sábado, março 17, 2007

Sentimentos de Além Mar II

Email enviado para o Blog por um conterâneo no Brasil . . .

Olá
Então sobre o assunto abordado ali por perto da roda grande já havia me referido em mail anterior ao tempo bom de pesca quer no buraco,quer nas enzoleiras nos canais das rodas.
A área que vai da Chão do rio até ao torrozelo era a 2ª melhor para enguias, lá apanhei muitas tanto a cana como com inzuleiras com uma isca muito especial (sardinha Sarnenta aquela já deitando bum cheiro era só tirá-las e não eram enguiazitas, muitas da grossura de um braço o ti Guilherme que o diga grandes patuscadas se fizeram, agora o sítio de enguias mesmo era a famoza ponte de Vale de Espinho, hoje coberta.
Tempo bom, agora peixes do canal das rodas apanhei muitos como já falei no mail anterior, cheguei um ano na roda que era posta em frente a casa do ti Artur diniz pesado na merciaria do ti Octávio da Ponte que nesse tempo já era a mercearia do Zé Manel da Moura Morta a volta de 50 kg de peixes só barbos que tive de carregar por três vezes pois não tinha cabedal para levar só duma vez.

Talvez nesses arredores poucos tenham apanhado tantos peixes a mão como eu em certa ocasião quando o rio baixou bastante que as burras dos caneiros ficaram à mostra fui para debaixo do caneiro da Moenda Nova com meu amigo Alberto que trabalha na Oficina dos Gândaras e de lá tiramos grandes peixes tudo a mão, tambem andou a volta de uns 20 kg era peixe para dar comer e vender e o caneiro quase para cair o Alberto dizia "sai dai desgraçado que vais ficar ai em baixo", mas o vicio por pesca era tanto que nem ouvia nada ele pode confirmar tudo isto.
Tambem tenho muitas historias de caça mas ficão pra outra vez.
Abraços
Antonio Cunha
Obrigado pela fotografia em que aparece minha casa pois já faz parte da area de trabalho do meu pc sendo assim a vejo todos os dias.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agora nem deve haver peixes no rio, pois o pessoal vai de noite apanhálos com redes e coiso.

03:33:00  
Anonymous Anónimo said...

Por muito e indiscriminadamente "se apanhar" peixes no rio Alva, é que agora peixes? Nem vê-los!
50Kg de peixes?!! Para quê?
Comiam e o que sobrava? Lixo, né?
É por essas e outras como tal....

18:13:00  
Anonymous Anónimo said...

Caro amigo anonymous da 6:13, a minha dúvida é, o senhor é deste mundo?
O texto parece reportar à 30 anos atrás, não lhe parece!
Pois é dever ter nascido em berço de oiro, sabe que nessa altura o peixe era um elemento que matava a fome a muita gente, peixe esse que existia em abundância.
Sabe o que acabou com o peixe? Não não foram as redes, mas sim a barragem, pois é se soubessem o que é passar fome e viver descalços, mas agora é tudo fácil.

19:45:00  
Anonymous Anónimo said...

Por falare em peixes, atão este fim de semana o people esteve no centru de convio a comer uma bucha e a buber uns tintos e umas sagres o Vitalino já cantava o fado hilário, e o tomané já o acompanhava.
Foi a loucura e os peixes a divertirem-se no rio.

22:35:00  
Anonymous Anónimo said...

Sr.Zito:
Bem ou mal escrito, a mensagem que eu "tentei" passar, não o facto de HÁ 50 anos atrás pescar-se para comer mas sim o que se tem vindo a fazer no Rio Alva (e não só).
O facto de pescar para comer não vem mal ao mundo mas se reler o artigo poderá verificar que "alguém" refere que "apanhavam" para comer, dar, vender e ainda sobrava. E eu pergunto: o que sobrava ia para onde?
Quanto a falta de peixe nos rios, estamos de acordo no que toca às Barragens.

21:39:00  
Anonymous Anónimo said...

No Rio Alva
mais precisamente em AVÔ
muitos sao os da terra que protestam por causa da pesca e do peixe e depois sao os proprios a pescar ilegalmente , com redes tresmalhos e enbude
para nao falar da altura da brulha ... que é carregar a arca
para depois se ver como ja foi visto ... kg e kg de peixe estragado num contentor...
VERGONHOSO

01:54:00  
Anonymous Anónimo said...

Cuidadinho com o PASSARINHO

01:55:00  

Enviar um comentário

<< Home