quarta-feira, setembro 07, 2011

Segunda Edição da “Mostra de Sabores e Tradições” levou mais de duas mil pessoas a descobrir os Vales do Alva e Alvoco

Um exemplo a seguir pelas Freguesias do Baixo Alva com varias Freguesias e Concelhos.
Seria um êxito com toda a certeza. Concelhos de Arganil, Penacova e Poiares com as suas variadas Freguesias mas com muito de comum e associado ao Rio Alva.

Depois de em 2010 se terem juntado cinco Freguesias da zona norte do concelho de Oliveira do Hospital, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Meruge, Seixo da Beira e Vila Franca da Beira, para realizar em Ervedal da Beira a primeira edição da Mostra de Sabores e Tradições - “Da Cordinha ao Cobral”, este ano foi a vez de sete das Freguesias da zona sul se unirem e trabalharem em conjunto para concretizar a II Mostra de Sabores e Tradições - “Do Alva e Alvoco”.

Com o objectivo de divulgar e valorizar o potencial e dos melhores produtos locais que o Concelho de Oliveira do Hospital possui, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital – TEAR, enquanto projecto promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, conseguiu juntar e pôr a trabalhar em conjunto as Freguesias de Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Avô, Penalva e Alva, Santa Ovaia, S. Sebastião da Feira e Vila Pouca da Beira para esta segunda edição da Mostra, que decorreu nos passados dias 3 e 4 de Setembro na sede da freguesia ribeirinha de Penalva de Alva.

Ao longo destes dois dias os mais de dois milhares de visitantes da Mostra, que vieram de vários pontos do concelho e da região, puderam degustar a melhor gastronomia desta zona do Concelho e conhecer o artesanato tradicional dos vales do Alva e Alvoco, sempre com o rio Alva como companhia. No total, foram cerca de 40 os expositores que nos brindaram com a demonstração ao vivo da sua arte, dando a conhecer e preservando as técnicas e ofícios tradicionais, apostando na sua valorização.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que se podia fazer na nossa freguesia em conjunto com as freguesias à beira do Rio Alva.
S.Martinho,Pombeiro,Lavegadas, Friumes,Paradela e S. Pedro de Alva, poderiam dar um bom exemplo das suas tradições unindo assim os seus usos e costumes.

08:58:00  

Enviar um comentário

<< Home