sábado, julho 12, 2014

VERÃO - Tempo de Fogos

Todos os anos por esta altura,as populações rurais deste país rezam a todos os santinhos para que as suas terras e haveres não sejam consumidas pela " roçadeira vermelha". A Moura Morta não pode ser excepção ao que possa vir a acontecer. As populações sentem-se deprimidas por não verem acções concretas de quem tinha obrigação e com os dinheiros publicos, de precaver a pacataz da meia duzia de familias e idosos que sem outro remedio ainda vivem nas nossas aldeias.
E todos os anos morrem bombeiros nos combates aos fogos florestais no meio dos matos.

Alguem se tem preocupado com ordenamento da floresta portuguesa?
Alguem ja apareceu na Moura Morta ou nas Lavegadas ou no Concelho de Poiares a propor a discussão publica das medidas a tomar? Ha mais de 50 anos que ja se ouvia dizer que que iam organizar as nossas florestas por forma a rentabiliza-las e as proteger as pessoas e bens das nossas aldeias e lugares. Do tempo em que o Comendador F.Ferreira entregou um jeepzito e uma fardita coçada cinzenta e com bivaque, ao actual presidente dos Bombeiros para estar atento aos fogos que podiam ocorrer no concelho.
 Passaram-se anos, vemos Aviões, Helicopteros Jeps, Jipões e Tanques de Agua, Kilometros de mangueiras e.... bombeiros fardados com dragonas a dar entrevistas em tudo o que é radio e televisão....e estamos cada vez pior. Estamos sem esperança nenhuma. A Sugestão de fogos controlados por Bombeiros no periodo do defeso (Outubro a Maio) parece que não interessa a ninguem. Ninguem lhe quer pegar. Ninguem quer justificar o que podem fazer mais de 45 mil bombeiros e mais de 7.000 viaturas nessa altura do defeso. Com tanta gente e tanta viatura, será que não dá para fazer nada à volta das nossas aldeias?
 

Ninguem quer definir ou delinear as areas de protecção? Ninguem quer legislar? Se se legislou rapidamente e os nossos doutos advogados e causidicos se calaram sobre cortes e mais cortes nos vencimentos e reformas....porque não legislar rapidamente e em força...sobre as intervenções nas areas de protecção às nossas populações do interior? Se se conseguiu demarcar as areas urbanas das rusticas nas nossas aldeias e taxar bem as silvas e os matos urbanos, então ninguem consegue impôr e incrementar a definição das areas de protecção. Quem é que não quer fazer isso? Já se sabe que os Responsaveis dos Bombeiros não querem fazer isso, e a Protecção Civil? AS populações desgraçadas e abandonadas, essas querem que as protejam.
 

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bewm observado. Não queremos bombeiros para andar a apagar fogos no mato, queremos sim que eles estejam mais perto das populações e a colaborar com elas. Como se diz t~em gente e meios e suficientes para em 3 anos protegerem todas as aldeias deste país. Não agrada pois não?

16:14:00  
Anonymous Anónimo said...

Devem ir arranjar uma comissão com um engenheiro, um arquitecto, um advogado, um medico, um enfermeiro,um cientista, um investigador, um professor, um economista, um farmaceutico , um geologo, um gestor,um professor das Letras, um historiador,um poeta,um vereador, um presidente,um deputado,um musico,um mecânico, um tractorista, um pirotenico, um acendedor de isqueiros, um marteleiro,um agente da policia outro da judiciaria , um sociologo um psicologo, um antropologo,um acordeonista, um sacristão, um peleiro outro cesteiro, um capador, um taberneiro,um pescador um caçador, um turistica um emigrante e tambem um imigrante, uns avós uns netos e ja nem sei se ainda falta mais algum. Ah, faltava o elemento dos bombeiros e da Protecção Civil.
Com esta gente toda pode-se chegar a um consenso de modo a evitarem-se as perdas de vidas, de casas,bens e haveres dos familiares e antepassados daquela gentinha toda

16:49:00  
Anonymous Anónimo said...

Não é preciso tanta gente. Se eles com meia duzia e com o chefe não se entendem. Estamos mesmo entregues à bicharada. Para terem as viaturas entregues às freguesias foi o que se viu. Anos e anos apesar dos pedidos das populações nunca quiseram entregar viaturas equipadas. O chefe não deixava. Quem mandava era ele. Quando lhe puxaram as orelhas, virou o bico ao prego e passou a ser o maior defensor. Cambalhotas em cima de cambalhotas foi no que deu.

15:06:00  

Enviar um comentário

<< Home