terça-feira, maio 27, 2014

NOVE "COISAS" QUE IRÃO DESAPARECER... DENTRO DE POUCOS ANOS...

PARA REFLECTIR - NOVE "COISAS" QUE IRÃO DESAPARECER...DENTRO DE POUCOS ANOS...
Não deixa de ser interessante pensar se estas mudanças irão ser boas ou más, dependendo em parte, da forma como nós nos adaptarmos a elas,quer as desejemos ou não...
1. O Correio
Vai-te preparando para viver um mundo sem Correios. Eles estão a tornar-se incomportáveis devido aos grandes problemas financeiros que os afectam e,provavelmente não haverá maneira de os sustentar por muitos mais anos.
O e-mail, FedEx, Facebook e SMS, têm praticamente dizimado as cartas, que é como quem diz, a receita mínima necessária para manter os Correios a funcionar.
O pouco que ainda recebemos pelo correio, todos os dias, não passa de ”lixo” e contas.
2. O Cheque
A União Europeia já está a preparar o terreno para acabar com o cheque até 2018.
O processamento de cheques custa bilhões de euros por ano ao sistema bancário. Cartões de plástico e transacções on-line, ou pelo telefone, vão levar à eventual extinção do cheque.
Isto tem ligação directa para a morte dos Correios. Se ninguém nunca pagar as suas contas pelo correio e nunca receber as pensões pelo correio, os Correios ficam completamente fora do negócio.
3. O jornal
A geração mais jovem simplesmente não lê jornais. Eles certamente não se deslocarão a um quiosque para procurar um jornal impresso.
Foi isto, exactamente, o que já aconteceu com o leiteiro e o padeiro. Quanto ao ler-se o jornal on-line, preparem-se para ter de se pagar por este serviço.
O aumento dos dispositivos móveis com Internet e e-readers, tem motivado todos os jornais e editoras de revistas para criar alianças. Eles reuniram-se com a Apple, Amazon, e outras grandes empresas de telefonia móvel  ara desenvolver um modelo de serviços de assinatura paga.
4. O Livro
Vocês podem dizer que nunca vão desistir do livro físico, que seguramos na mão enquanto lemos e vamos virando as páginas. Eu disse a mesma coisa sobre o download de música do iTunes. Eu queria que o meu CD tivesse cópia impressa mas, deide ideias quando descobri que poderia obter os últimos êxitos de álbuns pela metade do preço, sem sair de casa.
A mesma coisa está a acontecer com os livros. Hoje já podemos navegar nas livrarias on-line, e até mesmo ler um capítulo pré-visualizado antes de comprar o livro.
 E o preço é menos da metade do de um livro em papel. É só pensar na conveniência!  Assim que começares a passar os dedos pelo ecrã, em vez do livro, vais entrar na história como se fizesses parte dela e a desejar ver o que acontecerá a seguir, esquecendo de imediato que estás a segurar um gadget em vez de um livro.
5. O telefone fixo
Já hoje não precisamos do telefone fixo. A maioria das pessoas ainda o mantém simplesmente porque sempre o tiveram. Até a própria Telecom aproveita a linha do telefone mais para serviços, como o da televisão, do que propriamente para uso do telefone.
 Por outro lado, todas as empresas de telemóveis oferecem serviço fixo gratuito porque ele já é inexpressivo.
6. A Música
Esta é uma das partes mais tristes da história da mudança.A indústria discográfica está a definhar de "morte lenta" e, não é sópor causa dos downloads ilegais. É a falta de oportunidade para a nova música inovadora chegar às pessoas que gostariam de ouvi-la.
A ganância e a corrupção é que são o problema, já que, as gravadoras e os conglomerados de rádio estão simplesmente a autodestruir-se. Mais de 40% das músicas compradas hoje são "Anexos dos Catálogos", o que significa música tradicional, com a qual o público está familiarizado, devido aos artistas mais antigos e consagrados. Esta situação é idêntica para o circuito de concertos ao vivo.
7. A Televisão
As receitas dos canais televisivos tem caído drasticamente e, não apenas por causa da crise.
 As pessoas estão a preferir assistir à televisão e aos filmes a partir dos seus próprios computadores. Simultaneamente, jogam e fazendo muitas outras coisas, ocupando o tempo que costumava ser gasto a assistir à televisão.
Os próprios programas do dito "horário nobre" situam-se abaixo do menor denominador comum já que a publicidade "invade-nos" a cada 4 minutos e 30 segundos
Está na hora das empresas de "cabo" serem postas de fora deixando as pessoas escolher o que querem assistir on-line através do Netflix. 
8. As coisas que hoje usamos
Muitos dos bens que usamos e possuímos já não terão sentido no futuro porque podem simplesmente ficar na "nuvem ". Hoje os nossos computadores ainda têm um disco rígido, onde guardamos as nossas fotos, músicas, filmes e documentos. O software está num CD ou DVD e acessível a que possamos reinstalá-lo, se for necessário.
Mas tudo isso está a mudar porque os serviços de internet oferecem "serviços em nuvem" gratuitos. Isso significa que, ao ligarmos o computador, a Internet é incorporada automaticamente no sistema operativo. Assim, ao clicar-se num ícone, ele vai abrir algo na Internet. Se guardarmos alguma coisa, será salva na dita "nuvem". Neste mundo virtual, podemos aceder à nossa música, aos nossos livros,
ou qualquer coisa do género, a partir de qualquer computador portátil ou dispositivo móvel. 
Não é porque as coisas estejam mais seguras, mas porque essa é a realidade do futuro.
9. A nossa privacidade
Se já houve um conceito que nos poderá recordar com uma certa nostalgia é o da privacidade.
Isso já acabou.Vivemos a era do "big-brother". Há câmaras nas ruas, na maior parte dos edifícios e até mesmo no nosso computador e telemóvel. Podemos ter certeza que essas câmaras funcionam 24 horas por dia, 7 dias na semana. "Eles" sabem muito bem quem és e onde estás, até as coordenadas GPS e o Google Street View.
Se comprarmos alguma coisa, isso é colocado num bilião de perfis, e passam a receber anúncios reflectindo essa escolha. Neste momento é possível conferir todos os teus passos, desde que te levantas até que te deitas, documentando-os em filmes ou fotografias. Tudo o que temos perdido e que não pode ser alterado são as nossas "Memórias"...
E, mesmo estas, provavelmente, o Alzheimer também nos vai tirar!
O futuro já é hoje…