quarta-feira, junho 29, 2011

Dia de São Pedro - 29 de Junho

Hoje é dia de São Pedro



São Pedro (segundo a tradição teria morrido em cerca de 67 d.C.) e foi um dos doze Apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento e, mais especificamente, nos quatro Evangelhos.

O seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos "Atos dos Apóstolos" e na "Segunda Epístola de Pedro", aparece ainda uma variante grega do seu nome original: Simeão. Cristo apelidou-o de Petros - Pedro, nome grego, masculino, derivado da palavra "petra", que significa "Pedra" ou "rocha". O Apóstolo São Paulo designava-o pelo nome de Cephas, Kephas, Kepha ou Cefas que em aramaico significa o mesmo - note-se, aliás, que, provavelmente, Cristo falava principalmente aramaico, logo terá sido essa a designação dada a Simão e não a versão grega que ficou para a posteridade.
Pedro tem uma importância central na teologia católico-romana. É considerado o príncipe dos apóstolos e o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe reconhecido ainda o título de primeiro Papa (um tanto anacronicamente, posto que tal designação só começaria a ser usada cerca de dois séculos mais tarde – Pedro foi o primeiro bispo de Roma); essa circunstância é invocada pela Igreja Católica para que o Papa detenha uma posição de supremacia sobre toda a Igreja Católica. Para as outras denominações cristãs, Pedro também recebe uma grande importância, por causa de suas epístolas canônicas, porém não recebe o mesmo tipo de tratamento da Igreja Católica.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Será que um dia o Município que preside esta Freguesia vai dar a relevância merecida aquela que foi outrora uma das maiores romarias da região!

16:14:00  
Anonymous Anónimo said...

caro anónimo: será preciso o município a dar a relevância ao nosso amigo S. Pedro? Não serão os naturais dessa freguesia a dinamizar essa tão antiga e grande romaria? É preciso porem-se debaixo da alçada de quem não liga nada a essas coisas, que não dão votos? Dêem as mãos a essa tal dita freguesia e povo e engrandeçam essa romaria.

18:50:00  
Anonymous Anónimo said...

Vocês estarão a falar do Pedro da Fraga? Ele também não é Pedro e é conhecido como tal. Não é santo, mas é bom rapaz.

18:52:00  
Anonymous Anónimo said...

Ate julgo que a unica romaria que existia no concelho de Poiares era a Romaria de S. Pedro Dias.
Mas como o diabo tem batido à porta não haverá boa romaria enquanto não enxotarem o diabo das nossas terras.Será preferivel as romarias da Chanfana, e as romarias pimba na ribeira de Poiares onde ele é o maior artista a falar aos microfones?

22:35:00  

Enviar um comentário

<< Home