domingo, outubro 28, 2012

Os benefícios do mel para a saúde ...



melOs benefícios do mel para a saúde são conhecidos desde os tempos mais remotos.

Além de ser doce, excelente substituto para o açúcar pois é duas vezes mais doce que este, contém inúmeras propriedades benéficas para a saúde, devendo no entanto ser consumido com moderação, pois assim como o açúcar é altamente calórico e também pode causar cáries dentárias quando consumido em excesso.

Sendo um anti-séptico poderoso, o mel tem sido usado como remédio popular para acalmar a tosse e tratar todo o tipo de perturbações respiratórias.

Uma das mezinhas que tem resistido aos tempos é o chá de limão com mel, bastante eficaz no tratamento de constipações, gripes e outros tipos de problemas respiratórios como é o caso da rinite alérgica.
A organização mundial de saúde recomenda o mel como remédio natural para gastroenterites e como forma de protecção contra todo o tipo de infecções que afectam o aparelho digestivo, graças às suas propriedades bactericidas e anti-sépticas.
mel é um excelente alimento para convalescentes pois é fácil de tomar e digerir, é energético e acalma e melhora o humor ao estimular a produção de serotonina.
O mel é também rico em minerais e em vitaminas do complexo B e C, acredita-se por isso que é benéfico na recuperação de alguns problemas de saúde como os rins, fígado, circulação e artrite e pode ser usado na desinfecção de feridas cutâneas pois ajuda a cicatrizar.
Além do mel, da colmeia saem também o própolis, a geleia real e o pólen. O própolis é um antibiótico potente, a geleia real é considerada eficaz no tratamento de problemas como a hipertensão, colesterol alto e fortalecimento do sistema imunitário.
Para além da medicina, também a cosmética aproveita as inúmeras qualidades do mel.

 Pelas suas qualidades adstringentes, suavizantes e antioxidantes o mel tornou-se bastante popular em inúmeros produtos de cosmética e higiene pessoal, como é o caso de champôs, amaciadores para o cabelo, sabonetes, máscaras e cremes para o rosto, entre tantos outros.

Mas para que possa usufruir de todas as qualidades do mel deve adquiri-lo o mais natural possível, de preferência directamente do produtor. Grande parte do mel à venda nos supermercados passa por um processo de aquecimento que lhe retira alguns dos nutrientes mais importantes.
Lembre-se que o mel perde as suas qualidades antibióticas com o calor, se o usar em cozinhados deve adicioná-lo o mais tarde possível e quando o armazenar em sua casa deve ter o cuidado de o colocar em sítios com uma temperatura ideal.

Vale a pena usar o mel como substituto do açúcar, pois estará a zelar pela sua saúde…