domingo, julho 04, 2010

ALMINHAS da MOURA MORTA

As alminhas estão localizadas no entroncamento de duas antigas estradas da Moura Morta. A estrada que vinha da Igreja Nova pela estrada do padre, Pontão Velho da Ribeira de Sabouga e pelas Quelhas ate chegar à Casa de Miro. A outra estrada vinha da Ponte de Mucela pela Chão do Rio, Roda Grande , Moendas do Torrozelo, travessia da ribeira pelo do Moinho do Ti Zé do Caneiro e subia ao Morouço ate chegar à Casa de Miro. Esta é a chamada Estrada da Moura Morta que foi utilizada desde o Sec. XVIII até à inauguração do Ramal em 1945.
A grande pressão dos nossos emigrantes no Brasil, essencialmente em Belem do Pará, motivaram os autarcas ainda durante a 2ª Guerra Mundial para que se construisse o Ramal da Ponte da Mucela à Moura Morta. Desde essa altura ficou a promessa da ligação a Vilarinho do Alva. Até hoje .....

As Alminhas da Moura Morta

As Alminhas são padrões de culto aos mortos, construídas em variadíssimos materiais onde sobressai, por qualidade e quantidade, o trabalho em pedra.
Na parte fundeira destes trabalhos em cantaria, normalmente em forma de nichos, pintavam-se painéis de almas no Purgatório. Na parte superior destes painéis com nuvens e Anjos, figuravam a Santíssima Trindade, Cristo Crucificado, a Virgem Maria, Santo António, S. Miguel com a balança e tantas outras figuras de Santos.
As Alminhas da Moura Morta são de uma simplicidade importante estando quase sempre iluminadas . Há sempre alguém que com muita fé cuida delas.Foi o decreto sobre o Purgatório que o Papa Pio V lembrou aos fieis que existe e que as almas retidas nele, são julgadas pelo sufrágio dos fiéis e particularmente pelo aceitável sacrifício do Altar.
Mandava o Santo Concílio que os Bispos se esforçassem para que a doutrina sobre o Purgatório ensinada pelos padres fosse acreditada, motivada e em todos os lugares pregada pelos fiéis de Cristo.
Esta doutrina motivou muitos artesãos e artistas na criação de inúmeras Alminhas, que hoje vemos espalhadas pela nossa região e por todo o País.
As Alminhas são pequenos e simples monumentos de piedade religiosa, erguidas quase sempre nos caminhos rurais e muitas delas também junto às nossas estradas nacionais.
As Alminhas têm na nossa religião um alto significado religioso e muitas delas indicam os caminhos vicinais que conduzem aos grandes Santuários e suas velhas romarias.

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma vez ouve um de mota que ia estragando as alminhas, a sorte foi a estrada do meroiço.

17:18:00  
Anonymous Anónimo said...

Então ele queria ir pros anjinhos?
e quem foi o artista? conta pra gente saber.

22:53:00  
Anonymous Anónimo said...

Quem foi o da mota? Não dizem?
Foi algum cos copos ou alguem com mania de acelera?

21:05:00  

Enviar um comentário

<< Home