domingo, setembro 11, 2011

Jaime Soares quer criar Confraria do Peixe do Rio

Há mais de um ano surgia esta notícia! A 28 de Janeiro de 2010.

O presidente da Câmara, Jaime Soares, pretende criar no concelho a Confraria do Peixe do Rio. O autarca e juiz da Confraria da Chanfana deu a novidade ontem (dia 28), durante o jantar de encerramento da Semana da Chanfana, onde foi feito o balanço da iniciativa e distinguidos os restaurantes que participaram no evento de carácter gastronómico.

Jaime Soares, que disse ter enviado durante a tarde toda a documentação necessária ao Registo Nacional de Pessoas Colectivas, tendente à formalização e registo legal da Confraria do Peixe do Rio, afirmou assumir, por agora, “total responsabilidade” pela criação daquela que virá a ser a segunda confraria de carácter gastronómico no concelho.

“É uma oportunidade para fazermos vir ao Concelho de Vila Nova de Poiares muita gente que pretende comer o peixe do rio”.

Entusiasmado, o edil relevou a importância de aproveitar o facto de os rios Alva e Mondego atravessarem o concelho para promover o turismo e, em particular, a restauração. “Não há tradição? A tradição cria-se!”, sustentou o autarca.

Recorde-se que, muito recentemente, o município de Vila Nova de Poiares apresentou a candidatura do rio Alva, em particular da localidade conhecida por “Moura Morta”, às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, na categoria de zonas aquáticas não marinhas.

No texto justificativo das pretensões a maravilha natural nacional, a autarquia sustenta que o rio Alva/aldeia da Moura Morta é “um local de beleza singular, onde a fauna e a flora se encontram em esplendorosa simplicidade” e onde a pureza das águas fluviais é habitat privilegiado para espécies piscícolas como barbos, bogas e escalos, entre outras.

Esta zona é igualmente reconhecida como uma dos melhores, a nível mundial, para a pesca da truta.

“E então, acham que a ideia da Confraria do Peixe do Rio tem pés para andar?” – rematou Jaime Soares.

Pois tem. Dizem os habitantes da Moura Morta e da Ponte de Mucela.

Este Blogue já há uns 4 anos lançou a ideia da Confraria do peixe do Rio, mas alguém disse que já existia uma la para a zona de Viseu??? As gentes da Moura Morta sempre usufruíram da pesca as varias espécies mesmo que de forma ilegal.

Havia artistas que atacavam os peixes a tiro de garrafas de pirolitos com carboreto ou com amassado de "embude". E é verdade que não morreu ninguém.

Também na Gastronomia de Poiares, a MOURA MORTA, apresentava os seus peixes de rio em molho de escabeche.

Nunca mais se ouviu falar nessa hipótese


Ja publicado a 29-03-2011

Etiquetas:

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto e no dia do seu aniversario é uma homenagem ao Ti Andre Pereira, que desde miudo foi um dos maiores pescadores de peixe do rio de ca da zona.
Quer com cana, quer de mergulho, quer a tiro, quer com rede, era realmente um às e provocava a admiração de muitos de nós.
Em determinada altura, legalizou-se e já podia trabalhar á vontade como pescador do rio Alva.
Em 1967/68 com uns brasileiros, legalizaram tambem uma actividade de Pescadores com barco e redes legais.Mandaram fazer uma barca ao Ti Abel e foram comprar as redes a Constancia. A cor da redes foram, coloridas com "cha" de amieiro e salgueiro para ficarem acastanhadas e enganar os peixes.
Era distribuir peixe por todas as casas.
Na altura fartei-me de peixe do rio.
Um dia o barco foi pelo rio abaixo com uma cheia
Hoje tenho saudades e por vezes vou matar saudades a Penacova e à Raiva com uns peixinhos em molho de escabeche.

13:06:00  
Anonymous Anónimo said...

Na zona do açude da moura morta, a água já esta a regar as couves do ti André e a estrada, junto ao açude, já era.... Sérgio ...

14:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Minha Alma está parva!!!....Que deu agora ao Senhor Presidente da Câmara, para ficar tão generoso em relação a freguesia de Lavegadas?...Será que estão a chegar os remorços no último mandato(esperamos)pelo desprezo que sempre teve em relação aos que ficam do lado do sol nascente?... Mas como de promessas estamos nós fartos...vamos esperar para ver...

11:50:00  
Anonymous Miguelinho Soares said...

A seguir vem a confraria do tinto morangueiro... universal claro...

14:59:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem disse que a Confraria do Peixe do Rio tem alguma coisa a ver com a Moura Morta? Não é preciso haver peixe do rio para se fazer a Confraria.
Vejam o que acontece com a da Chanfana em que as cabras, dizem que são todas importadas e a maioria congelada e faz-se uma festança.
Parece que essa Confraria tem vistas sobre o Mondego para fazer pirraça à Lampreia de Penacova e ao peixe do rio que ja por la existe e com muito êxito.
A Junta de Freguesia das Lavegadas nem sabia de nada desta confraria.
E como seria o trajo? Bone ruço e todo roto? Capa de borel ou de lã do cobertor de papa?Camisa de chita? Calças de ganga e arregaçadas?tamancas ou tamancos para calçar?
Assim se respeitaria a tradição.

09:19:00  
Anonymous Anónimo said...

Se fosse eu a voces,gentes da Moura Morta,não queria.
É que depois Jaime Soares e asua comitiva não saiem dai a comer á vossa conta!

22:40:00  
Anonymous Anónimo said...

Confraria do Peixe do Rio na Moura Morta ou na Ponte de Mucela? Não acredito, pois não ha la ninguem da cor politica do papuço.
Aquilo é so para os amigos da tralha e a tralha ja devia ter pensado em meter alguem que nunca manjou peixe do Rio Alva.
Talvez façam uma para chatear a da lampreia no Mondego em Penacova.

23:01:00  
Anonymous Anónimo said...

Isso já foi chão que deu uvas.
Com as dividas da Câmara tem agora muito que pensar.
Quem as vai pagar? Os que vierem?
Sabe-se lá.
A Câmara esta insolvente ou não?
Quem paga a quem se deve?
Será que terão de apontar no tecto ou na folha de couve porqueira?

12:50:00  
Anonymous Anónimo said...

Se esse senhor criasse a confraria dos abandonados, isso sim é que seria assunto!
Valha-me S. Cricalho.

22:15:00  
Anonymous Anónimo said...

http://agendamunicipal.cm-sabugal.pt/index2.php?option=com_content&task=view&id=887&pop=1&page=0&Itemid=68

09:58:00  

Enviar um comentário

<< Home