LENHA PRA FOGUEIRA
Não tenham vergonha de dizer o que pensam e o que sentem.
Foral de D. Afonso Henriques (Ano 1.151).
Das primeira terras que teve Foral entre Linhares da Beira e Coimbra dado por D. Afonso Henriques.
Centenas de pessoas visitaram o pavilhão da Entidade Regional de Turismo do Centro e degustaram a maravilhosa chanfana e o célebre Poiarito, reconhecendo a qualidade da gastronomia poiarense, “um verdadeiro produto turístico de excelência”.
in CNoticias
Etiquetas: Lendas
. . . Mas quem procura o rio Alva para a prática da pesca desportiva desde alguns anos, reconhece que o Alva despertou, está diferente e proporciona ao pescador desportivo espaços viciantes que o fazem voltar mais vezes do que seria esperado.
Espécie piscícola de nobre figura e inteligente, a truta de Fário, ressurgiu com força abaixo da Barragem das Fronhas após programa técnico governamental que, aliás, obteve resultados satisfatórios. A barragem permite a jusante, até uma distância aproximada de
As características especiais do seu leito rochoso do rio Alva, os seus poços naturais, o nível de caudal constante, alimentação abundante, propiciam que esta espécie usufrua de uma qualidade de vida e repovoamento natural intenso, que os pescadores desportivos mais observadores, atentos à morfologia da espécie e a este tipo de lugares se interroguem permanentemente sobre certas questões e alguns factos difíceis de acreditar. Resulta de tudo isto que o Rio Alva classifica-se como um rio de primeira categoria entre muitos da Europa, dócil para a aprendizagem, exigente de uma tenacidade por parte do pescador desportivo e com alta capacidade de acolher eventos desportivos de gabarito Internacional. Que a sua população humana ribeirinha não deixe destruir este património natural com mais valias inquestionáveis.
Quem não gosta de observar do Coreto mirante da Moura Morta uma truta saltando fora de água abocando um insecto alado, desafiando um tal pescador recortando os verdes do rio Alva com a linha da sua cana de pesca à mosca. Todos colhem dele!
Assim tem sido o percurso da Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado (ADIP) de Vila Nova de Poiares que está a comemorar 15 anos desde que foi criada.
Ontem a associação deu início às comemorações, no Centro Cultural, com a entrega de cerca de 250 certificados de formação e qualificação, a assinatura de protocolos com novas entidades que vão ser associadas da ADIP e a apresentação de uma revista.
O programa da comemoração do aniversário prolonga-se até ao dia 26 de fevereiro e integra um seminário dedicado ao tema “Novas Oportunidades – A Chave da Qualificação”, que se realiza hoje, com início às 10H00, prolongando-se até ao final da tarde.
Um dia aberto à comunidade e outro dedicado aos colaboradores da instituição são outras ações que vão decorrer para celebrar a data. Paralelamente, está patente ao público, no Centro Social, uma exposição intitulada “ADIP – 15 anos a pensar em si”.
35 acções de formação em 2010
A ADIP conta com 60 colaboradores e promove valências de formação (Centro Novas Oportunidades), creche, jardim-de-infância, centro de dia e de convívio, apoio domiciliário, lar e universidade sénior, que prestam serviços diversos a centenas de pessoas.
De acordo com Madalena Carrito, presidente da direção, em 2010 a ADIP realizou 35 ações de formação, que foram frequentadas por cerca de 700 pessoas.
Além disso, a associação presta apoio a 220 utentes na área social direcionado para duas grandes áreas de intervenção: área da infância e juventude e a área dos Idosos.
in Beiras
Etiquetas: Arvores históricas, Freixos
A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A .associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Se estima que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes.
Etiquetas: Moura Morta, Vila Nova Poiares
Etiquetas: Visitas ao Blogue
O caderno por que se pauta a eleição da Comissão Politica Distrital (CPD) de Coimbra do PSD, da Mesa da Assembleia e do Conselho de Jurisdição ficou fechado a 26 de Janeiro de 2011, 10 dias antes do sufrágio.
Presidente do Município de Vila Nova de Poiares e do plenário de militantes do PSD/Coimbra, Jaime Soares foi líder partidário de âmbito distrital entre 2002 e 2008.
Marcelo Nuno, ex-líder concelhio conimbricense social-democrata, deverá ser o único candidato à presidência da CPD, tornando-se assim sucessor de Pedro Machado.
Vista da entrada da Moura Morta pelo lado da Capela.
O Adro da Capela coberto de neve. Um espectáculo
Nota: Fotos da Liliana Lopes enviadas por mail
Etiquetas: Capela e Coreto, Nevão