quinta-feira, janeiro 14, 2010

A Candidatura do Rio Alva e a Moura Morta

Ainda se lembram que com a eleição dos sete monumentos que passaram a ser as 7 Maravilhas de Portugal, houve um aumento de visitas turisticas a essas Maravilhas.
A Moura Morta e os caminhos para o Rio estão ja a ser visitados e calcorreados. Aos fins de semana é uma verdadeira romaria com dezenas de visitantes a fotografarem todos os recantos
A expectativa de que situação evolua mais nestes locais que estão agora a concurso é grande, mas a preocupação é diferente. “O que estraga é o comportamento e não a quantidade de pessoas que visita os locais. A pensar nessa situação, está a equipa de Luís Segadães a construir um código de conduta que será divulgado em Abril”.
As escolas serão envolvidas na iniciativa, num molde que está a ser estudado, mas para já o apoio são de parceiros como GEOTA, Quercus, Liga para a Protecção da Natureza, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, National Geographic e do Ministério do Ambiente. Luís Segadães deseja que no final “os portugueses se sintam representados pelas 7 Maravilhas”.
Os poiarenses e os mouramortinos assim aguardam o empenhamento e a colaboração destas entidades.
As Câmaras envolvidas, de Poiares e Arganil devem agarrar bem a oportunidade e começar a pedir a ajuda das populações para colaborarem na limpeza e arranjos de caminhos.
Daqui para a frente, porque não criar miradouros e embelezar com arvores, arbustos e flores os locais mais significativas de acessos ao Rio e ao interior das aldeias?
Estão neste caso as entradas pela Ponte de Mucela, Moura Morta ,Mucelão, Fronhas, Sobreir, S. Martinho da Cortiça e Vilarinho do Alva.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger Alvaro F. Santos said...

Ha que aproveitar bem esta oportunidade que é dada à Moura Morta e à Freguesia das Lavegadas.
Todos não seremos de mais para promover a nossa terra.
Todas as ideias serão bem vindas.

12:28:00  
Anonymous mouramortino said...

Se recuarmos até ao 2006, poucos seriam aqueles que se lhes perguntássemos na altura que iria ser dada a devida atenção à nossa aldeia e à nossa freguesia iriam acreditar, inclusive eu!
Ao longo das últimas décadas daqui saíram para a emigração muita gente procurando melhor qualidade de vida, nesta que hoje é a freguesia mais pobre do Concelho de Vila Nova de Poiares e provavelmente mais envelhecida.

Hoje é com muita satisfação que vi e li em muita comunicação falar da nossa aldeia, freguesia e Concelho por aquilo que temos de bom, mas do qual nunca cuidámos preservámos ou demos a devida atenção.

Esta pode ser sem dúvida uma nova era para esta pequena freguesia.

15:58:00  

Enviar um comentário

<< Home