quinta-feira, julho 08, 2010

Moura Morta

Moura Morta

O lugar de Moura Morta faz parte da Freguesia de Lavegadas.
Esta povoação com traços eminentemente rurais é um dos registos de aldeia pitoresca junto ao rio Alva.
Nesta povoação nasceu em 1917 um homem de grande cultura, pedagogo e jornalista, Dr. Antonino Henriques.
Desempenhou diversos cargos ligados ao ensino nomeadamente o de Director da Zona Centro. Foi Autor e Co – Autor de diversos livros didácticos e obteve vários louvores e condecorações, em particular o de Comendador da Ordem da Instrução Pública.
in: "http://aboreira.blogspot.com"

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito pobre e nada abonatorio este comentario aligeirado de Pedro Santos no seu blogue da aboreira. A responsabilidae de que é acometido pelos serviços camarariose a obrigação de isenção e cumprimento de funções obrigaria um historiador ou contador de historias a ter uma posição e atitude perante a Moura Morta e o Dr. Antonino Henriques bem mais elaboradas e prestigiadoras.
Como figura publica que foi, historiador com muitas obras publicadas foi o ultimo poiarense a merecer uma Comenda ligada à Instrução e Cultura. Como pode um aprendiz de contador de historias licenciado em qualquer coisa ligada ás historias e costumes passar ao lado de uma figura tão eminente.
Quer a Moura Morta, quer â freguesia de Lavegadas, quer a Câmara devem-lhe uma justa homenagem, nem que seja para dizer que na Moura Morta existiu um Comendador.

09:30:00  
Anonymous Anónimo said...

Isso é verdade. A Moura Morta é assim encarada como um lugarejo perdido lá para as serras e povoada por gente curiosa que ainda anda descalça.
Aonde a televisão chega mal, a agua sendo das mais caras, chega barrenta e quase impropria para consumo, onde não ha saneamento, onde a recolha do lixo é bem paga e so é retirado uma vez por semana, com meia duzia de contentorzitos à sua medida, onde os telemoveis não tocam,...só o 93,onde o seu taxi é de 2 rodas e faz o trajecto devidamente ocupado (4-5) entre a Moura Morta-Ponte de Mucela, onde o chafariz publico secou para não fazer concorrencia, onde a electricidade chega com 180 volts, para queimar a maioria dos aparelhos electricos, donde se sacou para sempre a maior riqueza que tinha, que era a pedra dos merouços. É realmente esta Moura Morta que fica no retrato de Pedro Santos.

10:22:00  
Anonymous Anónimo said...

É que a placa tem como fundo a Ponte da Mucela,nem sequer mostra o lugar de Moura Morta.

15:54:00  
Anonymous Anónimo said...

Antes tenha a Ponte de Mucela do que a outra na parede da Igreja Nova.

09:48:00  
Anonymous Nem Assim said...

E as placas ao Pontão'
Em pleno sec.XXI onde atraves do google e da internet,vamos ter de imediato à Moura Morta, é inadmissivel que o mandatario destas terras não coloque ou mande colocar as necessarias placas identificadoras para quem nos visita de pele e osso.
Lembram-se os anos que levaram para colocar as placas envergonhadas na Serra de S. Pedro, a indicar miseravelmente a Moura Morta,Igreja Nova, Mucela e Barreiro?
Desgraçadas de terras que tem mandatarios destes.
Cultura a quanto obrigas.
Ate os analfabetos que não sabem ler gostariam de ver as placas a indicar a Moura Morta, ja que os outros analfabetos nem querem saber das placas.
Querem é chanfana.

10:33:00  
Anonymous Anónimo said...

"Nem Assim disse", obrigada por verbalizar o que nos vai na alma sobre este assunto.Também tenho muito orgulho na minha terra e custa-me perceber porque é tão dificil fazer o mais fácil.

11:03:00  
Blogger Nuno Pedroso de Lima said...

Poderá o "Bloguer" fazer uma Justa homenagem a este Homem.
Caso seja de interesse, julgo-me capaz de ajudar...

11:00:00  
Anonymous Anónimo said...

Ai o felipe é que ia fazer a homenagem vai lá vai se fosse dizer mal dos outros ou escrever uns textecos sem jeito nenhum ou andar a dizer mal de toda a gente ou falar mal da moura morta o dr antonino nao gostavam muito dele na moura morta mas o menino felipe ainda gostam menos ele nem é da moura morta e vale poucas broas e com esta porcaria do blogue uma pessoa até tem vergonha de dizer que é da moura morta isto só veio dar mau nome á terra.

12:40:00  
Anonymous Anónimo said...

mas ainda bem que a moura morta já anda a tratar disso as pessoas já tãum fartas disto e vao fazer queixa ás altoridades vamos ver quem é que brinca isto já devia ter acabado á muito tempo.

12:45:00  
Anonymous Anónimo said...

A Moura Morta deve ja estar é farta de gente que nada faz pela sua terra.
Os que faziam,já sairam ha muitos anos e os de ca ja morreram quase todos.
Os vivos e os vivaços não fazem nada.
So dizem mal uns dos outros.
É ve-los por ai a cochichar.
Ja parecem, o Queiros a dizer mal do Madail.
São muito piores que o Blogue.
Não ressuscitem a velhinha moura, coitadinha que foi tão mal tratada e deixaram-na morrer à sede.
A moura ja não trata de nada. Se não forem os vivos a matarem-lhe a sede , bem que a deixam morrer mesmo.
Força malta do blogue, afinfem-lhe.
E se se lembrarem, façam uma homenagem justa ao Dr. Antonino Henriques.

14:45:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas que raio de blogue é este que não diz mal de ninguem?
Diz que a Moura Morta é uma terra bonita e que era uma das maravilhas naturais.
Diz que ainda se faz agricultura. Tem uma burra chamada Xica que trabalha que se desunha.
Tem muitas placas a indicar a Moura Morta, mas é uma na Igreja Nova, duas na Ponte conforme as boas regras de sinalização e uma no S. Pedro.
E tempos havia uma de madeira pintada em Vilarinho.
Na Moura Morta não ha nenhuma. A que ha, era de cimento e está enterrada debaixo do alcatrão aos Sobreirais. Essa ainda tinha sido mandada fazer pelo Sr. Gonçalves de Sabouga. Daqui a uns 1000 anos vai ser um achado e os nossos vindouros hão-de fazer uma grande festa com foguetes e tudo.
Como toda a gente ja tem GPS,já não vale a pena gastar mais dinheiro com placas.

18:41:00  

Enviar um comentário

<< Home