segunda-feira, julho 05, 2010

Erva Cidreira

A Erva Cidreira é uma planta com um aroma que convidava a fazer um chá muito agradavel
Ainda me lembro de se passar erva cidreira nos cortiços das abelhas para os adoçar.
Uma erva de crescimento expontanea que existia nas paredes dos nossos lameiros

Erva-cidreira
(Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional.

O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial do grupo dos terpenos (principalmente monoterpenos: carvacrol, p-cimeno, citral - geraniol e nerol - cânfora, etc). É também designada de melissa.

As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.

Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha"). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.

É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.

A Melissa officinalis é largamente confundida com a popularmente chamada erva cidreira de folha (Lippia alba), que possui flores lilases e amareladas em longos galhos quebradiços, mas que não possui as mesmas propriedades medicinais que a Melissa officinalis.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um chazinho de Erva Cidreira é a melhor coisa que podem dar ao pessoal.
Como muita gente não tomou chazinho em pequeno, ainda vai a tempo.

14:47:00  

Enviar um comentário

<< Home