sábado, novembro 03, 2012

Torneio Internacional de Pesca à Pluma na Moura Morta

O Torneio Internacional de Pesca à Pluma decorrerá, de 02 a 04 de Novembro, nas águas dos rios Ceira e Alva, uma organização da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, que conta com o apoio da Associação das Beiras de Pesca Desportiva e dos Municípios de Góis e Penacova. 
Para além da presença de cerca de 50 participantes (nacionais e internacionais), este torneio irá contar com a especial participação de David Arcai, de nacionalidade espanhola, vencedor do Campeonato do Mundo de Pesca à Pluma, realizado na Eslovénia em Junho de 2012, bem como, de Nuno Duarte, Campeão Nacional de Pesca à Pluma de 2012.

 O Município de Góis, denominada A Capital do Ceira, no âmbito da sua colaboração no Torneio Internacional de Pesca à Pluma, irá proporcionar aos atletas e respectiva comitiva, à semelhança dos anos transactos, uma cerimónia de recepção, a realizar no dia 01 de Novembro, pelas 20h00, na residência de estudantes de Góis.
O rio Ceira, um dos ex libris de Góis, sobejamente conhecido pelas suas águas límpidas e pelas místicas praias fluviais, destaca-se de 02 a 03 de novembro pela sua ictiofauna, mais concretamente pela notória presença de algumas espécies de peixes, como sendo, o Barbo (Barbus bocagei); Boga (Chondrostoma polylepis steindachner) e Truta-de-rio ou Truta-fário (Salmo fário|truta), um cenário idílico que tornará ainda mais ilustre este torneio.
Tambem o Alva proporciona condições extraordinarias para a Pesca à Pluma.
A Moura Morta que foi conhecida como a Capital Universal da Truta, já deixou de o ser, quando o Municipio de Poiares foi expurgado deste tipo de organizações.
Não se compreende mas é verdade. Arganil está a substituir Poiares nos interesses do rio Alva.
A Moura Morta, sujeita-se assim a ser riscada do mapa.