segunda-feira, março 05, 2007

Demonstração de uma Arte - Pesca à Pluma

No passado Sábado a Moura Morta foi a anfitriã da Abertura às Trutas, tendo como palco para a concretização do Evento de abertura o nosso Rio Alva.
Estiveram presentes a Associação Portuguesa de Pesca à Pluma (APPP), e a convite da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares os "Mosqueiros do Alva" (clube de pesca da Moura Morta).
Embora pela nossa terra já haja algum conhecimento desta modalidade, além de já termos recebido o campeonato nacional e o campeonato do Mundo, só agora os mouramortinos se começam a aperceber do que é a pesca à Pluma, que para muitos é apenas um desporto, mas que para muitos, inclusive para mim sem qualquer dúvida, a pesca à Pluma sem morte é uma forma de arte; o cuidado dos verdadeiros Pescadores (aqueles que protejem o rio as trutas e todo o meio envolvente), a forma de lançamento da linha, a dedicação e o estudo para a montagem da mosca à qual as trutas não consigam passar sem atacar e para mim o mais importante é o facto de se devolver todas as capturas ao rio (peixes).
Tendo em conta tudo isto o Centro de Convívio acolheu a APPP (organização) e todos os participantes, de braços abertos, para que esta seja um de muitos eventos promovidos pela APPP na Moura Morta.
A pescadores disseram que a pescaria tinha sido um sucesso e a sua satisfação foi evidente.
Estiveram presentes cerca de 40 pescadores os quais ficaram a conhecer melhor o nosso rio e a nossa aldeia, pois após o periodo de pesca da manhã o almoço foi no Centro de Convívio, a convite da APPP também participaram no almoço alguns mouramortinos, Carlos Fernandes (Tesoureiro), Zé Luis (Sócio Fundador) e Eng. Álvaro da Vinha (Presidente da Assembleia).
Após o periodo da tarde foi feita na Moura Morta mais uma demonstração de cultura e fomos visitar algumas Adegas e dar a degustar aos pescador o nosso vinho, jerupiga e àgua ardente e o mel.
O jantar foi no Confrade em Vila Nova de Poiares onde estava para receber os Pescadores a responsável da cultura da Câmara Municipal a Dra. Deolinda Gonçalves e que proporcionou aos pescadores e respectivas familias um jantar com comida tipica da nossa região, a Chanfana, o bucho e o Poiarito, mas também os brindou com muita musica, o que levou mesmo alguns à descoberta de outros dotes, o de cantor; foi o caso do Presidente da APPP que também cantou (mas cantou BAIXO).

Obrigado a todos os que nos visitaram, APPP, Mosqueiros do Alva e à Câmara Municipal.
Para terminar . . . Uma musiquita
Ò Ana,
Ò Ana,
Ò Ana,
Não mapertes a Cintura . . .

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bonito resumo do que se passou!! agora, gostava de começar a ler que os mouramortinos também estão empenhados em preservar o rio e a truta e empenhados em falar com os mouramortinos que de vez em quando "deixam cair uma rede ao rio" pois sabem quem são, mas parece que ninguém se importa...
vá tenham coragem de resolver isso e fazer ver a essas pessoas o crime que cometem...


Os tempos mudam e as tradições também deviam mudar.....

22:52:00  
Anonymous Anónimo said...

segundo já li algures neste blog, o centro de convívio tb se preocupa com o rio e as trutas.
Ora, porque não convocam uma reunião geral, com TODOS os mouramortinos para debeter definitivamente este assunto.

Se houvesse uma demonstração de força da maioria da população em defesa do rio os "tais" que não devem ser muitos,talvez viessem a mudar de atitude.

Vá força nisso mouramortinos, só os pescadores da pluma não chegam para defender o rio e a truta!

22:58:00  
Anonymous Anónimo said...

Este anonimo ja é abusador em ser anonimo neste blog. Escreve em português fluente e anda preocupado para que os mouramortinos lhe defendam o rio, para se andar a divertir com o seu hobbie.É tudo muito bonito para quem possa gozar e gozar dos rendimentos.Quem se preocupa em limpar o rio, e para quê?
Para rever uma bonita paisagem, para merendar ou fazer picnicks, para fazer dinheiro com as lenhas que de lá tira?
Mas quantos pescadores à pluma são mouramortinos? Houve muitos e ainda ha os mouramortinos que tambem apreciam uma boa caldeirada de peixe do rio ou em molho de escabeche.
Será que um fundamentalismo tipo islamico proposto por meninos da mama, se venha a impor numa terra onde ainda se trabalha de sol a sol?
Malandros já cá ha muitos.
Nem oito nem oitenta.

15:51:00  
Anonymous Anónimo said...

Dá graxa, dá graxa ...

01:15:00  

Enviar um comentário

<< Home