segunda-feira, março 12, 2012

Historia no Concelho de Arganil


A Moura Morta tem a sua historia ligada ao concelho de Arganil, pois durante seculos pertenceu a freguesias do actual Concelho de Arganil. So em finais do seculo XIX é que foi integrada no concelho de Poiares.
Seria interessante participar-se nas conferencias, pois ha uma que nos toca muito, que é a da exploração de ouro no rio Alva. Os morouços que existem ao longo do rio e os morouços que existem na Moura Morta são o testemunho das lavarias de ouro em que as terras eram lavadas e as pedras redondas (calhaus) eram arrumados como escombros.

PDFImprimirEnviar por E-mail

Arganil é um concelho com um percurso histórico materializado em momentos muito significativos e um território que se orgulha de ter como muito próximo um conjunto de pessoas que se têm valorizado intelectualmente e dado um valioso contributo para o conhecimento da nossa história comum.

Conhecedora desta realidade, a Câmara Municipal de Arganil decidiu organizar um Ciclo de Conferências que designou de “Encontros sobre a História do Concelho de Arganil”, o qual se irá desenvolver ao longo de 2012 e que versará aspetos históricos e culturais do Concelho de Arganil.

- “Rios de Ouro” – o Prof. Dr. Carlos Fabião da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desenvolverá este tópico, tendo em conta a importância do Rio Alva na exploração aurífera na Antiguidade e no estabelecimento militar romano na Lomba do Canho (Arganil). Este encontro será realizado no dia 16 de Março de 2012, no Salão Nobre dos Paços do Concelho