segunda-feira, dezembro 10, 2012

A CEBOLA



Plantas medicinais – cebola

cebola é muito utilizada na culinária e considerada a base de todos os temperos, mas a sua utilização não se limita unicamente a esse fim. É um alimento com diversas propriedades medicinais, tanto na versão crua como depois de cozinhado.
Pertence à família das “liliáceas”, subfamília das “alioídeas”, e tem por nome científico “allium cepa”. Proveniente da Ásia Ocidental, a cebola é também muito comum na Europa e América. Esculpida em ouro, simbolizava a eternidade. Chegou a ser encontrada em múmias e representada em belas pinturas nas paredes internas das pirâmides.
Contudo, o que muitas pessoas ainda não reconhecem são as suas propriedades medicinais. A cebola, assim como o alho, o agrião, e outros vegetais que  a natureza nos oferece, são os melhores purificadores do sangue, eliminando toxinas e sendo usada como planta medicinal para tratar diversas doenças e maleitas.

Entre as principais propriedades medicinais da cebola podemos destacar:

 A sua ação depurativa. Alto poder desinfetante anti-inflamatório e bactericida. A cebola crua tem ação antibiótica e mucolatíca Facilita a expulsão da expectoração e combate infeções respiratórias.Já se comprovou também que o consumo regular de cebolas ajuda a reduzir níveis elevados de colesterol e da pressão arterial, …
Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu
. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae. O termo refere-se, também ao seu bolbo constituído por folhas escamiformes, em camadas. As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bolbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo.

Etiquetas: ,