Efemérides - 1 de Julho
1955 - Primeiro grande acidente na história da aviação portuguesa. Oito aviões a jacto da FAP despenham-se na Serra do Carvalho, a 12 quilómetros de Poiares. Era Comandante da Esquadra dos F84 que tinham vindo da Guerra da Coreia, o então Tenente Rangel de Lima, mais tarde General. Nos últimos anos e por interesse e entusiasmo do General Vizela Cardoso e do ex- Chefe de Estado Maior da FAP, General Taveira Martins e do actual General Luis Araujo, com as suas presenças, tem-se comemorado a efeméride na Serra do Carvalho.
Estes três Generais foram colegas, amigos e vizinhos de mouramortinos. Há alguns anos foram visitas da Moura Morta
Etiquetas: Acontecimentos
6 Comments:
E que tal foram as comemorações deste ano?
Caramba, há tantas fotografias do F-84 nos arquivos da Força Aérea Portuguesa e logo aparece aqui uma de um norte-americano!
Pequenos detalhes, claro!...
Oh Antonio Luis é para veres a diferença. Esta foto foi de um desses que caiu.Ora toma que é para aprenderes
E há inúmeras fotos da inauguração do monumento.
E há quem tenha uma boa quantidade dessas fotos com o Santos Costa (ministro de Salazar) na serra do Carvalho com o então Presidente da Câmara Dr. Augusto Simões, grande dinamizador do monumento de homenagem (o Sr. Jaime Só Ares tinha p´raí dezoito anos) e de patentes da Força Aérea.
"Morreram voando" estes pilotos portugueses!
Os aviadores distraíram-se a olhar para as cabras da chanfana é para verem que já havia chanfana naquele tempo em POIARES.
Enviar um comentário
<< Home