terça-feira, setembro 27, 2011
segunda-feira, setembro 26, 2011
domingo, setembro 25, 2011
segunda-feira, setembro 19, 2011
quinta-feira, setembro 15, 2011
Moura Morta - Aldeia Livre de Armas Nucleares
terça-feira, setembro 13, 2011
segunda-feira, setembro 12, 2011
domingo, setembro 11, 2011
Jaime Soares quer criar Confraria do Peixe do Rio
Jaime Soares, que disse ter enviado durante a tarde toda a documentação necessária ao Registo Nacional de Pessoas Colectivas, tendente à formalização e registo legal da Confraria do Peixe do Rio, afirmou assumir, por agora, “total responsabilidade” pela criação daquela que virá a ser a segunda confraria de carácter gastronómico no concelho.
“É uma oportunidade para fazermos vir ao Concelho de Vila Nova de Poiares muita gente que pretende comer o peixe do rio”.
Entusiasmado, o edil relevou a importância de aproveitar o facto de os rios Alva e Mondego atravessarem o concelho para promover o turismo e, em particular, a restauração. “Não há tradição? A tradição cria-se!”, sustentou o autarca.
Recorde-se que, muito recentemente, o município de Vila Nova de Poiares apresentou a candidatura do rio Alva, em particular da localidade conhecida por “Moura Morta”, às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, na categoria de zonas aquáticas não marinhas.
No texto justificativo das pretensões a maravilha natural nacional, a autarquia sustenta que o rio Alva/aldeia da Moura Morta é “um local de beleza singular, onde a fauna e a flora se encontram em esplendorosa simplicidade” e onde a pureza das águas fluviais é habitat privilegiado para espécies piscícolas como barbos, bogas e escalos, entre outras.
Esta zona é igualmente reconhecida como uma dos melhores, a nível mundial, para a pesca da truta.
“E então, acham que a ideia da Confraria do Peixe do Rio tem pés para andar?” – rematou Jaime Soares.
Pois tem. Dizem os habitantes da Moura Morta e da Ponte de Mucela.
Este Blogue já há uns 4 anos lançou a ideia da Confraria do peixe do Rio, mas alguém disse que já existia uma la para a zona de Viseu??? As gentes da Moura Morta sempre usufruíram da pesca as varias espécies mesmo que de forma ilegal.
Havia artistas que atacavam os peixes a tiro de garrafas de pirolitos com carboreto ou com amassado de "embude". E é verdade que não morreu ninguém.
Também na Gastronomia de Poiares, a MOURA MORTA, apresentava os seus peixes de rio em molho de escabeche.
Nunca mais se ouviu falar nessa hipótese
Ja publicado a 29-03-2011
Etiquetas: Confraria do Peixe do Rio.
sábado, setembro 10, 2011
quinta-feira, setembro 08, 2011
NOTICIA TRISTE - Maria dos Anjos
Maria dos Anjos era casada com Artur Dinis , já falecido e mãe do João e da Alice.
O blogue apresenta as condolências à familia enlutada.
Etiquetas: Falecimentos, Maria Anjos
Na Escola de S.Miguel
Os Pais dos Alunos da Escola vão boicotar início das aulas
Com o objectivo de pressionar a Direcção Regional de Educação relativamente à anunciada redução do numero de turmas de quatro para três.
Os pais dos alunos da Escola do 1.0 ciclo de São Miguel de Poiares reuniram e decidiram, por unanimidade, «boicotar a presença dos seus filhos nas aulas, que se iniciam formalmente no próximo dia 16». Uma decisão tomada terça-feira e que se prende com a redução do número de turmas, de quatro para três, decidida pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). O objectivo dos pais é garantir a contratação de «um professor para leccionar o primeiro ano do 1.º ciclo» naquela escola, repondo o que consideram ser a «normalidade educativa de um professor para cada ano de ensino».
quarta-feira, setembro 07, 2011
Segunda Edição da “Mostra de Sabores e Tradições” levou mais de duas mil pessoas a descobrir os Vales do Alva e Alvoco
Seria um êxito com toda a certeza. Concelhos de Arganil, Penacova e Poiares com as suas variadas Freguesias mas com muito de comum e associado ao Rio Alva.
Depois de em 2010 se terem juntado cinco Freguesias da zona norte do concelho de Oliveira do Hospital, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Meruge, Seixo da Beira e Vila Franca da Beira, para realizar em Ervedal da Beira a primeira edição da Mostra de Sabores e Tradições - “Da Cordinha ao Cobral”, este ano foi a vez de sete das Freguesias da zona sul se unirem e trabalharem em conjunto para concretizar a II Mostra de Sabores e Tradições - “Do Alva e Alvoco”.
Com o objectivo de divulgar e valorizar o potencial e dos melhores produtos locais que o Concelho de Oliveira do Hospital possui, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital – TEAR, enquanto projecto promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, conseguiu juntar e pôr a trabalhar em conjunto as Freguesias de Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Avô, Penalva e Alva, Santa Ovaia, S. Sebastião da Feira e Vila Pouca da Beira para esta segunda edição da Mostra, que decorreu nos passados dias 3 e 4 de Setembro na sede da freguesia ribeirinha de Penalva de Alva.
Ao longo destes dois dias os mais de dois milhares de visitantes da Mostra, que vieram de vários pontos do concelho e da região, puderam degustar a melhor gastronomia desta zona do Concelho e conhecer o artesanato tradicional dos vales do Alva e Alvoco, sempre com o rio Alva como companhia. No total, foram cerca de 40 os expositores que nos brindaram com a demonstração ao vivo da sua arte, dando a conhecer e preservando as técnicas e ofícios tradicionais, apostando na sua valorização.