quarta-feira, novembro 26, 2008

Mas que bela Ovação

domingo, novembro 23, 2008

Dia da Floresta Autóctone

"Parte da floresta natural desapareceu", A Quercus assinala hoje o Dia da Floresta Autóctone que foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais.
A associação ambientalista, Quercus, assinala este domingo um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.
Para que a celebração do Dia da Floresta Autóctone não se circunscreva ao dia 23 de Novembro, a Quercus já lançou o projecto “Criar bosques, conservar a biodiversidade”.
No âmbito deste projecto, a Quercus propõe um conjunto de acções que, para além da componente fundamental de conservação da biodiversidade, incluem a quantificação da capacidade de sequestro de CO2 dos novos bosques e daqueles que já se encontram em crescimento, constituindo mais um contributo para reduzir o efeito de estufa e as alterações climáticas que lhe estão associadas. Em comunicado enviado à TVNET, a Quercus alerta que em "Portugal grande parte da floresta natural desapareceu ou está muito alterada, sendo já raras algumas das nossas árvores autóctones".
Para tal, tem contribuído a adopção de modelos silvícolas baseados na simplificação dos ecossistemas florestais, reduzindo-os a meros conjuntos de árvores alinhadas da mesma espécie, grande parte das vezes exóticas de rápido crescimento, que potenciam a ocorrência de pragas e doenças e a propagação dos incêndios florestais, lê-se no comunicado.
Até Março de 2009 a Quercus pretende que sejam plantadas ao longo de todo o país 250.000 árvores e arbustos autóctones e nos próximos 5 anos cerca de um milhão.

Etiquetas: ,

sexta-feira, novembro 21, 2008

Mariza uma Diva - Povo que lavas no Rio

As palavras da Diva:
- Agora vou pedir aos meus amigos (músicos) para descerem do palco e vou cantar, como nós costumávamos fazer no meu bairro por séculos, nós não temos estas coisas modernas (microfones), para mim é mais natural cantar sem microfone, assim como vou fazer. Este fado é com certeza é Alma do Povo Português e a Alma de Portugal.

quinta-feira, novembro 20, 2008

CARTA PARA NÃO IR À TROPA

O gajo que não queria ir á tropa!
Texto verídico de um gajo que não queria ir à tropa:
ExmoSr. Ministro da Defesa,
Venho deste modo explicar-lhe uma situação delicada que tem vindo a ocorrer, de maneira a poder obter um eventual apoio vindo de VossaExa;
Tenho 24 anos, e fui esta semana chamado para ir à tropa. Sou casado com uma viúva de 44 anos, mãe de uma jovem de 25 anos, da qual sou padrasto. O meu pai, por seu lado, casou-se com a jovem em questão.
Neste momento, o meu pai passou a ser o meu genro, uma vez que se casou com a minha filha. Deste modo, a minha filha, ou chamemos-lhe, enteada, passou a ser a minha madrasta, uma vez que é casada com o meu pai.
A minha esposa e eu tivemos, no mês passado, um filho. Esse filho tomou-se o irmão da mulher do meu pai, portanto o cunhado do meu pai. O que faz com que seja o meu tio, uma vez que é o irmão da minha madrasta.
O meu filho é, portanto, o meu tio...
A mulher do meu pai teve no Natal um rapaz, que é ao mesmo tempo o meu irmão, uma vez que ele é filho do meu pai, mas o meu neto por ser o filho da minha enteada, filha da minha esposa.
- Desta maneira sou o irmão do meu neto! !...
E como o marido da mãe de;uma pessoa é o pai da mesma, verifiquei que sou o pai da minha esposa, e o irmão do meu filho.
Resumindo: sou o meu avô!!!
Deste modo, Sr Ministro, peço-lhe que estude pacientemente o meu caso, porque a lei não permite que o pai, o filho, e o neto sejam chamados à tropa na mesma altura.Agradecendo antecipadamente a sua atenção, mando-lhe os meu melhores cumprimentos.

sábado, novembro 15, 2008

Os “amigos do alheio” visitaram o Santuário do Mont´Alto,

Os “amigos do alheio” visitaram o Santuário do Mont´Alto, em Arganil, e causaram estragos que ultrapassam as várias centenas de euros.Os assaltantes arrombaram as três portas do edifício, nomeadamente a porta da torre, a porta lateral - usada para o serviço habitual do Santuário, - e a porta da sacristia, que dá para o exterior do templo, tendo as duas últimas ficado totalmente inutilizadas.
Já no interior do edifício, os assaltantes tentaram abrir duas caixas de esmolas, tendo retirado de uma delas todo o dinheiro, mas que não deveria ser muito, uma vez que «ainda na segunda-feira anterior tinha tirado o dinheiro que lá estava».Os larápios, que concretizaram o assalto na noite de sábado para domingo «remexeram em tudo», mas «não tocaram nos santos, nem em qualquer imagem ou objecto. Só levaram mesmo aquele dinheiro».

sexta-feira, novembro 14, 2008

Apresentação pública do livro "Monografia da Freguesia de S. Martinho da Cortiça"


Tenho o prazer de convidar cada um de vós para assistir à apresentação o meu livro acerca da nossa freguesia de S. Martinho da Cortiça.

Vai decorrer neste sábado, dia 15 de Novembro no salão nobre da Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça, pelas 10 horas, logo após a sessão solene da abertura da Feira Franca.

Como alguns já sabem, eu não estarei presente por motivos profissionais que me afastam do País por uns tempos.

Mas contarei com o apoio do Dr. Rui Martins Portugal e do autor das fotografias do livro, o Pedro Miguel Frias dos Santos, entre outros, para fazerem uma breve introdução do livro ao público e dos motivos que nortearam esta publicação.

Terei muito gosto na vossa presença.

Um abraço amigo,

João Pedro Nogueira Portugal

É com enorme prazer que recebemos o este convite, mas acima de tudo é com toda a satisfação que ajudamos a promover uma freguesia à qual também estou ligado por razões de ordem familiar.

Eu tenho dois computadores...



Os meus computadores
Em nada são iguais
E até o Hugo Chavez
É deles que gosta mais
Até o Hugo Chavez
É deles que gosta mais
Os meus computadores
Em nada são iguais

Abro o Excel e aparece
O Orçamento, que ternura
Tão leve que até parece
Fruto da minha loucura

Mas o Word ciumento
Quer brilhar na sua vez
Neste texto que é bem técnico
Ele corrige o inglês

Os meus computadores
Em nada são iguais
E até o Hugo Chavez
É deles que gosta mais
Até o Hugo Chavez
É deles que gosta mais
Os meus computadores
Em nada são iguais

E minha mão sobre o rato
Sem saber o que fazer
Imprimo outro diploma
Pr'aumentar ao meu saber

Que o Magalhães não encrave
Eu já pedi tanta vez
Pois enquanto ele trabalha
Faz feliz um português

Lalala-rala-ralala
Lalala-rala-rala
Lalala-rala-ralala
Lalala-rala-rala
Lalala-rala-ralala...

quinta-feira, novembro 06, 2008

A Moura Morta




Poderemos ver na foto as vias de comunicação que a atravessam os campos de cultivos e os mais atentos conseguirão ainda ver as trutas aos saltos no rio Alva.

terça-feira, novembro 04, 2008

Um carro económico fabricado em Portugal

Magalhães Móvel

Um carro económico fabricado em Portugal










domingo, novembro 02, 2008

A Moura Morta em 3D

Consulte este site e vê a Moura Morta de um modo mais simpatico

Moura Morta Google Earth 3D map | Portugal in Google Earth
Moura Morta Google Earth. KML (Keyhole Markup Language) file contaning
location of Moura Morta, Portugal. Travel deals. Add a placemark function.
<http://www.maplandia.com/portugal/centro/pinhal-interior-norte/arganil/moura-morta/moura-morta-google-earth.html>

Etiquetas: