domingo, março 07, 2010

Diagnóstico à saúde de Vila Nova de Poiares

Os estudantes do 3º curso de Pós-Licenciatura de Especialização de Enfermagem Comunitária ministrado na ESEnfC fizeram um diagnóstico da situação de saúde do Concelho de Vila Nova de Poiares.

Com este trabalho, que se desenvolveu durante 18 semanas, no âmbito do estágio “Intervenção Comunitária em Enfermagem”, o concelho fica dotado de informação útil para a identificação dos problemas e das necessidades de saúde da população, o que lhe permitirá melhor definir as acções e as estratégias a seguir. De acordo com alguns dos resultados do diagnóstico, o concelho apresenta uma elevada taxa de vacinação, sendo que, neste domínio, «o Centro de Saúde» local «ultrapassou as metas propostas pela ARS Centro», afirma a professora Cristina Veríssimo, que coordenou o estágio dos estudantes.No período analisado (de 2004 a 2008), a taxa de mortalidade geral registou um decréscimo acentuado do primeiro para o quinto ano. Verificou-se, também, uma redução acentuada da taxa de mortalidade devido às doenças do aparelho circulatório – de 6,3% em 2004 para 2,9% em 2008 –, sem que, no entanto, esta deixe de continuar a ser a principal causa de morte. Ainda assim, o número total de hipertensos aumentou cerca de 4,38% ao longo do biénio 2007-2008. Outro dado deste diagnóstico diz-nos que em Vila Nova de Poiares o número de enfermeiros e de médicos por utente tem vindo a aumentar ao longo do quinquénio em análise. A realização deste trabalho constituiu uma mais-valia ao nível profissional, na medida em que permite o desenvolvimento de competências na área dos indicadores de saúde, fundamentais para a formação de enfermeiros especialistas na área de saúde comunitária.

Os resultados do diagnóstico foram apresentados no passado dia 24 de Fevereiro no auditório da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

Na sessão estiveram presentes representantes do ACES, Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares, da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares.

http://www.esenfc.pt