segunda-feira, março 19, 2007

Que dia é hoje?

Semana - Quanto ao nome “semana”, com que designamos o período em que a lua demora para completar um ciclo, nasceu da expressão latina septem mane, ou “sete manhãs”.
Os antigos sábios Caldeus decidiram associar os dias em grupos de sete de modo a facilitar a sua referenciação. Estes possíveis antecessores dos Babilónios basearam-se no seu sistema planetário. Escolheram o número sete baseado nos sete planetas conhecidos até então. Sete dias são igualmente adoração de cada uma das quatro fases da Lua. Desta forma foi criada a semana como um período de sete dias.
Domingo - Sol
Segunda - Lua
Terça - Marte
Quarta - Mercúrio
Quinta - Júpiter
Sexta - Vênus
Sábado - Saturno
- Os romanos davam aos dias da semana nomes em honra do sol, da lua e de vários planetas. - Os atenienses não conhecem a semana, dividem o mês em três dezenas.
Vejam a semelhança nas outras linguas em relação aos planetas.
Segunda Feira - Lua - Lundi - Lunes - Lunedi - Monday

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mação desbasta zona que quer exemplo de boas práticas florestais


A Câmara Municipal de Mação assinalou esta quarta-feira o Dia da Árvore "ao contrário" do resto do país, não plantando mas desbastando árvores numa zona que quer como exemplo de boas práticas florestais.

José Saldanha Rocha, presidente da autarquia, disse à Agência Lusa que, obtido o acordo de cerca de 40 proprietários de meia centena de prédios rústicos, foi iniciada uma intervenção numa área de 45,76 hectares que visa ordenar a floresta dominada por pinheiros bravos e mato que cresceram "desordenadamente e em força" depois dos incêndios de 2003.

Exemplo da estrutura minifundiária e fragmentada da propriedade florestal no concelho (um município com 41.000 hectares divididos por 80.000 proprietários), a área que começou a ser intervencionada visa ser "um cartão de visita para o país".

17:26:00  
Anonymous Anónimo said...

E em Poiares o que é que desbastam?
Só se for as poucas cabras que há, para a chanfana.

10:09:00  

Enviar um comentário

<< Home