sexta-feira, janeiro 19, 2007

“Prova cega” para escolher a melhor chanfana de Vila Nova de Poiares

O júri provou, saboreou, até cheirou e voltou a provar a chanfana dos vários caçoilos postos na mesa. O objectivo foi, sem saber da sua origem, escolher a melhor chanfana de Poiares.
À mesa, seis personalidades, boas conhecedoras da gastronomia, provaram e contra-provaram a chanfana proveniente de dez caçoilos, dois (um de prova e outro de contra-prova) de cada restaurante que aderiu ao concurso para eleger a melhor chanfana e poder ostentar, durante um ano, o galardão de “Restaurante recomendado pela Confraria da Chanfana”. Ninguém sabia de onde provinha ou como foi confeccionada.
Esta foi a “prova cega” promovida quarta-feira à noite pela Confraria da Chanfana, no âmbito da Semana da Chanfana. O objectivo foi escolher a melhor, que nesta altura já está escolhida, mas só na próxima semana será revelado o restaurante vencedor do concurso.
Em avaliação estiveram vários critérios, desde a apresentação, a degustação, a genuidade da confecção ao sabor tradicional, o atendimento, higiene, decoração e ambiente, serviço, apresentação dos funcionários, apresentação das mesas, qualidade das entradas e sobremesas e carta de vinhos).
A “prova cega” foi uma das novidades da Semana da Chanfana, a decorrer até domingo de Janeiro, em vários restaurantes do concelho de Poiares.
Dias Coimbra, por seu lado, não escondendo que «gostava de fazer a prova restaurante a restaurante», afirma, contudo, que esta prova é «mais eficiente» e «muito mais justa».
O nome do restaurante que, durante um ano, vai ostentar o painel de “Restaurante Recomendado pela Confraria da Chanfana” só será conhecido no final da Semana da Chanfana, para não prejudicar os restantes estabelecimentos. Até lá, Poiares vai continuar de portas abertas para receber quem deseje degustar um bom prato de chanfana. A iniciativa, que abriu portas a 12 de Janeiro, não poderia estar a correr de melhor forma, pelo menos «a avaliar pelo número de poiaritos (doce tradicional que a autarquia oferece a cada comensal).

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu era para para ir mas não tinha carrito!
Sou de longe, muito longe***
A minha alma gémea é a menina da novela, a que tem a saia ás flores, que também é pobre em ouro e rica em sonhos

01:42:00  
Anonymous Anónimo said...

A menina da novela é a Floribella que eu adoro ver.
Tenho 13 anos, duas irmãs, uma com 5 e outra com 7 anos e sou prima do......Filipe!!!

19:27:00  

Enviar um comentário

<< Home