terça-feira, junho 03, 2014

As Máquinas já cá estão...e Agora?

As Máquinas chegaram já à Moura Morta.
As Máquinas da Dueceira (Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça da qual fazem parte os concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande e Vila Nova de Poiares) estão desde ontem ao serviço do no nosso Município!
Estes equipamentos de grande porte permitem fazer a limpeza de acessos, estradas florestais, alargamento caminhos que foram danificados pelo inverno ou pela vegetação, sendo um dos objectivos desta intervenção a protecção contra incêndios, facilitando a circulação dos bombeiros e acesso a pontos de água.
Esperemos que as Juntas de Freguesia e o Município rentabilizem ao máximo estes recursos!

Ao longo de muitos anos as maquinas consignadas a estes serviços de limpeza de matas e aberturas de caminhos quer para chegar a pontos de agua, quer para circular dentro de matas, quer para interligar povoados e aldeias, foram postas ao serviço das comunidades mais isoladas e desertificadas.
O enquadramento destas maquinas estariam ao serviço das autarquias que assim as dispunham para as melhores actuações a bem das comunidades.Uma actuação para combater a "industria do fogo".
 O alargamento e melhoramento de algumas estradas e estradões que benificiaram directamente os industriais de madeiras permitiu tambem uma melhor mobilidade dos residentes nos seus terrenos e matas e assim uma actuação mais eficaz da Protecção Civil ou dos Bombeiros no combate a Fogos Florestais.
Tambem são estes industriais das madeiras  que após as suas intervenções nas matas, degradam as referidas estradas e degradam terrenos adjacentes de vizinhos sem que venham ou sejam obrigados a repôr as situações encontradas. Por vezes como agradecimento, ainda cortam e estragam abusivamente propriedade de terceiros.  Uma fiscalização mais cuidada não se perdia nada.
http://www.prociv.pt/cnos/Pages/ListaFogos.aspx

Etiquetas: , ,