segunda-feira, julho 20, 2009

Email recebido

Meu avó veio para o Brasil no inicio do seculo passado, entre 193 e 1910(?) Chamava-se Albano Henriques Martins e era filho de Maria Amalia Henriqus e José Martins. Como posso contactar, ou tentar, com pessoas da familia?
Atenciosamente.
Email enviado do Brasil

Se alguém souber alguma informação acerca deste assunto pode enviar-nos.

Depois de ter falado com o Ti António Lima a ver se ele me podia ajudar resolvi ligar à menina Quitas da Lomba, que me explicou que o Sr. Albano era seu Tio e consequentemente tio da Ti Alda da Lomba. No seguimento disso enviei o email para o Brasil do qual obtive a seguinte resposta.

Prezado Sr. Luís Filipe.
Primeiramente desejo agradecer muito seu interesse em ajudar. Passei um bom tempo procurando como chegar até a aldeia de onde partiu meu avó. Ele nasceu em Março de 1887 e veio ao encontro de um irmão, José, que já estava no Brasil, em Belém, Estado do Pará. Aqui, casou-se com minha avó Aluysia com quem teve 4 filhos: Alfredo, meu pai, Carlos, Maria José e Alba. Estas duas estiveram aí. Uma, creio, na década de cinquenta e a outra nos anos oitenta. Já faleceram todos. Meu avó, a quem não conheci, faleceu em 1939 e nunca retornou a sua terra. Teve 26 netos e, actualmente mais de quarenta bisnetos e alguns trinetos. Cresci ouvindo meu pai cantarolar algumas canções portuguesas que, certamente, ouvia do pai.
Já estive duas vezes em Portugal, mas nunca consegui chegar até Moura Morta, Fui até Coimbra com o propósito de ir até Vila Nova de Poiares e de lá procurar Moura Morta. Infelizmente o tempo não colaborou .Foi em 1994. Em 2007 retornei e estava preparada para chegar até ai mas meu marido adoeceu, foi operado em Lisboa e, por tal, tivemos que retornar ao Brasil. Não sei se voltarei e, portanto, será um prazer saber as noticias das nossas origens lusitanas pela qual temos muito apreço. Portugal é uma terra muito linda e seu povo encantador.
Agradeço as fotos .Ainda tenho um pouco de dificuldade em certos aspectos da Internet mas irei remeter fotos, também.
Cordialmente.