quarta-feira, março 03, 2010

Então como vai a Confraria?

Jaime Soares quer criar Confraria do Peixe do Rio em Vila Nova de Poiares
29 de Janeiro de 2010

O presidente do Município de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, pretende criar no concelho a Confraria do Peixe do Rio. O autarca e juiz da Confraria da Chanfana deu a novidade ontem (dia 28), durante o jantar de encerramento da Semana da Chanfana, onde foi feito o balanço da iniciativa e distinguidos os restaurantes que participaram no evento de carácter gastronómico.

Jaime Soares, que disse ter enviado durante a tarde toda a documentação necessária ao Registo Nacional de Pessoas Colectivas, tendente à formalização e registo legal da Confraria do Peixe do Rio, afirmou assumir, por agora, “total responsabilidade” pela criação daquela que virá a ser a segunda confraria de carácter gastronómico no concelho.

“É uma oportunidade para fazermos vir a Vila Nova de Poiares muita gente que pretende comer o peixe do rio”, explicou o juiz da Confraria da Chanfana.

Entusiasmado, o edil relevou a importância de aproveitar o facto de os rios Alva e Mondego atravessarem o concelho para promover o turismo e, em particular, a restauração. “Não há tradição? A tradição cria-se!”, sustentou o autarca.

Recorde-se que, muito recentemente, o município de Vila Nova de Poiares apresentou a candidatura do rio Alva, em particular da localidade conhecida por “Moura Morta”, às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, na categoria de zonas aquáticas não marinhas.

No texto justificativo das pretensões a maravilha natural nacional, a autarquia sustenta que o rio Alva/aldeia da Moura Morta é “um local de beleza singular, onde a fauna e a flora se encontram em esplendorosa simplicidade” e onde a pureza das águas fluviais é habitat privilegiado para espécies piscícolas como barbos, bogas e escalos, entre outras. Esta zona é igualmente reconhecida como uma dos melhores, a nível mundial, para a pesca da truta.

“E então, acham que a ideia da Confraria do Peixe do Rio tem pés para andar?” – rematou Jaime Soares.

CP

Etiquetas: