quinta-feira, março 29, 2012


Portugal volta a usar candeeiros a petróleo
Com o agravamento da crise, o candeeiro a petróleo está a regressar à casa de muitos portugueses.

"O candeeiro a petróleo caiu em desuso nos anos 60 em Portugal, mesmo nas aldeias mais remotas, onde a electricidade foi um luxo que tardou a chegar. Em pleno século XXI, com o agravamento da crise económica, o candeeiro a petróleo regressa em força a muitos lares portugueses, principalmente nas zonas suburbanas do país", escreve o diário i.
O jornal dá o exemplo de um estabelecimento comercial no centro de Oeiras que "tem vendido ultimamente uma grande quantidade de candeeiros a petróleo". O gerente da loja "explica o inesperado sucesso de vendas de forma lapidar: 'Encomendo aos 150 candeeiros de cada vez e desaparece tudo'".
O jornal assinala que "outro item com muita saída são os sacos de água quente (...). De resto, a própria Organização Mundial de Saúde diz que metade dos idosos portugueses não tem meios para manter as casas quentes."

in Diário de Notícias

quarta-feira, março 28, 2012

NoticiaTriste

Faleceu o Toni. Conhecido como o policia de Sabouga.
Foi Presidente da Junta de Lavegadas a seguir ao Jorge Gonçalves e antes do Alvaro Rei.
Condolencias à familia.

quinta-feira, março 22, 2012

COGUMELOS SILVESTRES

Centro - Iniciativa visa desenvolver o território através dos cogumelos silvestres

Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Góis. Estes quatro concelhos da região Centro são o palco escolhido para um projecto que visa fomentar a produção de cogumelos silvestres nativos. Potenciar este recurso, o território, a economia local e apostar na exportação são os objectivos da Universidade de Coimbra e da BLC 3 - Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro.
João Nunes, presidente do Conselho de Administração da BLC 3, explica que a ideia nasceu porque esta entidade que «tem o seu raio de acção na região interior Centro» criou um projecto de desenvolvimento integrado para optimizar os recursos naturais disponíveis. Isto no sentido de valorização do território.
No caso dos cogumelos silvestres, trata-se de uma iniciativa biotecnológica visando o desenvolvimento da produção de espécies nativas bem como investigar as condições para a produção de trufas.

Segundo João Nunes, nos ecossistemas florestais da região em causa foram identificadas 20 espécies de cogumelos silvestres nativos, «e será à volta deste potencial que o projecto se desenvolverá, através da produção de inóculo, seleccionando os de maior valor comercial».
Inicialmente, esta acção irá desenvolver-se nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Góis. O objectivo
«é contratualizar com agricultores e produtores florestais o fornecimento de inóculo das espécies de cogumelos, fomentando assim a produção em grande escala», acrescenta João Nunes.
Justificando a potencialidade económica que poderá surgir, o responsável da BLC 3 dá um exemplo além-fronteiras muito concreto, na zona de Barcelona. Ali, um cogumelo da região - Sanchas (Lactarius deleciosus) - «rendeu um milhão e 500 mil euros com a produção de 500 toneladas».
No âmbito deste projecto está igualmente pensada a criação de um Centro de Micologia Aplicada que, segundo João Nunes, será um núcleo de investigação cuja principal pretensão visa
«a produção de trufas, fungos do solo que formam cogumelos subterrâneos e que valem entre 400 a 500 euros o quilo nos mercados internacionais».
Para o presidente do Conselho de Administração da BLC 3, a exportação deste tipo de produtos «é de grande potencial».
Isto porque «os ecossistemas florestais do interior do país “escondem” uma ampla diversidade de cogumelos silvestres que poderão ser altamente valorizados nos mercados internacionais».
Porém, acrescenta: «Portugal, ao contrário do que já acontece em países como Espanha, França e Itália, não apresenta fluxos comerciais significativos numa área que pode gerar actividades empresariais com elevado retorno económico».
Por fim, João Nunes afirma que a grande mais-valia deste projecto «é aproveitar um ecossistema com grandes potencialidades para a produção de cogumelos silvestres para alavancar o desenvolvimento de uma nova economia na região, contribuindo assim para a atracção de pessoas para novas actividades empresariais em zonas do país cada vez mais despovoadas».
João Nunes informa também que durante o mês de Março de 2012 as entidades com responsabilidade no projecto irão candidatar o mesmo ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do «Compete - Programa Operacional Factores de Competitividade».
A iniciativa tem, ainda, como parceira a Voz da Natureza, uma empresa com actividade na área da investigação científica e tecnológica para o desenvolvimento de produtos inovadores.

Etiquetas:

sábado, março 17, 2012

OS DOIS VIZINHOS E OS TOMATES

Amanhando as Insuas do Vale Escuro, nos batoreus, quer o Ti Ze do Terreiro quer o Julinho Moleiro resolveram plantar uns pimentos e uns tomates.
Um dia, o Julinho notou que os pardais depenicavam os tomateiros todos que tinha plantado no seu batoreu, mas no do vizinho Ze do Terreiro, quando os pardais tentavam fazer o mesmo, fugiam rapidamente e espavoridos.
Este estranhou tal reacção e foi perguntar ao Ti Ze o que se passava.
O Ti Ze do Terreiro pediu-lhe desculpa por não lhe ter dito o que tinha feito pois- passados poucos dias- após ter plantado os tomates, tinha ido à Farmacia de S. Martinho e lá tinha comprado uns tomates de chumbo, que depois colocou no meio dos tomateiros, para que os pássaros não fizessem estragos.
No dia seguinte, o Julinho Moleiro atravessou o rio e foi a pé à Farmacia de S. Martinho. Ao chegar à Farmacia e como não se encontrasse ninguém ao balcão, chamou pelo farmacêutico, sr. Guilherme,chamou chamou e la apareceu o Sr. Guilherme, uma pessoa já com idade avançada e com dificuldades de locomoção (um pouco dobrado para a frente).
Quando ele se dirigia para o balcão ,ele perguntou-lhe: Sr. Guilherme, tem tomates de chumbo?
Ele imediamente respondeu: Não, isto é do reumático".

segunda-feira, março 12, 2012

‘Casa do Ambiente’ regressa dia 19 de Março

A “Casa do Ambiente” vai estar novamente em Vila Nova de Poiares, de 19 a 23 de Março, no Terminal de Camionagem, numa organização da câmara municipal local, em parceria com a ERSUC (Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos de Coimbra), no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore.

A “Casa do Ambiente” é uma estrutura móvel constituída por um atrelado TIR cujo interior foi modificado, dando a conhecer o circuito dos resíduos urbanos potencialmente recicláveis e mostrando também a melhor forma de separar estes resíduos.

Reflectindo a “preocupação ambiental” do município, esta é uma iniciativa de âmbito geral, no entanto, especialmente dirigida aos mais jovens, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, cujo principal objectivo é “sensibilizar os alunos para a necessidade de aproveitar, reutilizar reduzir a produção de resíduos sólidos urbanos, nomeadamente os recicláveis tais como cartão, papel, embalagens metálicas, de plástico e de vidro”, refere uma nota da autarquia.

“São iniciativas como esta, fruto da acção do município, que têm contribuído para o cada vez maior interesse dos poiarenses pela preservação e defesa dos valores ambientais, da ecologia e das energias renováveis”, frisa a edilidade.

Historia no Concelho de Arganil


A Moura Morta tem a sua historia ligada ao concelho de Arganil, pois durante seculos pertenceu a freguesias do actual Concelho de Arganil. So em finais do seculo XIX é que foi integrada no concelho de Poiares.
Seria interessante participar-se nas conferencias, pois ha uma que nos toca muito, que é a da exploração de ouro no rio Alva. Os morouços que existem ao longo do rio e os morouços que existem na Moura Morta são o testemunho das lavarias de ouro em que as terras eram lavadas e as pedras redondas (calhaus) eram arrumados como escombros.

PDFImprimirEnviar por E-mail

Arganil é um concelho com um percurso histórico materializado em momentos muito significativos e um território que se orgulha de ter como muito próximo um conjunto de pessoas que se têm valorizado intelectualmente e dado um valioso contributo para o conhecimento da nossa história comum.

Conhecedora desta realidade, a Câmara Municipal de Arganil decidiu organizar um Ciclo de Conferências que designou de “Encontros sobre a História do Concelho de Arganil”, o qual se irá desenvolver ao longo de 2012 e que versará aspetos históricos e culturais do Concelho de Arganil.

- “Rios de Ouro” – o Prof. Dr. Carlos Fabião da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desenvolverá este tópico, tendo em conta a importância do Rio Alva na exploração aurífera na Antiguidade e no estabelecimento militar romano na Lomba do Canho (Arganil). Este encontro será realizado no dia 16 de Março de 2012, no Salão Nobre dos Paços do Concelho

sexta-feira, março 09, 2012

O Guarda Fernando


O Guarda Fernando é o responsável pela fiscalização da Concessão de Pesca Desportiva do Rio Alva.
Desde que iniciou funções, o furtivismo e as infracções ao regulamento da Concessão de Pesca reduziram significativamente!
Já todos conhecem o seu jeep branco, que tanto passa de dia como de noite.
Gosta de conversar com os pescadores para ouvir os seus relatos e/ou sugestões.
Os Mosqueiros do Alva, deixam aqui um agradecimento ao seu empenho.
Quando for pescar ao Alva e presencie alguma infracção não hesite em contactar o Guarda Fernando:
Telefone: 966310297
in: http://mosqueirosdoalva.blogspot.com/

O blogue da Moura Morta agradece mais uma vez ao guarda pelo seu empenho, penso que não só o nosso blogue mas toda a aldeia e os pescadores estão muito gratos pelo seu trabalho e pela dedicação a esta causa que é defender o nosso rio.

No último mês de Março de 2011 foram apanhados dois pescadores furtivos da freguesia de Pombeiro da Beira, a Pescar com Redes no Rio Alva, além de lhe ter sido retirada a rede foram obrigados a pagar uma multa de 1400,00€ e sendo-lhe ainda aplicada Pena Suspensa! Relativamente à viatura não nos foi transmitido se foi ou não apreendida!

Não Sejas Piegas ....

quinta-feira, março 08, 2012

Na Moura Morta a Internet é grande motivo de conversa

XII Encontro de Veiculos TT - ROTA DA CHANFANA

XII Encontro de Veiculos TT - ROTA DA CHANFANA


No último fim-de-semana a Comissão de Festas de São Miguel de Poiares 2012 realizou o "XII Encontro Veículos TT" a já famosa "Rota da Chanfana". Mais um evento para angariação de fundos para as festas de 2012 e ao mesmo tempo um motivo de divulgação da nossa terra.
Com cerca de meia centena de veículos e mais de uma centena de participantes, podemos dizer que foi um exito em que até o São Pedro ajudou! Os participantes que chegaram dos mais diversos locais do nosso país ficaram encantados com a beleza da paisagem e do percurso.
Os concorrentes andaram pelas serras dos concelhos vizinhos de Arganil e Penacova, assim como pelo de Vila Nova de Poiares. O almoço foi servido no Centro de Convívio da Moura Morta, com excelentes condições e com uma paisagem magnífica, além do espetacular acolhimento das suas gentes. O jantar, que foi servido na Associção Recreativa de São Miguel, como não podia deixar de ser teve como "rainha" a nossa famosa chanfana, confecionada por três experientes cozinheiras, que fez a delícia de todos os participantes que ficaram rendidos a tão delicioso pitéu.

Comissão de Festas de São Miguel de Poiares 2012

Retirado do Aqui-Poiares

domingo, março 04, 2012

As 1001 Marradas - isto nos Açores

Para quem andou pelos Açores e essencialmente na Terceira, sabe que isto é mesmo assim