terça-feira, janeiro 02, 2007

Moura Morta e o Cepo de Natal


A fogueira do Natal ou o cepo continua a ser um dos rituais natalícios mais enraizados no território do interior beirão, e na Moura Morta a tradição ainda é o que era;

A nossa aldeia ainda se orgulha dos seus valores, não deixa de passar em vão esta data festiva e continua a juntar grandes cepos e a fazer as "fogueiras de natal".
Este ano os cepos eram de oliveira, cedro e eucalipto, os quais foram colocados detrás do Centro de Convívio, onde se acendeu essa "famosa" fogueira.
O transporte desses cepos foi feito por meio de tractores e gruas que acabou por ser mais rápido e mais fácil. Antes eram transportados com carros de bois e carregados manualmente.

As pessoas vão-se dividindo entre o Centro de Convívio e o cepo, aquecendo-se no cepo, ou na lareira do bar do Centro onde se poderia dar dois dedos de conversa e jogar uma sueca.
Os mais resistentes que resolveram enfrentar
o frio, puderam ir petiscando umas tiras e umas febras que foram sendo assadas nas brasas do cepo e regadas com o bom tinto da Moura Morta.


É um encontro e convívio de índole cultural em que se transporta para fora da intimidade do lar, e de uma forma mais alargada, o hábito familiar da reunião à volta da lareira, e que ajuda ao reencontro de pessoas e a “pôr a conversa em dia”.

Possui um significado religioso que antecede ao tempo em que os povos aguardavam o nascimento do Menino Jesus. "Depois que todos se iam apercebendo que Jesus Cristo estava para nascer a qualquer momento, os pastores reuniam-se então, em conjunto, à volta da fogueira, e em vigilância, à espera da revelação do acontecimento". As fogueiras de Natal são acesas algumas horas antes da missa do galo, no dia 24 de Dezembro, a duração da fogueira geralmente fica restrita aos dias 24 e 25 e reacendida no fim do ano e início do ano novo e que se pode manter até aos Reis.
Votos que esta tradição tenha continuidade para os nossos vindouros e que orgulhe a todos, as memórias do que ainda é a tradição e realidade de ser Mouramortino.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Onde é que parava o garrafão?

02:47:00  
Anonymous Anónimo said...

O garrafão estava atras do cepo. havia alhguem a servir uns copitos.

11:56:00  
Anonymous Anónimo said...

Escondam as fotos se não o pedro viseu ainda diz que os cepos são dele, que vieram de penacova.
Eu por acaso vi uns cepos subirem rio acima, deviam vir a fugir dele.

12:37:00  
Anonymous Anónimo said...

Convidem o Pedro viseu pra pesca e atirem-no do caneiro abaixo.

12:58:00  
Anonymous Anónimo said...

Eu depois posso ir pescá-lo com a grua.
Expremia-o bem que ele ficava logo seco.

16:18:00  

Enviar um comentário

<< Home