terça-feira, outubro 23, 2012

CORTA MATOS

Universidade de Aveiro desenvolve equipamento que corta e acondiciona o mato para ser transformado em biocombustível. É um verdadeiro dois em um para a limpeza da floresta. Primeiro corta o mato, reduzindo drasticamente o risco de incêndio.
Depois, acondiciona a biomassa de forma a que esta possa ser facilmente transportada para fora do terreno e rentabilizada como biocombustível. Se a estas duas funcionalidades únicas numa só máquina juntarmos o facto da mesma ter o tamanho ideal para facilmente ser acoplada e manobrada por num qualquer trator agrícola, então temos a máquina perfeita para os milhares de pequenos e médios proprietários florestais portugueses.
Desenvolvida por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) a máquina de corte e acondicionamento de biomassa não tem paralelo entre os enorme e caros equipamentos para limpeza florestal existentes no mercado mundial.
«Termos a possibilidade de cortar e acondicionar a biomassa dos matos florestais através de uma só máquina possibilita um trabalho contínuo, mais rápido e eficaz», aponta José Figueiredo, investigador do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA e um dos criadores do mecanismo que quer que se passe a falar menos de incêndios florestais em Portugal. A equipa da UA, ao invés, quer antes ouvir no futuro que os resíduos florestais, «um recurso que tem sido pouco valorizado por falta de equipamentos específicos adequados ao processo», deixou de ser combustível nos incêndios para o passar a ser em sistemas de aquecimento de edifícios.
«O equipamento faz um corte contínuo de arbustos através de lâminas móveis alternadas e, através de um rolo de saída, acondiciona a biomassa

Etiquetas: