Erva Cidreira
Ainda me lembro de se passar erva cidreira nos cortiços das abelhas para os adoçar.
Uma erva de crescimento expontanea que existia nas paredes dos nossos lameiros
Erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional.
O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial do grupo dos terpenos (principalmente monoterpenos: carvacrol, p-cimeno, citral - geraniol e nerol - cânfora, etc). É também designada de melissa.
As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.
Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha"). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.
É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.
A Melissa officinalis é largamente confundida com a popularmente chamada erva cidreira de folha (Lippia alba), que possui flores lilases e amareladas em longos galhos quebradiços, mas que não possui as mesmas propriedades medicinais que a Melissa officinalis.
Etiquetas: Erva Cidreira
1 Comments:
Um chazinho de Erva Cidreira é a melhor coisa que podem dar ao pessoal.
Como muita gente não tomou chazinho em pequeno, ainda vai a tempo.
Enviar um comentário
<< Home