terça-feira, junho 29, 2010

O Relogio já toca na Moura Morta.

Foi com alegria que o povo da Moura Morta começou a ouvir o relogio da sua Capela a dar horas.
Este relogio foi uma promessa feita pela família de Americo Barata ( Sabino ) emigrante no Brasil que fez a sua entrega à Capela no inicio dos anos 70
Apos as obras efectuadas da Capela e do Coreto o relogio e as suas cornetas, por varios interesses mudaram da Capela e do Coreto para o Centro de Convivio.
Apos uma avaria grande no sistema do amplificador e do proprio relogio, este esteve ausente durante uns anitos. A Comissão de mordomos do ano 2009 em que se incluiram o Jose Carlos e o Mario Duarte fizeram a promessa, de com os lucros da festa, mandar arranjar o relogio e faze-lo trabalhar.
Assim o relogio voltou à Capela e as Cornetas foram instaladas num dos pontos mais altos no telhado do Centro de Convivio.
No tempo em que as pessoas que trabalhavam no campo e não andavam com relogio, foi muito util, substituindo o relogio de sol onde as pessoas se guiavam pelas sombras.
Lembro bem que andando no Caneiro, sabiamos quando era meio dia " velho" pelas sombras do telhado do Ti Lucio Trindade. E não falhava....
Assim ja se ouve o relogio a " leguas"....

Etiquetas:

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Demorou tempo, mas os mordomos de 2009 cumpriram a promessa de arranjarem o relogio e coloca-lo no seu lugar na sacristia da Capela.
Ja não ha que os criticar. Se outros mordomos fizerem o mesmo em benificio das instituições estaremos todos de parabens.
Aguardamos as promessas da comissão de 2010 que com o seu dinamismo irá angariar bons fundos para melhorias na Moura Morta.

13:09:00  
Anonymous Anónimo said...

quais foram as promessas da comissão de 2010?

18:56:00  
Anonymous Anónimo said...

É SEGREDO. MAS QUE FIZERAM PROMESSAS, LÁ ISSO DEVIAM TER FEITO.
E de certeza que vão angariar muito mais fundos que a anterior.
Vão fazer uma festa maior e melhor que os anteriores.
Com esse dinheiro, vão entregar parte à Junta de Freguesia para arranjarem os dois muros- O da Capela e o outro onde caiu o carro.Vão entregar parte ao Convivio para melhorar as instalações. Parte à Capela para melhorar as instalações sanitarias do Coreto e adquirirem uns andores novos, um altar e uns paramentos.
Se sobrar algum, ainda poderão deixar uma pequena parte à comissão seguinte.
Estas a ver que são simples as promessas?

19:49:00  
Anonymous Anónimo said...

é pena que sejas tu a fazê-las e não os mordomos...

17:43:00  
Anonymous Anónimo said...

ENTÃO PARA QUEM SERÁ O DINHEIRO QUE SOBRA?
Não me digam que o vão gastar todo so para não o darem a ninguem.
E o dinheiro das comissões anteriores,tambem o vão gastar?
Não acredito. Nunca em mais de 100 anos houve quem o tenha feito. Podiam era deitar foguetes como promessa.

12:50:00  
Anonymous Anónimo said...

Reuniões fazem muitas. Para o que é só depois se vai ver o resultado. Esperamos que seja uma boa festa e que não chova.Que não falte a cerveja o bom tinto da região e a boa chanfana para o pessoal se divertir.Agora as pessoas que não iam trabalhar na agricultura alegando que não sabiam as horas e ficavam em casa a preparar os comentários para os mandarem publicar a lavarem roupa suja. Já podem fazer alguma coisa.Cortar umas silvas ou umas ervas que devem ter para cortar.Não deve ser preciso ir para aquilo das outras pessoas fazer esse tipo de trabalho,e assim ocupavam o tempo deixando de falar na vida dos outros e fazerem reuniões no corte e custura.

14:51:00  
Anonymous Anónimo said...

Boa ideia.
Agora como andam a limpar o Convivio, podiam fazer nas salas de cima um curso de corte e costura ou de lingua afiada.
Faziam concorrencia aos cursos de corte e costura que se fazem no Centro de Dia.
Mas este agora aberto para se afiar bem a lingua.
Se abrirem esse curso, vou-me já la inscrever porque ando com a lingua enferrujada.

15:31:00  
Anonymous Anónimo said...

se tens a lingua enferrujada tens os dedos bem polidos...que gente de má lingua aqui se junta,pelos menos no convivio juntam-se e dão a cara,não entendo como vocês os podem criticar e fazem pior.

12:03:00  

Enviar um comentário

<< Home