Jaime Soares quer criar Confraria do Peixe do Rio
Jaime Soares, que disse ter enviado durante a tarde toda a documentação necessária ao Registo Nacional de Pessoas Colectivas, tendente à formalização e registo legal da Confraria do Peixe do Rio, afirmou assumir, por agora, “total responsabilidade” pela criação daquela que virá a ser a segunda confraria de carácter gastronómico no concelho.
“É uma oportunidade para fazermos vir ao Concelho de Vila Nova de Poiares muita gente que pretende comer o peixe do rio”.
Entusiasmado, o edil relevou a importância de aproveitar o facto de os rios Alva e Mondego atravessarem o concelho para promover o turismo e, em particular, a restauração. “Não há tradição? A tradição cria-se!”, sustentou o autarca.
Recorde-se que, muito recentemente, o município de Vila Nova de Poiares apresentou a candidatura do rio Alva, em particular da localidade conhecida por “Moura Morta”, às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, na categoria de zonas aquáticas não marinhas.
No texto justificativo das pretensões a maravilha natural nacional, a autarquia sustenta que o rio Alva/aldeia da Moura Morta é “um local de beleza singular, onde a fauna e a flora se encontram em esplendorosa simplicidade” e onde a pureza das águas fluviais é habitat privilegiado para espécies piscícolas como barbos, bogas e escalos, entre outras.
Esta zona é igualmente reconhecida como uma dos melhores, a nível mundial, para a pesca da truta.
“E então, acham que a ideia da Confraria do Peixe do Rio tem pés para andar?” – rematou Jaime Soares.
Pois tem. Dizem os habitantes da Moura Morta e da Ponte de Mucela.
Este Blogue já há uns 4 anos lançou a ideia da Confraria do peixe do Rio, mas alguém disse que já existia uma la para a zona de Viseu??? As gentes da Moura Morta sempre usufruíram da pesca as varias espécies mesmo que de forma ilegal.
Havia artistas que atacavam os peixes a tiro de garrafas de pirolitos com carboreto ou com amassado de "embude". E é verdade que não morreu ninguém.
Também na Gastronomia de Poiares, a MOURA MORTA, apresentava os seus peixes de rio em molho de escabeche.
Nunca mais se ouviu falar nessa hipótese
Ja publicado a 29-03-2011
Etiquetas: Confraria do Peixe do Rio.
10 Comments:
Isto e no dia do seu aniversario é uma homenagem ao Ti Andre Pereira, que desde miudo foi um dos maiores pescadores de peixe do rio de ca da zona.
Quer com cana, quer de mergulho, quer a tiro, quer com rede, era realmente um às e provocava a admiração de muitos de nós.
Em determinada altura, legalizou-se e já podia trabalhar á vontade como pescador do rio Alva.
Em 1967/68 com uns brasileiros, legalizaram tambem uma actividade de Pescadores com barco e redes legais.Mandaram fazer uma barca ao Ti Abel e foram comprar as redes a Constancia. A cor da redes foram, coloridas com "cha" de amieiro e salgueiro para ficarem acastanhadas e enganar os peixes.
Era distribuir peixe por todas as casas.
Na altura fartei-me de peixe do rio.
Um dia o barco foi pelo rio abaixo com uma cheia
Hoje tenho saudades e por vezes vou matar saudades a Penacova e à Raiva com uns peixinhos em molho de escabeche.
Na zona do açude da moura morta, a água já esta a regar as couves do ti André e a estrada, junto ao açude, já era.... Sérgio ...
Minha Alma está parva!!!....Que deu agora ao Senhor Presidente da Câmara, para ficar tão generoso em relação a freguesia de Lavegadas?...Será que estão a chegar os remorços no último mandato(esperamos)pelo desprezo que sempre teve em relação aos que ficam do lado do sol nascente?... Mas como de promessas estamos nós fartos...vamos esperar para ver...
A seguir vem a confraria do tinto morangueiro... universal claro...
Mas quem disse que a Confraria do Peixe do Rio tem alguma coisa a ver com a Moura Morta? Não é preciso haver peixe do rio para se fazer a Confraria.
Vejam o que acontece com a da Chanfana em que as cabras, dizem que são todas importadas e a maioria congelada e faz-se uma festança.
Parece que essa Confraria tem vistas sobre o Mondego para fazer pirraça à Lampreia de Penacova e ao peixe do rio que ja por la existe e com muito êxito.
A Junta de Freguesia das Lavegadas nem sabia de nada desta confraria.
E como seria o trajo? Bone ruço e todo roto? Capa de borel ou de lã do cobertor de papa?Camisa de chita? Calças de ganga e arregaçadas?tamancas ou tamancos para calçar?
Assim se respeitaria a tradição.
Se fosse eu a voces,gentes da Moura Morta,não queria.
É que depois Jaime Soares e asua comitiva não saiem dai a comer á vossa conta!
Confraria do Peixe do Rio na Moura Morta ou na Ponte de Mucela? Não acredito, pois não ha la ninguem da cor politica do papuço.
Aquilo é so para os amigos da tralha e a tralha ja devia ter pensado em meter alguem que nunca manjou peixe do Rio Alva.
Talvez façam uma para chatear a da lampreia no Mondego em Penacova.
Isso já foi chão que deu uvas.
Com as dividas da Câmara tem agora muito que pensar.
Quem as vai pagar? Os que vierem?
Sabe-se lá.
A Câmara esta insolvente ou não?
Quem paga a quem se deve?
Será que terão de apontar no tecto ou na folha de couve porqueira?
Se esse senhor criasse a confraria dos abandonados, isso sim é que seria assunto!
Valha-me S. Cricalho.
http://agendamunicipal.cm-sabugal.pt/index2.php?option=com_content&task=view&id=887&pop=1&page=0&Itemid=68
Enviar um comentário
<< Home