mondego atravessarem o concelho para promover o turismo e, em particular, a restauração. “Não há tradição? A tradição cria-se!”, sustentou o autarca.

Recorde-se que, muito recentemente, o município de Vila Nova de Poiares apresentou a candidatura do rio Alva, em particular da localidade conhecida por “Moura Morta”, às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, na categoria de zonas aquáticas não marinhas.

No texto justificativo das pretensões a maravilha natural nacional, a autarquia sustenta que o rio Alva/aldeia da Moura Morta é “um local de beleza singular, onde a fauna e a flora se encontram em esplendorosa simplicidade” e onde a pureza das águas fluviais é habitat privilegiado para espécies piscícolas como barbos, bogas e escalos, entre outras.

Esta zona é igualmente reconhecida como uma dos melhores, a nível mundial, para a pesca da truta.

“E então, acham que a ideia da Confraria do Peixe do Rio tem pés para andar?” – rematou Jaime Soares.

Pois tem. Dizem os habitantes da Moura Morta e da Ponte de Mucela.

Este Blogue já há uns 4 anos lançou a ideia da Confraria do peixe do Rio, mas alguém disse que já existia uma la para a zona de Viseu??? As gentes da Moura Morta sempre usufruíram da pesca as varias espécies mesmo que de forma ilegal.

Havia artistas que atacavam os peixes a tiro de garrafas de pirolitos com carboreto ou com amassado de "embude". E é verdade que não morreu ninguém.

Também na Gastronomia de Poiares, a MOURA MORTA, apresentava os seus peixes de rio em molho de escabeche.

Nunca mais se ouviu falar nessa hipótese


Ja publicado a 29-03-2011

Etiquetas:

sábado, setembro 10, 2011

Portas e Ferragens

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 08, 2011

NOTICIA TRISTE - Maria dos Anjos

Tivemos conhecimento esta manhã do falecimento da Ti Maria dos Anjos.
Maria dos Anjos era casada com Artur Dinis , já falecido e mãe do João e da Alice.
O blogue apresenta as condolências à familia enlutada.

Etiquetas: ,

Recordando o Passado

Foto do FaceBook do Luis

Na Escola de S.Miguel

Os Pais dos Alunos da Escola vão boicotar início das aulas

Com o objectivo de pressionar a Direcção Regional de Educação relativamente à anunciada redução do numero de turmas de quatro para três.
Os pais dos alunos da Escola do 1.0 ciclo de São Miguel de Poiares reuniram e decidiram, por unanimidade, «boicotar a presença dos seus filhos nas aulas, que se iniciam formalmente no próximo dia 16». Uma decisão tomada terça-feira e que se prende com a redução do número de turmas, de quatro para três, decidida pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). O objectivo dos pais é garantir a contratação de «um professor para leccionar o primeiro ano do 1.º ciclo» naquela escola, repondo o que consideram ser a «normalidade educativa de um professor para cada ano de ensino».

Do DC

quarta-feira, setembro 07, 2011

Segunda Edição da “Mostra de Sabores e Tradições” levou mais de duas mil pessoas a descobrir os Vales do Alva e Alvoco

Um exemplo a seguir pelas Freguesias do Baixo Alva com varias Freguesias e Concelhos.
Seria um êxito com toda a certeza. Concelhos de Arganil, Penacova e Poiares com as suas variadas Freguesias mas com muito de comum e associado ao Rio Alva.

Depois de em 2010 se terem juntado cinco Freguesias da zona norte do concelho de Oliveira do Hospital, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Meruge, Seixo da Beira e Vila Franca da Beira, para realizar em Ervedal da Beira a primeira edição da Mostra de Sabores e Tradições - “Da Cordinha ao Cobral”, este ano foi a vez de sete das Freguesias da zona sul se unirem e trabalharem em conjunto para concretizar a II Mostra de Sabores e Tradições - “Do Alva e Alvoco”.

Com o objectivo de divulgar e valorizar o potencial e dos melhores produtos locais que o Concelho de Oliveira do Hospital possui, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital – TEAR, enquanto projecto promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, conseguiu juntar e pôr a trabalhar em conjunto as Freguesias de Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Avô, Penalva e Alva, Santa Ovaia, S. Sebastião da Feira e Vila Pouca da Beira para esta segunda edição da Mostra, que decorreu nos passados dias 3 e 4 de Setembro na sede da freguesia ribeirinha de Penalva de Alva.

Ao longo destes dois dias os mais de dois milhares de visitantes da Mostra, que vieram de vários pontos do concelho e da região, puderam degustar a melhor gastronomia desta zona do Concelho e conhecer o artesanato tradicional dos vales do Alva e Alvoco, sempre com o rio Alva como companhia. No total, foram cerca de 40 os expositores que nos brindaram com a demonstração ao vivo da sua arte, dando a conhecer e preservando as técnicas e ofícios tradicionais, apostando na sua valorização.

Etiquetas: ,

segunda-feira, setembro 05, 2011

AS TIPUANAS

ARVORES QUE AGORA ESTÃO NA MODA
FLÔRES DE UM AMARELO MUITO VIVO
Ha algumas dispersas ao longo da Estrada da Beira.

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 01, 2011

REGRESSO A UMA TERRA SEM REGRESSO

Um Post do Homem das tabernas de Penacova

Isto da mesmo que pensar

REGRESSO A UMA TERRA SEM REGRESSO

A impressão mais "dramática" que levo dos dias em que estive na
terra-mãe Penacova foi o crescente abandono dos campos que, um
pouco por toda a parte, sem distinção de aldeias, se verifica. Tudo
numa lenta agonia de silvas e matos, de silêncios, com exceções
que nem sempre confirmam uma regra sem retorno aparente.
Por cima das aldeias, pressentem-se mais fantasmas de pinheiros
e pinhais onde o vento soprou murmúrios que só os pinheiros
entendiam e entendem, serras com partes rotas, como se
fossem vestidas por trapos com buracos, roupa com defeito ou
má costura.
Nas aldeias cada vez menos hortas porque as hortas estão no
supermercado, mais gente a caminhar à noite, porque gorda,
de colesterol, de coração acelerado e os médicos a avisar
exercício físico e as receitas com linhas de medicamentos
empilhados ao balcão das farmácias.
Não se veem jovens porque estão presos aos computadores, às
consolas, ausentes dos campos porque os pais lhes explicaram
que não haveriam de sujar as mãos na castanha indignidade da
terra que, dizem, os oprimiu e afinal é da terra que tudo vem e
que com a passagem dos anos, o ciclo se fecha sem um vintém
de piedade sobre as vidas.
Não gosto desta "modernidade" que um pseudo-urbanismo mal
edificado trouxe à realidade. Não há discursos nem palavras
que apaguem as perdas ou disfarcem a pobreza galopante dos
dias e das vidas.Não há progresso sem um regresso à terra.
O tempo o confirmará, desde que não fique demasiado tarde!
____