quinta-feira, julho 17, 2014

Romaria da Senhora da Saude

Uma das Romarias a que os jovens da minha idade iam quando eram crianças, era a esta do Carregal. 
 A Romaria da Senhora da Saude. Muita fé e muitas promessas feitas pela saude dos proprios e dos seus familiares.
As familias das nossas aldeias deste vale do Alva, tradicionalmente preparavam o seu farnel e lá ia a familia toda  a pé, qual peregrinação, ate ao pinhal na zona da Senhora da Saude "acampando" com as suas mantas estendidas e colocando aí os seus farneis para passar uma tarde de convivio.
 Enquanto os mais velhos, por vezes passavam pelas brasas, os mais novos queriam ir ver as tendas dos brinquedos, dos pifaros, dos tambores, das passarolas e carros de madeira com aquelas cores amarelas vermelhas e azuis.  Tambem gostavamos de ir assistir aos cantares ao desafio onde foi emérito o Ti Constantino Caramelo do Cardal que era um poeta nato e que improvisou muitos cantares que chegaram a ser cantados e publicados em caderno e vendidos em varias feiras. Cheguei a ter um desses cadernos de versos que andando pelos fundos das gavetas , há ja muitos anos que nunca mais os encontrei.
Era sempre uma animação para os mais novos e enconto dos jovens das varias aldeias vizinhas.
Nessa epoca e aqui na zona  eramos frequentadores das romarias de S.Pedro, da Senhora da Saude no Carregal, da Senhora das Necessidades em Poiares, da Sta Eufemia na Moita da Serra e da Santa Quiteria na serra com o mesmo nome. Cada Ainda havia quem se deslocasse ao Senhor da Serra em Semide.
Bons tempos ...
Cada romaria destas tinha as suas especificidades. Para a miudagem era sempre festa....pois o farnel era sempre uma atração.
SENHORA DA SAUDE

Etiquetas: ,