terça-feira, maio 27, 2014

Dr. Augusto Simões dos Moinhos - Faleceu há 30 Anos


 AUGUSTO DUARTE HENRIQUES SIMÕES nasceu em Moinhos de Baixo, freguesia de S. Miguel de Poiares em 19 de Junho de 1908 e ali faleceu em 28 de Maio de 1984.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Deputado na Assembleia Nacional em representação do Distrito de Coimbra durante várias legislaturas onde era conhecido pelo "Deputado dos Humildes" ou "Deputado dos Pobres".
Foi Presidente da Associação de Futebol de Coimbra, foi membro da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (era em 1966 quando a Selecção dos "Magriços" atingiu as meias finais do Campeonato do Mundo e ficou em 3º lugar), foi um dos grandes impulsionadores dos Bombeiros de V.N. de Poiares e da construção do seu Quartel (agora em vias de desactivação para ser utilizado para noutros fins), foi um dos grandes impulsionadores do Hospital e da Irmandade de Nª Sª das Necessidades, foi Conservador do Registo Civil (e Predial) em Oliveira do Hospital, defensor acérrimo do Regionalismo, sócio das Casas Regionais  em Lisboa (Casa das Beiras, Casa do Concelho de Arganil, Casa dos Tabuenses), como Advogado defendeu os Poiarenses no Tribunal dos Géneros Alimentícios em Lisboa.
 Foi no seu mandato de Presidente da Câmara que foi inaugurado o Chafariz do Terreiro.Fizeram as honras da casa, o Dr. Antonino Henriques, amigo pessoal do Presidente da Câmara e  Jose Serra (do Terreiro) nas funções de regedor e amigo do Dr. Augusto Simões.
Ate essa altura era a Mina da Vinha que ia fornecendo alguns cântaros de agua para beber e cozinhar e a ida ao Rio com os cântaros à cabeça.
Alguma polemica foi levantada naquele tempo pois o Chafariz primitivo existia ao Cimo da Rua junto à casa do Jaime Eduardo, mas a sua exploração era precaria, pois no verão estava sempre seco. Os moradores da zona da Barroca, Barreirinho, Vinha e Meda, manifestaram o seu descontentamento por não ter sido instalada uma boca de agua, ao menos na zona da Barroca.
Houve Festa na aldeia como era natural, com beberete no Terreiro. O pessoal da zona da Vinha não compareceu na inauguração e tambem não compareceu no beberete.
Fez uma Festança comemorando a contestação na casa da Ti Maximina com o João Simões (Levi) a comandar a contestação, afirmando que na altura já havia algum compadrio.Eu na altura era rapazito novo e gostei da contestação apesar de ter agua em casa vinda da mina ou do poço.

Etiquetas: