domingo, junho 01, 2014

Orégãos - Uma planta aromática no meio do mato.

Esta planta cresce expontaneamente em Portugal e as suas folhas são tradicionalmente muito utilizadas em culinária. Na zona da Moura Morta ha alguns pés à Roda Grande e tambem na barreira da Capela. Em quantidades interessantes encontram-se na estrada entre o Carregal e o Vimieiro.
É indicada no tratamento e prevenção da gripe. Imunoestimulante e antiviral, aumenta as resistências contra o vírus da gripe, sendo também útil em tosses e rouquidão.
Num grande estudo do Departamento de Agricultura dos E.U.A, publicado em 2001 no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o orégão provou ter uma actividade antioxidante 3 a 20 vezes superior a todas as plantas medicinais estudadas (seguida pelo endro, tomilho, alecrim e hortelã-pimenta).
Adicionalmente, esta acção foi 42, 12 e quatro vezes superior às maçãs, laranjas e mirtilos, respectivamente. Outra conclusão interessante obtida neste estudo foi que as ervas aromáticas, plantas e especiarias possuem uma maior actividade antioxidante se forem consumidas frescas.
Princípios activos
Os orégãos contêm um óleo essencial (com timol, carvacrol, limoneno), ácidos gordos com propriedades antioxidantes, antibióticas, antivirais e imunoestimulantes e ácido rosmarínico, com forte acção antioxidante.
De entre todos os seus constituintes fitoquímicos, destaca-se o carvacrol (uma das substâncias mais importantes em Fitoterapia), pelas suas propriedades antitumorais, anticancerígenas, analgésicas, anti-inflamatórias, hepatoprotectoras e antiplaquetárias.
Outras propriedades
Esta planta é eficaz contra bactérias como as salmonelas (Salmonella typhimurium), Escherichia coli e Staphylococcus aureus, sendo por isso muito eficaz como antibiótico no tratamento de gastroenterites, infecções urinárias e pneumonias, respectivamente.
Os orégãos regulam a quantidade de glicose no sangue, sendo por isso também um antidiabético.
Utilização na culinária
É um ingrediente insubstituivel na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.
Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e  ou requeijão.
queijo fresco
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.
Na cozinha muito bons para temperar as azeitonas e também são muito bons para dar um bom sabor aos caracois.
Experimentem  temperar umas saladinhas com orégãos.



Etiquetas: , ,