sexta-feira, fevereiro 04, 2011

A poda das videiras

Dizem que a poda nasceu (se iniciou) quando um burro passou por uma vinha e comeu algumas vides.
A poda é um dos actos que está directamente ligado ao trabalho da vinha, no nosso caso sabemos que deve ser feito, porque as gerações que nos antecederam o faziam, é verdade que muitos de nós nunca nos questionámos sobre estas coisas, é assim porque é assim, mas que se ao logo dos anos o fizeram por alguma razão foi.
Vamos tentar olhar olhar para a poda, questionando e tentando perceber.

Mas então o que é a poda?

Não é mais do que o corte de certas varas, com o fim aumentar a qualidade das uvas e melhorar as condições de produção da videira, conseguindo-se assim que as raízes possam estar proporcionais às vides que no futuro irá ser a ramagem da videira .

Quando é que deve ser feita a poda?

A poda deve ser feita quando as folhas já estão a a cair, ou seja aquilo que chamam o descanso vegetativo. Mas devemos ter também em atenção a nossa região pois se a poda for feita na altura das maiores geadas os cortes da poda podem demorar a cicatrizar.
Nunca se deve podar a seguir à vindima porque as folhas ainda estão a trabalhar e não foi ainda dado inicio ao processo de emigração das substâncias que estão nas folhas para as varas e cepas da videira.

O que aconteceria se as videiras não fossem podadas?

Se as videiras não fossem podadas as suas varas iam crescer muito finas, todas embrulhadas e os seus cachos seriam muitos e de bagos pequenos (com pouco sumo) em que o seu amadurecimento acabaria por ser irregular, acabando por produzir um vinho de baixa qualidade.

Porque podamos?

Além de querermos obter cachos maiores e com maior teor de sumo , com elevados teores de açúcar que dão origem a vinhos com maior graduação, queremos que a videira mantenha a sua produção constante ao longo dos anos e que além disso nos permita tratar da videira facilmente, quer seja a atar a por os paus, a sulfatar ou a cavar a terra (amanhar).

Atenção a ter na poda

Os cortes devem ser sempre bem rentes, lisos para que o corte cicatrize rapidamente e convenientemente. Nas varas, os cortes devem fazer-se um centímetro acima dos olhos (gomo). Os braços e os ramos mais grossos cortam-se com serrote, sendo depois o golpe alisado com uma navalha.
Deve ter-se o cuidado em fazer o menor número de cortes e que a grossura dos ramos cortados não seja muito grande, porque a cicatrização é tanto mais fácil, quanto menor for a grossura do ramo cortado.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Faltou dizer que:
A melhor poda é no minguante de Janeiro.

16:48:00  
Anonymous Anónimo said...

Ao menos podiam ter escolhidoumas videiras bem podádas

12:43:00  
Anonymous Anónimo said...

PARESE QUE FOI UM BURRU

12:47:00  
Blogger Unknown said...

Quando refere: "muitos de nós nunca nos questioná-mos sobre estas coisas..." deveria referir muitos de nós nunca nos QUESTIONÁMOS sobre estas coisas.

Fica só o reparo e, Boas podas.

Manuel Gomes

23:18:00  
Anonymous Anónimo said...

Se o Ministro da agricultura tive-se vindo há MOURA MORTA aprender sobre a agricultura fazia melhor figura no lugar aonde está lá para SÃO BENTO.

09:54:00  
Anonymous Anónimo said...

sabem faxer poda em bardos com arvores, em regioes de vinhos verdes?
nao e preciso fazer a terça parte que neste blog e indicado. So e preciso saber podar.

21:31:00  
Anonymous Eduardo said...

A melhor época para se podar a videira ( pé de uva ) é na fase da lua nova do mes de fevereiro, ela borta em março e frutifica acabando os frutos em junho. entre junho e agosto é o descanso, depois poda de novo na fase da lua nova de agosto, ela terá frutos ate dezembro terá uvas maduras.
Obs: se vc podar nessa época pode contar com a chuva uma semana depois que ela vem para alegrar a planta e fazer brotar.

02:01:00  
Anonymous Ricardo Dias said...

Tenho uma vinha em Coimbra que não podei por estar ausente. Neste fim de semana,ao verificar a imensidão de varas podei algumas videiras, verificando que "choravam".
Estas videiras poderão secar? Se sim,o que devo fazer para o evitar?Se não podar,as videiras ficam cansadas e poderâo secar?
Qual a melhor opção? Podar fora de época ou não podar?
Agradeço o esclarecimento.
Ricardo Dias

09:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Caro amigo,
A cinco anos plantei por estaca uma parreira,que fica carregada de flor mas os frutos não vingam,estou no ceará,será que da para me guiar em como proceder a poda da mesma pra obter frutos,fico desde já agradecida a ti pela ajuda,meu email para indicação de algum site é:lpsls@hotmail.com,forte abraço...
Ligia

11:18:00  
Anonymous Anónimo said...

Bons amigos
Alguém me pode dizer o que fazer a estas uvas para as colher em Outubro com a melhor qualidade que conseguir.
Estão por podar a mais de 3 anos, os bagos são pequenos e tem doença.
Estava a pensar sulfata-las. Será que vou estragar mais ainda?

12:23:00  
Anonymous HENRIQUE MARQUES said...

Caro amigo,gostaria de saber se os galhos novos da videira depois que os cachos novos nascem seria ncessario cortalos para os cachos engrossarem com uma fruta mais robusta,cachos maiores.Faço a poda todos os anos, na segunda semana de julho na lua nova esta correto, sou aqui de cachoeirinha/rs. gostaria de saber se estou fazendo a coisa certa, meu msn es;(trans.marques193@hotmail.com)se tiver alguma dica para mim seria otimo acrescentar em minha parreira.HENRIQUE MARQUES.

23:29:00  
Anonymous Edison Rdodrigues said...

A poda varia de lugar para lugar, existem lugares mais frios onde a risco de geada tardia, espera ao máximo a brotação da videira para iniciar a poda, quanto mais cedo podar, mais cedo ela ira brotar, e se num lugar onde tem geada tardia irá queimar a planta. Quanto ao choro da planta, (Choro é o nome dado ao liquido que escorre depois do corte), ele aparece 15 dias antes da brotação, não tem problema nenhum de podar 15 dias antes da brotação.

01:18:00  
Blogger Unknown said...

o que faço para que as formigas não chupem minhas uvas ? não colhi e elas estão atacando e tambem ficam embaixo da folhas novas não deixam desenvolver e enrola a folha infesta.

15:03:00  
Blogger Unknown said...

Os meses ideais para se podar qualquer vegetal, é nos meses do ano que NÃO tem a letra "R"... Maio;Junho;Julho,Agosto. Dê preferência a fase da lua minguante.

13:19:00  

Enviar um comentário

<< Home