terça-feira, janeiro 09, 2007

Sete maravilhas de Portugal...

Sete maravilhas de Portugal...
De norte a sul do país, 21 monumentos disputam o título de Maravilhas de Portugal, mas apenas sete o conseguirão. Coimbra também está na corrida.
A Comissão de Honra da iniciativa, presidida por Freitas do Amaral, começa no último fim-de-semana de Janeiro uma digressão que vai visitar as 18 autarquias, onde se encontram os candidatos. Para que conheça todos os monumentos e possa votar em consciência, o DIÁRIO AS BEIRAS deixa-lhe uma breve apresentação das 21 possíveis “Sete maravilhas de Portugal”.

Universidade de Coimbra.
A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa. Fundada em Lisboa em 1290, foi transferida definitivamente para Coimbra no século XVI, instalando-se no Paço Real. O edifício apenas passou a pertencer à universidade em 1597, data em que esta instituição o adquiriu durante o domínio filipino. Dentro do complexo, destaque para a Biblioteca Joanina, construída em 1717, no reinado de D. João V. De realçar ainda a Torre, em estilo barroco, a Via Latina e a Porta Férrea.

Ruínas de Conímbriga
Enquadrada numa zona rural e assente num planalto em forma de esporão, a zona posta a descoberto desde finais do século XIX possui, com a cinta muralhada, cerca de 1.500 metros de extensão.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A minha prima é uma maravilha, será que fica entre as 7 primeirass?

11:50:00  
Anonymous Anónimo said...

Eu sei que ela é uma maravilha. Fui eu que a descobri

17:16:00  

Enviar um comentário

<< Home